TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica referente ao artigo:Villa Savoye - Arquitetura e manifesto

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Federal do Mato Grosso do Sul / Campus Jardim

Curso: Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Introdução à  Arquitetura e Urbanismo

Professor: Tiago Faria

Aluna: Fabiana da Silva Torres

Resenha Crítica referente ao artigo "Villa Savoye: arquitetura e manifesto"

        O artigo "Villa Savoye: arquitetura e manifesto" escrita pelo arquiteto e mestre pela EA-UFMG, Carlos Alberto Maciel, aborda a Villa Savoye, obra do arquiteto franco-suíço Le Corbusier, uma residência projetada em Possy entre 1928/1929, com a formulação de cinco novos pontos para caracterizar a arquitetura, rompendo com a mesmisse dos projetos arquitetônicos, e assim, inspirando ao uso do novo.

        Dessa forma, traz como abordagem a busca por uma interação maior entre externo e interno, o uso de técnicas inovadoras, que estimulam a curiosidade e as expectativas quanto a arquitetura, além de ,trazer a diversidade ao uso do ambiente. Assim, passou-se a utilizar os pilotis, terraço jardim, planta livre, fachada livre e janela em fita.

        O arquiteto Le Corbusier, em diversos projetos tentou reunir o uso das cinco técnicas, porém, o surgimento de empecilhos, apenas possibilitou concretiza-lás na Villa Savoye.O Conceito de " Promenade Architecturale", ou seja, passeio arquitetural, era uma forma de instigar a imaginação e expectativas, quanto cada ambiente da casa.Uma forma inovadora de romper com modelos residenciais semelhantes e pré-estabelecidos.

        A utilização de tal modelo, no qual o uso do recuo sob o bloco principal e o uso de pilotis para a sustentação, definem o lugar e levam a experiência de estar inserido no interior, como a sensação de permanecer no exterior, além do, uso de plantas livre nos ambientes sociais, induz a uma brincadeira constante de inovação quanto a estética, em seu projeto o arquiteto tem um olhar que permite designar locais de uso coletivo como íntimo, através das dimensões, tornando a casa repleta de surpresas sem tirar sua denominação de morada e lugar de descanso.

        O arquiteto trouxe ao mundo um conceito, que procura inovar como também buscar soluções, fazer o uso de tecnologia como aplicar os mesmos conceitos em meio a rusticidade. Porém, a forma como propõe a construção é apenas uma grande caixa, sustentada por pilares de concreto armado, não traz assim muita diferença de um modelo residencial envolto de varanda, o que a diferencia é sua forma de planta livre, como também ao uso de janelas em fita, que torna o ambiente além de fácil diversificação estética, tem a luminosidade, que gera uma forma um pouco sustentável de habitação, e a interação com o ambiente externo.

        Ademais, o uso inovador do terraço jardim, em constraste com os telhados tradicionais, tem a finalidade de mostrar como a arquitetura pode agregar funcionalidade física como estética, porém essa busca de inserçao vegetal ao contexto sólido do concreto, deve ser estudado, pois exige formas que evitem futuramente problemas referentes a infiltração e vazamentos.

        O modelo pelo qual o arquiteto trabalha, insere o uso de volumes e suas variadas formas, demonstrando que uma residência pode contê-la trazendo uma estética apreciável, por meio da criação, como trazer conforto com uso da integração dos demais ambientes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com