TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE A CONCEPÇÃO ESRUTURAL E A ARQUITETURA

Por:   •  6/12/2016  •  Resenha  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ
INTRODUÇÃO A ESTRUTURA

RESENHA SOBRE A CONCEPÇÃO ESRUTURAL E A ARQUITETURA

SÃO JOSÉ
2016

Resenha dos capítulos 1 e 2

Capítulo 1 – Conceituação dos Fenômenos Físicos que Ocorrem nos Sistemas Estruturais


Estrutura é tudo aquilo que sustenta, tal como o esqueleto humano, qual o conceito encontra-se em todas áreas do conhecimento humano, mas vista de diferentes observações por cada pessoa ou área definida. O conceito de estrutura nada mais é do que um conjunto ou um sistema, composto de elementos que se inter-relacionam para desempenhar uma função permanente ou não.
No caso das edificações, a estrutura é também um conjunto de elementos que se inter-relacionam e que desempenham uma função no qual cria um espaço em que pessoas exercerão diversas atividades.
Não está associado apenas na edificação e sim em tudo aquilo que nos rodeia.
A noção de estrutura é a parte integrante do inconsciente coletivo e ao longo de suas experiências pode aperfeiçoar esse conhecimento.
Tendo assim um ser humano com a consciência de equilíbrio, é natural que os fenômenos físicos que envolvem a estabilidade de uma estrutura sejam facilmente assimilados.
A dificuldade de entendimento está na tradução matemática desse fenômeno, então para aprimorar esse entendimento sobre o comportamento das estruturas é recomendado a observação da natureza com a ajuda de inúmeros exemplos naturais.

No caso da estrutura de edificações, esse conjunto de elementos torna-se um caminho pelo o qual as forças que atuam sobre ela, devem transitar até chegarem ao seu destino final, o solo.
As forças tentem a tomar o lado vertical, ou seja, se for oferecido um caminho mais longo destas forças o caminho a percorrer terá muitos obstáculos. Então por isso se da opção de construírem ruas mais largas pelo pouco acumulo de forças.

A melhor solução dependerá do que se é requisitado, no caso quanto mais caminhos você por, maior será o percurso da carga até o solo. A solução mais correta e econômica seria propor algo plano (linha reta), mas se proposta não for a finalidade do caminho para guiar as pessoas e outra proposta for apresentada para que as pessoas apreciem a natureza, a linha reta nesse caso seria descartada. Então dependendo da proposta, existe sim soluções para serem aplicadas para melhorar o ambiente desejado, mas a melhor estrutura não existe.
Quem concebe a estrutura é o engenheiro ou o executante que utiliza da sua qualificação e compreensão de poder explicar aquilo que se acontece dentro da estrutura, logo quem cria a forma, cria a estrutura.

O papel do calculo existe para comprovar e corrigir o que se intuiu. Não tem sentindo aplicar um modelo matemático a um modelo físico que não lhe corresponda, pois o resultado certamente irá sair errado ou até mesmo nenhum. Mas nem todos os cálculos conseguiram descrever com precisão a realidade.
O correm muitas mudanças de direções, para que esse objeto esteja em movimento e é preciso estar relacionado a um referencial.
Se nada for levado em conta a um referencial qualquer, a direção será algo sem nexo, mas esse referencial deverá ser fixo para que todos possam ter a mesma interpretação dos acontecimentos.
A ideia de força está ligada as noções de massa, aceleração, direção e sentido. É uma grandeza vetorial, pois para poder defini-la corretamente não é suficiente apenas qualifica-la, mas indicar, também, sua direção e sentido.
É necessário identificar as forças que atuam nas edificações na sua intensidade, direção e sentido, para que a concepção seja coerente ao caminho que essas forças devem percorrer até o solo e para que os elementos estruturais sejam adequadamente dimensionados. São denominadas cargas e nem sempre estão atuando na estrutura, podem atuar esporadicamente.
A distribuição das cargas sobre uma estrutura pode ser diferente de um ponto para outro. As cargas que atuam numa viga podem ser diferente das cargas que atuam sobre uma laje. Podem atuar de maneira uniforme (cargas uniformes) que atuam com a mesma intensidade ou as que variam de intensidade (cargas variantes).
A tenção é a quantidade de força que atua em uma unidade de área do material, ou seja, o quanto de força por unidade de área eles suportam. Distribuídas em tensão normal e tensão tangencial.
Umas mesma tensão podem haver matérias que se deformam mais do que outros. Quanto maior for o ângulo, ou seja, quanto mais inclinada for a reta, menos deformável será o material.
Os gráficos de tensão X deformação apresentam uma relação bastante importante, que descreve a  maneira como o material se relaciona com a tensões a ele aplicadas e com as suas respectivas deformações. Está relação é importante no regime elástico, pois permite a solução de diversos problemas de dimensionamento de elementos estruturais.
Para uma estrutura permanecer em equilíbrio estático é necessário, mas não exigido, que as dimensões das suas secções sejam corretamente denominadas. Embora corretamente denominadas, a estrutura pode perder o equilíbrio se seus apoios não forem corretamente projetados. Então para o total equilíbrio estático deve atender a está condição tanto externamente, pelo equilíbrio dos seus vínculos, como internamente, pelo equilíbrio das forças que ocorrem dentro de suas secções.
O equilíbrio externo de uma estrutura é uma condição necessária, mas não suficiente, para a sua existência. Pode perder sua estabilidade, se o material do qual é composta, não for capaz de reagir a tensões internas , rompendo-se e fazendo com que perca o equilíbrio interno. Para que ocorra esse equilíbrio é necessário que as secções não se desloquem na horizontal, na vertical e que não girem.
Momento torçor significa um tipo de giro. Quando ocorre esse momento numa barra, ocorre um giro das suas secções, mas diferentemente do momento fletor, no caso do momento torçor as secções giram, com o eixo da barra mantendo-se reto, não apresentando as flechas características da flexão.
Sobre a aplicação de forças de forças externas a um elemento estrutural , provoca a ocorrência de forças internas. A interação entre os esforços internos ativos e os esforços internos reativos é que vai resultar no equilíbrio ou desiquilíbrio interno das secções, na sua resistência ou não.
A tração simples ou axial, desenvolve tensões uniformes na secção de uma barra, se dará quando é atingido o limite de resistência do material.
A compressão simples, solicita as secções das peças estruturais com tensões uniformes. Mas antes de ocorrer a ruptura da secção por compressão é provável que ocorra um deslocamento lateral da peça estrutural, fazendo-a perder estabilidade. Esse material sempre tem que estar junto o centro de gravidade.
A madeira está sujeita a alterações, pois sendo um material natural, está sujeita na sua formação e obtenção, aos fatores climáticos, que podem ser muito variáveis ao longo da vida da árvore. São divididas em dois grandes grupos as frondosas e as coníferas.
O aço é um material obtida industrialmente sob rígido controle, é um material isótropo e homogêneo, o que facilita seu uso, independentemente da direção da aplicação dos esforços. Tem a mesma característica de ter a mesma resistências à tração e a à compressão, quanto maios a resistência do aço mais indicado é o seu uso.
O concreto armado é a mistura resultante de outros materiais. Suas prioridades físicas são as mesmas em todas as direções, então é preciso se juntar junto ao aço para dar maior resistência a tração mais elevada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com