TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ÉTICO DOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS EM UMA EMPRESA S\A DE CAPITAL ABERTO

Por:   •  7/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.129 Palavras (17 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

FACULDADE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CRISTIANA ANTUNES

LETICIA BARBOSA

ROSENILDE RIBEIRO

COMPORTAMENTO ÉTICO DOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS EM UMA EMPRESA S\A DE CAPITAL ABERTO.

Artigo apresentado do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Universitário de Sinop, como requisito parcial para obtenção de nota disciplina Ética Contábil.

Orientador: Bruna Socreppa.

SINOP

2016

COMPORTAMENTO ÉTICO DOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS EM UMA EMPRESA S\A DE CAPITAL ABERTO.

Acadêmico

CRISTIANA ANTUNES  

 LETICIA BARBOSA  

ROSENILDE RIBEIRO

Orientadora

BRUNA SOCREPPA

Resumo

Com o passar dos anos a Ciência Contábil, foi ganhado espaço perante a sociedade e tornou-se ferramenta fundamental para o controle das atividades contábeis e financeiras de modo geral. Com o processo de globalização e o crescimento econômico, ficou mais evidente a importância do profissional contábil dentro do contexto econômico do país. Essa evidenciação também é responsável por trazer ao profissional um maior grau responsabilidade no exercício de sua atividade, visto que, tornou-se também um gestor de informação. Portanto, seus relatórios, pareceres e demais atos devem ser elaborados dentro de um padrão de conduta ética profissional correto. Posto isto, como objetivo do presente artigo é mostrar o comportamento ético dos relatórios contábeis em uma empresa S/A de Capital Aberto. Adota-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Comportamento, Ética, Profissional Contábil.

1 Introdução

Tem como objetivo geral verificar como é apresentado comportamento ético nos relatórios contábeis de uma empresa de S/A de capital aberto. Objetivos Específicos Analisar por meio de pesquisa bibliográfica, a evolução da Ética contábil nos relatórios do período de 2013 a 2015. Identificar a conduta moral em uma empresa S\A capital aberto. Relatar as evidências da ética empresarial e moral. A temática leva a seguinte perguntar: Com que frequência a palavra ética é evidenciada nos relatórios contábeis de uma empresa S\A de capital aberto? A pesquisa se desenvolverá através da análise realizada por meio dos relatórios apresentados pela empresa S/A de Capital Aberto no período de 2013/2014/2015. Este trabalho tem como justificativa evidenciar o comportamento ético do profissional Contábil ao transmitir as informações de uma empresa S/A, através dos relatórios apresentados anualmente aos gestores, investidores, clientes e público em geral, sobre sua verdadeira realidade econômica.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Ética

Estuda o comportamento dos indivíduos frente aos apelos morais da sociedade em que este vive, é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional.

Ter ética é ter consciência ou caráter. É ter seus valores e princípios fundamentados nas suas convicções e particularidades.

De acordo com Vasquez (1989) apud Andreia Ciryno de Freitas et all (2011 p.25)

“A ética seria a ciência do comportamento humano em sociedade, ou seja, apresenta caráter científico”.

2.1.1Moral

É o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Segundo VELASQUEZ (1989) apud Andreia Ciryno de Freitas et all (2011 p.26)

“O comportamento moral é obrigatório e devido. A obrigatoriedade supõe, necessariamente, a liberdade de ação do sujeito, pois, sem a liberdade, o ato moral não existiria”.

 Os valores éticos ou morais se oferecem, portanto, como expressão e garantia de nossa condição de seres humanos ou de sujeitos racionais e agentes livres, proibindo moralmente a violência e favorecendo a coesão social, ou seja, a ligação entre as pessoas em sociedade.

2.2 Ética Empresarial

Falta eu pesquisar

2.2 .1 Ética Profissional

O estudo da ética profissional é meio de orientar os profissionais para realização dos seus trabalhos, agindo eticamente para obter sucesso na sua carreira. Conforme afirma (CAMARGO, 1999, p.31) Apud Carla Neres de Souza (2007 p.03) “Ética profissional é a aplicação da ética geral no campo das atividades profissionais: a pessoa tem que estar imbuída de certos princípios ou valores próprios do ser humano para vivê-los nas suas atividades de trabalho”. Sendo de extremamente valorizados aqueles profissionais que apresentam características de uma postura ética. Whitaker (2003 p.124) Apud Carla Neres de Souza (2007 p.04) define as características do profissional ético sendo:

O profissional ético é uma pessoa preparada técnica e moralmente para exercer uma função dentro de uma organização ou de forma autônoma. Tecnicamente, porque o profissional que diz possuir habilidades necessárias e na realidade não está preparado prejudica a si próprio e a empresa que o contratou. Moralmente, porque o caráter ético é notado em muitos pormenores do seu desempenho.

Um profissional ético é honesto, sincero, franco, transparente. [...].

Um profissional ético sugere alternativas quando a forma habitual de atuar na empresa ou no ramo de negócios for contrária a moral ou aos bons costumes. Sabe dizer não com personalidade, mesmo que no curto prazo pareça que a organização pode perder clientes ou fornecedores, por que sabe que no médio e longo prazo esses clientes e fornecedores voltam com mais segurança e fidelidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (196.9 Kb)   docx (303.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com