TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação do Behaviorismo e a Psicanálise no Filme Laranja Mecânica

Por:   •  20/4/2017  •  Tese  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 6

Relação do Behaviorismo e a Psicanálise no Filme Laranja Mecânica

                O título “Laranja Mecânica” significa? o título original (Clockwork Orange), significa “Laranja com Mecanismo de Relógio”. O título alude, pois a um “mecanismo de relógio” – clockwork – algo que nos remonta a uma visão mecânica, artificial, robótica, programável. Orange – laranja, nos leva, particularmente, a ver semelhança, no inglês, com a palavra “orang – utan“, ou seja, um macaco (no caso alaranjado, mesmo), uma criatura, um animal. No final das contas, seria uma alusão ao procedimento behaviorista utilizado pelos cientistas do filme para reintegrar à sociedade o jovem Alex, considerado como um “animal” e, por isso mesmo, “domesticável”.

                A Laranja Mecânica, produzido em 1971, ficou proibido em vários países. No Brasil, só foi liberado pela Censura em 1978. Baseado no romance homônimo de Anthony Burguess é, de fato, um filme perfeito. Tudo nele se encaixa com perfeição – cenários, locações, figurinos, atores, fotografia e música – para criar um ambiente aparentemente distante do nosso, um mundo caótico e sombrio em que Alex, um jovem inglês que lidera um grupo de delinqüentes, sai pelas madrugadas usando alucinógenos, espancando mendigos idosos e violentando mulheres, entre outros desatinos. Tudo em clima de pura diversão e sarcasmo.

              O filme é visto como uma crítica a visão behaviorista de olhar o homem, pode se constatar pelo título que se tata de uma ambiguidade ao se lê “Laranja Mecânica  tem se a ideia de algo orgânico, com funcionamento de máquina, que seria uma representação do corpo humano que é biológico, mas visto de forma mecânica que é a visão básica que o behaviorismo faz do homem já que o entende como objeto passível de  ser condicionado, além disso tem uma visão determinista do homem, no sentido em que entende seus comportamentos como resultados de um estímulo do meio, qualquer atitude pode ser prevista, estudando os estímulos que foram empregados. O filme sou é de autoria de um alemão que  já teve como precedente o processo histórico, já queos primeiros estudos realizados sobre a psicologia foram feitos na Alemanha, que sofriam forte influência do pensamento mecanicista, onde o homem é considerado como máquina, e imperava o reducionismo e o determinismo, que são pensamentos chaves também da corrente Behaviorista.

                  O filme denuncia a sociedade doente que se impõem, de  acordo com as previsões do autor, o cenário mostra um lugar com feições estranhas para o que é considerável normal, com cores vivas, objetos de decoração futurista. Há um enfoque mais psicológico no filme as pessoas aparentam viver numa sociedade sem ordem, que acabou superando uma suposta ordem psicológica, o personagem representado por Alex alude ao lado concreto que todos nós temos, o lado humano, mostrando sua forma perversa mas puramente humana, sem ser controlado por regras morais ou qualquer tipo de preceito social de conduta.

                    A delinquência juvenil retratada no filme que normalmente acontece com os jovens que ainda não aprenderam a lidar com as mudanças decorrentes da adolescência fazendo com que eles não consigam desligar-se totalmente da visão infantil de mundo e não saibam lidar com o mundo adulto, alguns seguem caminhos de protestos, como atitudes de violência.

                   Alguns personagem apresentavam transtorno de personalidade anti-social (dissocial) conhecida como psicopatia, onde a pessoa não tem nenhuma empatia com ninguém, e age de forma completamente fria, manipulando e cometendo os atos mais bárbaros possíveis, por não ter nenhum sentimento. Fica claro no filme o momento em que ocorre os roubos e estupros de forma cruel, mas com uma frieza gigantesca consegue negar isso para os pais e para o médico, mostrando que tem certeza de seus atos e simplesmente faz por pura diversão.(por ser adolescente, a violência foi causada or um processo deturpado, onde ele encontrou através de atos desumanos, uma forma de compreender o mundo, e agredindo-o junto com a tendência a psicopatia).

                 O aspecto da ambientação do filme é possível observar sucessivos lugares perturbadores, com pouca iluminação, cenas com estátuas de mulheres nuas que jorram leite, outras em posições obscenas é constante a referencia sexual. Retratam como os jovens olham o mundo. A forma deturpada de ver a realidade através de referências sexuais O que faz com que se explique que pessoas que possuem doenças mentais deturpam a realidade em que eles vivem com o meio em que estão, mas ao mesmo tempo fantasiam um mundo completamente oposto ao real, que reflete o problema que possuem  a perversão sexual.

                 Um ponto importante a ser ressaltado é o porque desses jovens permanecerem na vida criminosa já alguns conseguiram se tornarem policiais e o personagem principal  aparentemente se curar, mas novamente volta a cometer os atos criminosos. A teoria da aprendizagem social fala que “Os atos são aprendidos através de reforço ou punições”, violência naquele grupo era padrão a ser seguido, os quatro amigos tinham sua ordem interna e o comportamento de um era aplaudido pelos demais, quanto mais brutais fossem os atos, mais seriam aceitos no grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com