TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Campo Formação de Professores e Educação Profissional

Por:   •  11/8/2020  •  Artigo  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Federal de Roraima - UFRR

Centro de Educação - Ceduc

Disciplina Formação de Professores e Educação Profissional

Acadêmica: Jocineide da Silva Serra

Artigo: “Narrativa Autobibliográfica como Reflexão de Ação na Formação Continuada”

BOA VISTA/NESTA

Narrativa Autobibliográfica como Reflexão de Ação na Formação Continuada.

Jocineide da Silva Serra

RESUMO

        

O objetivo do artigo é fazer uma reflexão sobre a ação do professor mediante reflexão-na-ação diante do aluno como modos de narração constituídos de discurso advindos da memória, a partir da centralidade do sujeito que narra. O artigo se divide em duas partes sendo a primeira sobre experiências vividas em dois semestres e disciplinas diferentes sendo o primeiro na disciplina História da Educação Brasileira e Formação e professores e Formação profissional. Conclui-se que o professor desempenha um papel importante e de extremo valor no sucesso ao alcance do objetivo que é a formação do aluno acadêmico.  

Palavras – Chaves: facilitador, formação.

  1. INTRODUÇÃO

        A formação no curso de pedagogia como em qualquer outro curso nível superior tende a exigir do cursando uma dedicação nem sempre possível ao mesmo e o presente relato tem por objetivo, mostrar, ressaltar e evidenciar a importância que um professor facilitador juntamente com um aluno impreterivelmente decidido possibilita a conclusão de mais uma etapa na formação do sujeito.

        A disciplina de Historia da Educação e Formação profissional são de 2012 e 2016 o 1º e 8º semestre no Centro de Educação da Universidade Federal de Roraima ministrada pela professora Dr. Gilvete de Lima Gabriel.

        O presente relato de experiência que se dá no âmbito acadêmico tem por objetivo revelar através da experiências vividas e registradas que uma formação se dá através de um professor facilitador e que tem um olhar mais humano para seu aluno e seu contexto.

  1. Visualizando o Cenário e Desafios do Início da Jornada da Formação

        O curso deveria ter tido início no ano de 2012 no período do primeiro semestre, mas em virtude da busca da classe dos docentes federais pela busca legítima de seus direitos e melhorias educacionais houve um atraso no início do mesmo. O período de início deu-se no segundo semestre mais precisamente no mês de novembro onde no mesmo período me encontrava grávida de 8 (oito) meses de gravidez. Ao chegar mês de dezembro, foi-me dado a orientação de me afastar fisicamente das atividades profissionais e educacionais com o intuito de me preparar para o momento da chegada do bebê e sem questionamentos o fiz. No dia 26 de dezembro de 2012 recebi com muita alegria e amor meu filho Hector Seraías da Silva Serra e passou-se o período de resguardo, fui atendida prontamente pela tutora da pasta da História da Educação, pois a mesma enviava pelo meu email as atividades a serem desenvolvidas e a mesma era entregue com o apoio do meu esposo que sempre retornava com mensagens motivacional para não desistir do curso.

        O professor facilitador é dotado de um olhar humano e gentil onde o mesmo o leva a fazer considerações nem sempre pertencentes as Leis vigentes que regulam o ensino e o proceder da formação levando-o a possibilitar a formação daqueles sujeitos carentes e dependentes desse olhar. E assim a cada mês todas as atividades me eram enviadas com o intuito de realiza-las em tempo hábil sem atrasar os demais colegas e o bom andamento no desenvolvimento do curso. Em contrapartida, a professora não deixou de ressaltar a importância de estar presente nas atividades quando possível e poucas vezes ocorreu,  mas cheguei a levar meu bebê recém nascido para a escola e por um período brevíssimo foi assim ate que findou o semestre onde conclui as atividades em tempo hábil.

        Ressalto que a participação do professor em conjunto com a determinação do aluno em levar adiante o curso mesmo dividido fez e faz toda a diferença, você se supera, vendo o quanto que é capaz quando se tem vontade, determinação e resiliência o que de acordo com Gabriel:

                                “[...] a prática do registro, como ação social sobre nos mesmas, nasce de nossas ações sobre o outro e das ações do outro sobre nos,de modo que cada momento, que vivemos e revivemos,é nosso e também alheio. A alteridade é constitutiva (FONTANA 1997, P. 177) [...](GABRIEL, 2008, p.28)”

  1. Visualizando o contexto no dia-a-dia na disciplina Formação de Professores e Formação

        Os relatos são ocorridos em sala de aula no 8ª (oitavo) semestre 2016.1 do curso de pedagogia e o primeiro dia de aula onde a professora Dr. Gilvete fez a identificação de cada aluno para reconhecê-los dos semestres anteriores e fez o diagnóstico de falta de muitos colegas. Após esse momento a mesma deu boas vindas a todos e passou a explicar como se daria a metodologia da disciplina neste semestre e salientou que seria diferente do habitual. Nós mesmos faríamos a escolha dos textos da disciplina, ou seja, a escolha dos assuntos que seriam desenvolvidos no decorrer do semestre com acompanhamento dela. Tal metodologia antes nunca foi vivenciada por mim o que ratificou a afirmação de MAcCORNICK & JAMES (citados por DAY, 1999)

        ...Os professores procurarão melhorar a sua prática, se a considerarem como parte integrante de sua responsabilidade profissional, ao mesmo tempo que poderão resistir a uma mudança que lhes seja imposta.

        Desse modo, compreendemos que acontece com todo docente no desempenho de sua docência, sendo bom e ruim tal proceder. este segundo dia de aula deu-se início com a professora dando boas vindas a todos novamente e a seguir conduziu os alunos para sua sala onde tivemos contato com os livros e temas para fazermos a construção da ementa da disciplina. Para uma melhor compreensão a professora dividiu a turma em duas equipes onde cada equipe teve o mesmo tempo para fazer a seleção dos temas que julgassem relevante para o desenvolvimento e neste dia deu-se de forma prática a escolha dos temas abordados diante da escolha da turma que ali estava.         Julgo tal proceder da docente da disciplina altamente inovador e revolucionário pois foi dada a oportunidade de sermos ouvidos algo tão raro nesse meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com