TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme Narradores de Javé

Por:   •  11/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 2

Discentes: Débora Faria, Fernanda Batista Oliveira e Nathalia Queiroz

Data: 10/03/2021

Disciplina: Preservação do Patrimônio Cultural

Docente: Karine Oliveira

Atividade: Resenha do Filme

O filme Narradores de Javé, conta a história de um vilarejo que estava ameaçado pela construção de uma hidrelétrica. Com o receio de perderem a sua terra de origem, acreditaram que apenas documentando as histórias da cidade, para provar o seu valor, seria suficiente para salvá-la. Para isso, contataram um antigo morador, o único que tinha habilidades com a escrita, o qual tinha sido expulso por espalhar fofocas, com a proposta de que, se o documento fosse redigido ele seria novamente acolhido na comunidade.

Pressionado a aceitar, Antonio Biá ia ao encontro das pessoas e ouvia suas histórias. Contudo, era notório que os casos contados sempre favoreciam o lado de quem estava narrando, como foi o caso do barbeiro que ofereceu um ano de barba grátis em troca de favorecer a sua imagem, além também, do próprio Biá que transformava as histórias, para se tornarem mais atraentes.

Durante esse processo, foi realizada também uma reportagem com relatos de moradores, os quais mostraram sua insatisfação com a atual situação da cidade e sua importância para eles, pois, além de ser bem um material, representa também o valor sentimental, por se tratar de um lugar onde não só eles, mas entes queridos passaram suas vidas e construíram suas histórias.

No final do filme, mostra que Biá não tinha documentado nada, pois sabia que não seria suficiente para salvar Javé, fato o qual deixou os moradores revoltados com o escritor. O lugar é alagado, sobrando a única lembrança material que conseguiram salvar, o sino da Igreja, de grande relevância histórica para todos.

Após analisar o filme, foi possível perceber algumas questões, como é o caso do domínio do saber, que permite uma posição de superioridade em relação aos que não têm o mesmo nível de conhecimento. Outra questão relevante é que a história falada, não se trata de fatos, pois pode ser moldada de acordo com o que se deseja destacar, mas, mesmo não sendo em sua totalidade autêntica, tem a sua devida importância. A história de toda cidade deve ser preservada, nem que seja apenas na escrita, pois faz parte de quem as pessoas são, suas vidas, suas crenças e seus princípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (26.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com