TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Análise de Terreno Observação e Análise dos Aspectos Práticos e Funcionais

Por:   •  9/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  2.087 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN)

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Relatório de Análise de Terreno

Observação e Análise dos aspectos práticos e funcionais

Relatório de Análise de Terreno

Observação e Análise dos aspectos práticos e funcionais

Sumário

Sumário 3

1- Localização 4

1.1- Insolação 4

1.2- Ventos 5

1.3- Topografia 5

2- Infraestutura 6

2.1- Meios de transporte público 6

2.2- Serviços / Lazer 6

2.3- Entorno 7

3. Público Alvo 7

4. Legislações 8

5. Referências 10

6. Referências Bibliográficas 12

1- Localização

Foi feita visita ao terreno localizado na Est. Gen. Eurico Gaspar Dutra s/nº, Jurujuba, Niterói, a fim de identificar e analisar os problemas e potencialidades do terreno e entorno.

Localizado bem acima da praia de Adão e a poucos metros das praias de Eva e Jurujuba e ainda com fácil acesso a Charitas e São Francisco a implantação de um hostel no local irá atrair um público jovem e que goste do contato com a natureza, que é privilegiada no local.

1.1 Insolação

A insolação é intensa no terreno, o que irá demandar medidas de controle ambiental tais como produtos isolantes ainda na construção, tratamentos das paredes com tinta especifica ou parede-jardim, persianas especiais e/ou brises, vidros especiais com gás isolante e outas soluções a serem definidas conforme o projeto avança, todas as medidas a serem tomadas visam tornar a temperatura agradável no interior do estabelecimento obtendo o máximo de conforto possível e visando o mínimo impacto. Por outro lado, o terreno possui muitas árvores, que serão, na medida do possível, incorporadas ao hostel e aproveitadas para fazer uma proteção natural contra calor que é a solução mais eficiente e sustentável possível.

1.2 Ventos

O vento predominante na região é vindo da direção sudoeste, trazendo a brisa marítima e é uma peça fundamental para o conforto térmico do projeto e a sustentabilidade do mesmo, se faz necessário para amenizar o forte calor da região durante as estações mais quentes, porém devem ser contidos durante o período mais frio, para tal deveremos prever uma maneira de controlar a entrada do ar sem permitir que entre junto a insolação e que seja passível de configuração para ajuste da intensidade e assim obter melhor conforto.

1.3 Topografia

O Relevo no local é extremamente irregular, composto em sua maioria por afloramentos rochosos que formam grandes aclives.

O método construtivo adotado deverá ser capaz de se manter estável com o mínimo possível de impacto ou terraplanagem e suportar as intempéries provenientes de região oceânica, sem obstruir a vista espetacular.

2- Infraestrutura

2.1 Transporte Público

O transporte público do bairro é monopolizado por uma única linha de ônibus (Linha 33 Centro x Jurujuba), porém a aproximadamente 3km de distância se encontra a estação das barcas de Charitas e em breve o BTR que fara a ligação da região com a região oceânica. Por mar o acesso é fácil para todo o interior da Baía de Guanabara tendo facilidade para chegar as praias de Charitas, São Francisco, Icaraí, Ingá e é o ponto mais próximo a praia da Glória no Rio de Janeiro, portanto as duas maneiras de transporte devem ser consideradas no projeto a fim de facilitar o acesso e atrair público.

2.2 Serviços / Lazer

O Bairro conta com uma escola municipal e nenhum tipo de serviço de saúde, porém fica próxima ao complexo de fortes de Niterói (uma das principais atrações turísticas do município), e é uma colônia de pescadores, a oferta de peixe fresco acaba atraindo diversos restaurantes e bares para a região, além de ficar próximo a orla de São Francisco e Charitas que possuem a vida noturna mais agitada no município, além de possuir algumas das vistas mais bonitas do município nos topos das muitas pedras espalhadas pelo local acessadas através de trilhas ou por rapel e águas calmas propícias a prática de stand-up paddle.

Segundo levantamento feito pelo FGV Projetos para elaboração de Relatório de Apoio à Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) do Município de Niterói a pedido da prefeitura de Niterói em treze de agosto de 2015, a região é apontada como um aglomerado subnormal e possui de 80,1% a 100% dos domicílios com agua tratada, coleta de esgoto e coleta de resíduos sólidos, não possui pontos de coleta seletiva (sendo o mais próximo localizado no bairro de Charitas), tem entre 99,2% e 100% de domicílios com serviço de energia elétrica e iluminação pública em todo o bairro. Não é um bairro com muita atividade econômica (que gira principalmente em torno do comércio de pescado) e a renda média (per capita) fica na faixa mais baixa entre 1 e 910 reais.

2.3 Entorno

Do ponto de vista arquitetônico o entorno não tem nada a oferecer de extraordinário, se trata de um bairro residencial com gabarito baixo (2 ou 3 pavimentos) e nenhuma tendência predominante. Um hostel com tendências contemporâneas trará um impacto visual a paisagem, que a curto prazo vai atrair mais público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com