TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Campo - Chácara dos Professores

Por:   •  10/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A Chácara do Professor – SINPRO DF está localizada no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central, na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Brasília. É um projeto do arquiteto Sergio Pamplona idealizado em 2011, com detalhamento e execução das coberturas em bambu por Frederico Rosalino. Possui uma área total de 3600 m², onde estão distribuídas 4 edificações com a utilização de diversas técnicas bioconstrutivas, em que foram aproveitados materiais locais, como barro do terreno e madeira proveniente dos eucaliptos da região. O custo total da obra está em torno de R$ 5 milhões, segundo Alda Ilza, professora e consultora ambiental.

Chico Mendes

Visto sua importância, a Chácara dos Professores buscou homenagear Chico, inaugurando o Espaço Educador Chico Mendes, ou Centro de Educação Socioambiental.

Chico Mendes (1944-1988), filho de seringueiros, passou sua infância e juventude trabalhando ao lados dos pais. Apenas aos 20 anos foi alfabetizado, já que nos seringais não haviam escolas. Durante sua trajetória de vida se tornou sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Lutou bravamente pela preservação da Amazônia assim como o interesse dos povos da floresta, o que o tornou conhecido internacionalmente. Este mesmo motivo foi a causa de seu assassinato, em 1988. Ambientalista, sindicalista e educador são palavras que descrevem Chico e sua importância na história brasileira.

Bioconstrução

A Chácara se tornou um centro de referência em educação ambiental, e é através do sistema de permacultura que ela se mantém.

A permacultura visa criar uma sociedade que consiga se manter sem esgotar os recursos vindos da natureza com uma série de práticas ecológicas. Lá temos como exemplo a utilização de diversas construções que reproduzem esse sistema. Funciona como uma vitrine de tecnologias não convencionais: tanque de evapotranspiração, taipa de pilão, sanitário compostável, superadobe e telhado verde, iniciativas que ampliam a visão de uma nova educação da sociedade fomentando a discussão de novos processos sustentáveis.

Dentre as edificações espalhadas pela área da Chácara estão o Espaço Central, a Oca, o Espaço Multiuso, o Sanitário Compostável e as Piscinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com