TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Aspectos Introdutórios da Contabilidade

Por:   •  13/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal De Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) Curso de Ciências Contábeis[pic 1][pic 2]

Resenha - Aspectos Introdutórios da Contabilidade

PROFESSORA: Rosana Ribeiro

DISCIPLINA: Fundamentos de Economia

NOME: Gabriela Rodrigues Ribeiro

MATRÍCULA: 12021CCT208

Capítulo 4

  1. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?

Define-se como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.  A demanda refere-se a curva relacionada a preços possíveis a determinadas quantidades, já a quantidade demandada refere-se a pontos específicos da curva fazendo uma relação entre preço e quantidade.

  1. Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei da demanda não funciona na prática? Justifique.

Existem outros fatores que concorrem para aumentar ou reduzir a demanda, podemos citar como exemplo o salário mínimo, onde a renda se eleve mais do que o preço dos bens/serviços, a demanda deverá continuar crescendo.

  1. Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?

Constitui-se nas diferentes quantidades de bens, onde os produtores desejam oferecer no mercado em um determinado tempo (situação). A oferta é uma função diretamente proporcional ao preço do bem oferecido. Um exemplo disso são as “roupas vintage” que retornarão à moda feminina e masculina e todos buscavam adquirir a sua e entrar na moda. Isto fez com que os empresários investissem neste modelo e aumentasse a produção, o que afeta os custo dos fatores de produção e da curva de oferta.

  1. Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? Quais políticas ele pode adotar?

Porque antes do ínicio do plantio, o Governo garante o preço que ele pagará após a colheita do produto. Se, po ocasião da colheita, os preços de mercado forem superiores aos preços mínimos, o agricultor preferirá vendê-la no mercado, contudo se os preços mínimos forem superiores aos preços de mercado, o produtor preferirá vender sua produção para o governo ao preço anteriormente fixado.

  1. Sobre a elasticidade-preço da demanda:
  1. Quais os fatores influenciam a elasticidade-preço da demanda?

Disponibilidade de bens substitutos, Essencialidade do bem, Importância do bem quanto a seu gasto no orçamento do consumidor.

  1. Por que a elasticidade-preço da demanda e sal é próxima de zero?

Porque o sal é um bem essencial, não há bens substitutos disponíveis e sua importância no gasto do orçamento é desprezível.

  1. Por que, quando a demanda é inelástica, o aumento do produto deve elevar a receita total dos vendedores?

Porque a demanda se reduz menos que proporcionalmente a elevação dos preços, de modo que a receita total (quantidade vendida X preço) pode aumentar (a elevação do preço mais que compensa a queda na quantidade vendida).

  1. Supondo uma demanda elástica, o aumento de um imposto sobre vendas incidirá mais sobre consumidores ou vendedores? Justifique?

Em ambos, porém de forma diferente. Como nos vendedores, incidiria pelo impacto da demanda exigida pelos consumidores. E enquanto nos consumidores o aumento do preço do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com