TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SALVADOR E SEUS BAIRROS: LIBERDADE

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

CURSO DE ARQUITETURA & URBANISMO

DALMACI DOS SANTOS ALCANTARA

VINICIUS CERQUEIRA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR – SALVADOR E SEUS BAIRROS: LIBERDADE.

SALVADOR

2017

DALMACI DOS SANTOS ALCANTARA

VINICUS CERQUEIRA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR – SALVADOR E SEUS BAIRROS: LIBERDADE

Atividade avaliativa realizada pelos alunos Dalmaci dos Santos Alcantara e Vinicius Cerqueira do Iº Semestre do curso de Arquitetura & Urbanismo, referente a II Unidade, no ano de 2017, para a disciplina de Introdução à Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da Professora Aparecida Netto Teixeira.

SALVADOR

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1. BREVE HISTÓRICO        3

2. O BAIRRO NO CONTEXTO DA CIDADE DE SALVADOR        4

3. CARACTERIZAÇÃO DO BAIRRO        5

3.1. INFRAESTRUTURA URBANA        9

3.2. SERVIÇOS        10

3.3. POPULAÇÃO        11

3.4. QUADRA DE ESTUDOS        11

4. POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES        12

5. PROPOSTA PARA OS BAIRROS        12

CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

ANEXOS        15

APÊNDICES        16


 INTRODUÇÃO

O presente trabalho corresponde à atividade “Salvador e seus Bairros” da disciplina de Introdução a Arquitetura e Urbanismo. Foi feita pesquisas e visitas técnicas ao bairro da Liberdade, bairro em que vários acontecimentos históricos e culturais tornaram no que ele é hoje, em prol de conhecer e detalhar mais sobre o bairro, identificando dados relevantes, para levar ao embasamento do bairro e levantar propostas de melhorias do mesmo. O bairro da Liberdade contribuiu para o crescimento da cidade de Salvador – Ba. Pois, a Estrada da Boiada, estrada que ligava Salvador a outras localidades, tal nome foi dado devido ao gado que vinha do Sertão e era comercializado aqui. Nessa estrada passaram também as tropas libertadoras que em 1923, marcharam pela estrada após a consolidarem o fim do domínio das tropas portuguesas no Brasil. Logo, a Estrada da Boiada passou a se chamar Estrada da Liberdade, e assim tornando o bairro se chamar Liberdade.

1. BREVE HISTÓRICO

O bairro da Liberdade está localizado na parte alta de Salvador. Possui 190 hectares de área, abrangendo locais como Soledade, Lapinha, Sieiro, Japão, Duque de Caxias, Curuzu, Cravinas, Bairro do Guarani, Alegria, Jardim São Cristóvão, São Lorenço e parte do Largo do Tanque e da Baixa do Fiscal.

No dia 2 de julho de 1823, combatentes que lutaram pela independência da Bahia marcharam vitoriosos pela Estrada das Boiadas, trilha de terra que unia a cidade de Salvador às demais províncias. Esse caminho também servia à passagem de gado bovino criado no interior destinado à comercialização na capital, donde a sua denominação de Estrada das Boiadas, que, com a marcha das tropas vencedoras, torna-se Estrada da Liberdade. Por essa razão, o bairro onde tal acesso se localiza possuir o mesmo nome.

Figura 1. Largo da Lapinha, início da estrada da Liberdade, década de 30.

[pic 1]

Disponível em: https://pt.slideshare.net/brasileiroluciana/apresentao-bahia-antiga-presentation

Acesso em 09/11/2017

O processo de expansão do bairro Liberdade, acompanhou o processo de crescimento da cidade de Salvador, onde a população rural do interior da Bahia a fim de fugir da seca, começou a dirigir-se a capital.

A expansão se iniciou no início do século 20, tendo como via de irradiação desse crescimento a Avenida Lima e Silva, que concentra um grande número de estabelecimentos comerciais e de serviços.  

2. O BAIRRO NO CONTEXTO DA CIDADE DE SALVADOR

Figura 2: Mapa delimitação territorial do bairro da Liberdade.

[pic 2]

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-q0az-SVMWi8/UiMXhMhIRtI/AAAAAAAAUvY/XAPSzcLL0WU/s1600/libeerdade+do+alto,.png Acesso em: 09/11/2017

Com uma população praticamente toda afrodescendente, a Liberdade é o maior bairro negro do mundo fora da África. Localizado no planalto que divide Salvador em cidade alta e cidade baixa, ligadas pelo plano inclinado, possui 190 hectares e com população de aproximadamente 187.447 mil habitantes, o bairro foi crescendo junto com Salvador, a expansão do bairro iniciou-se nas primeiras décadas do século XX, e como via de erradicação desse crescimento a Avenida Lima e Silva, que até hoje é a principal via do bairro, onde encontram a maior parte do comércio e serviços.

Há grande divergência de relação aos limites da Liberdade. No sentido norte, muitos dizem começar no Largo da Lapinha estendendo-se até o Largo do Tanque. A oeste desce até São Joaquim e Calçada e a leste alcança o bairro de Pero Vaz que muitos consideram como sendo ainda Liberdade

Segundo informações das associações de moradores, a União Fabril e a Igreja Católica Igreja representada pela Freguesia da Lapinha18 detiveram, e ainda detêm legalmente, boa parte dos lotes do bairro, sendo proprietárias de grandes áreas da Liberdade que foram aforadas. Muitos lotes, cedidos mediante arrendamento ou aforamento, ainda não são escriturados em nome de seus compradores (HERNRIQUE, 2007; MARIA ESTELA, 2007).

   

E como acontece em bairros populares, que cresceram desordenadamente, as moradias por falta de espaço, são construídas em cima de lajes e os famosos puxadinhos, é a chamada verticalidade nas construções, e o bairro é todo feito nesse conceito.

Liberdade sediou alguns quilombos nos tempos que precederam a Abolição da Escravatura. Com a Lei Áurea, esses núcleos de resistência acabaram dando origem à população negra de hoje, superior a 300 mil habitantes, sendo um dos bairros mais populosos de Salvador. Nele, encontramos uma vida, comercial e financeira independente, com uma rede de bancos e uma infinidade de lojas na principal via do bairro, a Avenida Lima e Silva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (767.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com