TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gestão Ambiental

Por:   •  29/4/2018  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 2

Esta é uma resenha do capitulo 1 e 2, do livro “Gestão Ambiental. Responsabilidade Social e Sustentabilidade”, de Dias Reinaldo. 2º ed. Revista e atualizada. São Paulo: Editora Atlas S.A-2011.

Resenha apresentada por Breno Reis Barbosa

Graduando em Engenharia Mecânica, Faculdade Pitágoras Raja Gabaglia.

Resenha

É abordado desde os primórdios da humanidade, desde os surgimentos das primeiras civilizações e o desgaste que elas vieram causando ao ambiente até o final do século XX.

O início é apresentado desde as primeiras relações entre homem e natureza, com o passar dos anos, foi ficando cada vez mais crescente a aglomeração de pessoas que buscavam o mesmo objetivo em comum, a sobrevivência. Após a Revolução Industrial, que se iniciou no século XVIII, na Inglaterra, o homem foi se tornando cada vez mais capitalista e consumista. E cada vez mais o seu poder te intervir na natureza.

Sendo assim, as primeiras civilizações iniciaram-se, com o passar do tempo eles foram adquirindo mais força e com isso seu poder de impacto ambiental foi aumentando cada vez mais, o desmatamento a retirada de animais de seu habitat.

Com o tempo o homem, foi sentindo a necessidade de automatizar suas tarefas, deu se assim o início da Revolução Industria, iniciada no século XVIII, onde aconteceu a automatização de praticamente quase todo seu trabalho, com o surgimento das máquinas a vapor, a autor aponta que: “A urbanização foi um dos mais importantes subprodutos desse período.”  

Um dos principais problemas desse período, foi, as indústrias não direcionavam os resíduos de sua produção para um local específico, resíduos (sólidos, líquidos, gasoso) eram descartados em locais impróprios, com isso causando diversas doenças a população.

Na segunda metade do século XX, intensificou-se o crescimento econômico mundial, e com o passar dos anos os problemas ambientais se agravaram, países desenvolvidos foram os primeiros a serem atingidos por esse problema.

Organizações Governamentais e Organizações Não Governamentais (ONGs) foram surgindo, assembleias e reuniões mundiais foram sendo feitas, países como Estados Unidos, França, Inglaterra entre outros, foram se unindo para resolver esse problema mundial.

Verifica-se que os capítulos 1 e 2, tratam sobre a história da evolução humana e junto dela o crescimento descontrolado do desgaste ambiental, da contaminação das industrias e da tentativa dos países de reverter esse problema que se agrava cada dia mais, sendo assim com o crescimento cada vez maior da humanidade, o problema do desgaste da poluição do meio ambiente, só será resolvido se toda a população trabalhar junto.

O livro citado apresenta boa abordagem do tema proposto, explicando de forma completa e

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com