TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Habitação, Uma Mercadoria Especial

Por:   •  31/10/2016  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Texto : Habitação, uma mercadoria especial

Maricato, Ermínia. Política habitacional no regime militar. Do milagre brasileiro à crise econômica. Petrópolis: VOZES, 1987.

Segundo Maricato (1987, p.19) o capital determina o modo de vida do trabalhador e isso se intensifica à medida que se expande o seu acesso ao mercado consumidor. O modo capitalista de produção fez com que a produtividade do trabalho aumentasse, refletindo em uma diminuição dos preços dos produtos, diferente do “esquema familiar doméstico”. Assim o padrão de consumo dos trabalhadores se eleva através da determinação e dominação dos seus modos de vida. Porém, enquanto a maioria dos produtos tem a sua produtividade aumentada pelo modo de produção capitalista, o bem habitação segue um rumo inverso, pois sua produtividade não aumenta. Em consequência disso, a habitação, que é um importante item da cesta de produtos de consumo dos trabalhadores, não é suprida.

Como a aquisição da casa própria é de maneira geral inacessível aos trabalhadores, a opção encontrada por estes têm sido a aquisição de lotes em favelas ou em regiões afastadas, as quais não tem um desenvolvimento urbano necessário para uma vida digna. Além disso, a construção de suas moradias é na maioria das vezes feita por eles próprios com a ajuda de familiares, o que ocasiona nas palavras da autora em “sacrifícios e predação” (MARICATO, 1987, p.21). Maricato (1987) ainda ressalta que isto traz implicações na produtividade deste trabalhador, mas não gera mudanças na acumulação do capital. Neste cenário, os trabalhadores com uma mão-de-obra de qualidade são captados pelas grandes empresas, que podem oferecer diversos benefícios, como melhores salários, transportes, dentre outros. As outras empresas, no entanto, contam com uma excessiva quantidade de trabalhadores, além de barata, o que pressiona os níveis salariais para baixo e tira o poder de barganha destes. Portanto se torna fácil para estas empresas a substituição do trabalhador menos produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com