TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo expandido sobre a Caponga

Por:   •  5/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

SILVA, Maria Daniele Pereira Bessa 1

RODRIGUES, Aline Silva 2

NOBRE, Herinanda Rocha 3

RESUMO

A praia da Caponga vem sofrendo com a ocupação de sua zona costeira, pois esta, sempre se destacou por sua beleza natural e pela balneabilidade de suas águas. Sua disponibilidade de lazer propiciou uma rápida ocupação de sua orla marítima. As grandes construções em espaços inapropriados como hotéis, pousadas, restaurantes, barracas, pontos comerciais sobre a região, vem influenciando no caminhamento sedimentar da praia, tendo como resultado o recuo da linha de praia. O presente artigo trata da questão dos impactos causados pela relação do homem com a natureza destacando a importância da conscientização de jovens e das politicas publicas com ações eficazes. Através de pesquisas com comunidade, associação dos pescadores e turistas locais buscou neste trabalho lançar um olhar social sobre os impactos ambientais causados pelas intervenções e construções urbanas que descaracterizam as antigas belezas naturais desta praia cearense. Nesse sentido, este trabalho busca realizar uma análise acerca dos impactos ambientais e sociais ocasionados pelos avanços do mar, degradação do meio natural, considerando-se para isso, fotografias, documentos, artigos, notícias e aulas de campo em loco.

Palavras-chave: Ocupação litorânea, modificações antrópicas, impactos socioambientais.

1 INTRODUÇÃO

A zona costeira é um espaço dinâmico com a interação de variados elementos com um alto grau de vulnerabilidade, mas, se tonou um lugar de destaque e procura graças as diferentes atividades desenvolvidas neste espaço. Atraindo a ocupação por seus recursos naturais, atividade comercial pesca habitação, transporte, lazer e turismo. Esta ocupação pra vários fins tem ocasionado diversos danos na zona costeira.

Este espaço exerce um grande papel para o equilíbrio ambiental graças a sua variedade de diversidade ou pela atividade praticada juntamente com sua influência na economia. Segundo o IBGE nestes espaços se concentram 23,58% da população brasileira

Esta área possui ambientes importantíssimos, considerados frágeis como os estuários e os manguezais que graças a uma desordenada expansão urbana em áreas irregulares tem contribuído para agravar impactos ambientais. Entre eles estão o lançamento de esgotos e a ocupação de áreas permanentes em ambientes marcados por diversos sistemas de paisagens. Este impacto é sentido não só no ambiente marinho, mas também no terrestre e na comunidade local.

As atividades desenvolvidas nestes ambientes tem um grande reflexo nas atividades econômicas locais dentre eles destaca-se o turismo que de acordo com sua necessidade de infraestrutura causas vários impactos nos resíduos sólidos, na distribuição de água e energia elétrica, ou seja, no uso geral dos recursos naturais nestes ambientes necessitando, portanto de organização de gestão e planejamento para seu uso e conservação.

A ocupação da zona costeira do Ceará vem sendo feita de forma desordenada impulsiona pelo crescimento da atividade turística juntamente com crescimento da cidade com seu processo de urbanização. A Praia da Caponga está localizada no município de Cascavel no estado do Ceará com aproximadamente 3,0 Km de extensão, limitada a sudoeste pela barra do canal mal Cozinhado e a nordeste pela barra da Caponga a 4º07’51” de latitude sul e 38º14’11” de longitude oeste, distando 64 km de Fortaleza. .

O arcabouço geológico-geomorfológico encontra-se representado pelos sedimentos Quaternários formadores dos campos de dunas fixas e móveis, terraços marinhos, faixa de praia e estuários do Rio Malcozinhado e Caponga Roseira. Destaca-se ainda a existência de arenitos de praia (beach rocks) com cimentação carbonática, que atapetam 55% de toda a zona praial, barras submersas e spits arenosos associados aos processos de migração da foz e formação das praias, confirmando que os atuais cursos fluviais não participam de forma ativa na sedimentação das praias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com