TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filme Laranja Mecânica a partir das ideias e conceitos centrais do Behaviorismo

Por:   •  19/6/2017  •  Dissertação  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

O filme Laranja Mecânica a partir das ideias e conceitos centrais                           do Behaviorismo

O Behaviorismo foi inaugurado em 1913, por meio de uma publicação de um dos behavioristas, John Watson. O termo behavior vem do inglês e tem como significado “comportamento”, logo Behaviorismo pode ser interpretado como: além do comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento e Análise do Comportamento. Houve grande mudança no sentido do termo durante o passar do tempo e hoje o comportamento é visto não como uma ação isolada do sujeito, mas sim com a interação entre aquilo que ele faz e o ambiente onde está inserido. Logo, o Behaviorismo tem como foco o estudo da interação entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo, que é caracterizado como respostas, e o do ambiente, que são as estimulações.

Um dos pontos do Behaviorismo é o Comportamento Operante, desenvolvido por Skinner. Ele refere-se à interação sujeito-ambiente, onde nessa interação a relação funcional, que é definida como a relação entre a ação do indivíduo e as consequências leva o organismo a se comportar, emitindo as respostas desejadas, produzindo uma alteração ambiental. Que por sua vez, consequentemente retrocede sobre o sujeito, alterando a probabilidade futura de ocorrência.

O filme Laranja Mecânica de Stanley Kubrick, conta a história de quatro jovens que formam uma gangue e através dela para conseguirem roubar coisas valiosas, matam e estupram as vítimas, geralmente donas da propriedade. Usam também suas fantasias para maltratar, por exemplo, moradores de rua que não os agradam. Até que em certo momento, quando invadem uma propriedade, um deles, Alex, é encontrado pela policia por não conseguir fugir a tempo, e então ele é preso acusado de assassinato. E é nesse momento que fica evidente a relação do filme com o Behaviorismo.

Na prisão, Alex é escolhido para participar de um novo projeto, chamado tratamento Ludovico, onde durante duas semanas ele participa de sessões onde é drogado e depois obrigado a assistir cenas de violência com uma trilha sonora, nesse caso sendo a de Beethoven, com os seus olhos abertos por meio de grampos, para não ser possível fugir das imagens. Com a droga inserida, quando aparecem as imagens de violência, seu corpo reage de forma negativa, causando enjôos e dores. Essa atitude pode ser caracterizada como Punição do Behaviorismo, onde os estímulos causados levam a um controle do comportamento, já que aquelas atitudes são associadas ao mal estar físico, causando uma aversão e levando a uma mudança de prática.

A partir do tratamento e após a saída do mesmo, podemos observar o Reforço Negativo, onde seu comportamento é modelado de forma a diminuir os estímulos aversivos, para que todos os sintomas não possam aparecer causando ânsias de vomito e dores.  Que acontecem todas as vezes que ele tenta agredir pessoas, através de tapas ou atitudes sexualmente agressivas, ou ao escutar a música que foi usada durante o seu “tratamento”.

Podemos então concluir de forma a observarmos três características do Behaviorismo no filme Laranja Mecânica. A primeira sendo a Caixa de Skinner, que é à base do tratamento Ludovico, onde é possível predizer e controlar o comportamento do paciente. A segunda característica já identificada no texto é a punição, sendo um fator que visa extinguir o comportamento. E por último o reforço negativo que aumenta a freqüência de determinada resposta, no caso, o abandono de práticas consideradas erradas, por causar sensações desagradáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com