TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha aspectos que desenvolveram a contabilidade

Por:   •  6/5/2019  •  Resenha  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

 

NOME: JENNIFFER CAROLINE MINELLA DE OLIVEIRA

Nº 3

Hendriksen, Eldon S.

       Teoria da Contabilidade \  Eldon S. Hendriksen, Michael F. Van Breda ; Tradução de Antonio Zoratto Sanvicente. – São Paulo : Atlas, 1999.

RESENHA

          Quem de fato inventou a contabilidade não sabemos, porém, sabemos que gradativamente nos séculos XIII e XIV em diversos centros de comércio no norte da Itália, os sistemas de escrituração por partidas dobradas começaram a surgir. Um primeiro registro foi encontrado na cidade de Genova na Itália em 1340, outro fato em 1299 a 1300 também na Itália, mais tarde também encontraram indícios na França.

          Isso tudo que foi encontrado, eram apenas registros, quem de fato codificou a contabilidade foi o Frei Luca Pacioli, um ilustre professor de matemática que lecionou em algumas universidades da Itália. O livro escrito por Pacioli, surgiu em Veneza em 1494. Alguns fatos importantes aconterem nesse período e pessoas muito ilustres estiveram neste período também, podemos citar pessoas como: Leonardo da Vinci (era um grande amigo de Pacioli), tivemos também a chegada de Colombo a américa apenas dois anos antes, o surgimento das primeiras prensas em Veneza (isso ajudou muito naquela época). Quando o livro de Pacioli surgiu, quase toda a maquinaria de escrituração contábil, como conhecemos hoje, já existia.

          A grande pergunta é por que a contabilidade surgiu na Itália? Os pilares do surgimento da contabilidade foram: China, India, Grécia e Egito Antigo. Esses locais foram onde surgiram os primeiro registros, e onde se detinham todo o conhecimento, porém o Império Romano foi atacado e destruído, nessa época tudo o que restou dos livros e o conhecimento foram levados para a Itália. Foi então nessa época de Pacioli utilizou seu conhecimento matemático e criou o método de partidas dobradas.

           Segundo Littleton, era um mundo no qual vários eventos, por ele chamados de antecedentes, haviam convergidos. Um conjunto de antecedentes foi a capacidade de expressão: a arte da escrita, o desenvolvimento da aritmética, e o uso generalizado da moeda como denominador comum. Entre esses antecedentes, o empreendimento conjunto e a empresa em sociedade, como instituição para facilitar a acumulação e o uso de capital, talvez tenham sido as influências mais fortes quanto a criação da necessidade do conceito de entidade contábil e do cálculo de lucros. A Itália do século XIV foi o país afortunado no qual esses eventos convergiram. Foi o destinatário da sabedoria acumulada por gerações de estudiosos da Mesopotâmia, do Egito, da India e do Oriente Médio, Mudanças políticas e doenças haviam destruído a antiga ordem social lançada as bases de uma nova ordem. A contabilidade moderna, portanto, é tanto um produto do renascimento da Europa, a chamada Renasceça, quanto a arte de Michelangelo, Da Vinci e Ticiano.

            Podemos concluir que a contabilidade é um conjunto de informações e conhecimentos de todo o mundo, pois muitos povos colaboraram para que ela surgisse. Existem registros de mais de 4 milhões de anos atrás, ou seja, não é novidade isso entre nós. Desde os primórdios os administradores precisavam dessas informações para controlar seus negócios. Indiferente da maneira eles acabavam criando métodos para controlar o que tinham, com registros, troca de moedas, etc. Foi assim através desses acontecimentos que a surgimento da contabilidade foi possível.

Hendriksen, Eldon S.

       Teoria da Contabilidade \  Eldon S. Hendriksen, Michael F. Van Breda ; Tradução de Antonio Zoratto Sanvicente. – São Paulo : Atlas, 1999.

RESENHA

O QUE É UMA TEORIA E PARA QUE SERVE

         Entende se como teoria o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou ciência, é uma opinião sintetizada, uma noção geral, “um senso comum” que pode ser abstrato ou idealista. Pode ser também, algo que explique fenômenos, um conhecimento cientifico. Ela serve para explicar algo de difícil concretização, algo para entender na pratica aquilo que foi proposto, explicarb a gênese, o inicio, de onde surgiu algo.

O QUE É UMA ESTRUTURA CONCEITUAL

         Uma estrutura conceitual, pode se dizer que é onde se estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação das demonstrações contábeis a usuários externos, é saber exatamente onde colocar todas as informações de maneira correta para que diferentes pessoas possam ver e entender o a estrutura esta mostrando.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AMBAS

          Ainda não existe uma teoria geral da contabilidade, desse modo, existem diversas estruturas conceituais. Elas podem ser consideradas tentativas de se reunir um corpo de teorias contábeis para servir de guia para o estabelecimento de padrões contábeis, ou seja, a estrutura conceitual se espelha nas teorias para gerar os padrões contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com