TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINARIO EMBALAGENS E UNITIZAÇÃO CONTAINER HOME

Por:   •  21/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.526 Palavras (15 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]  -[pic 2]

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

Faculdade de Tecnologia de São Sebastião

Curso Superior de Tecnologia em Logística.

LANALICE COSTA DE OLIVEIRA

MATHEUS MATHIAS FERNANDES

5º SEMESTRE

EMBALAGENS E UNITIZAÇÃO

CONTAINER HOME

   

SÃO SEBASTIÃO

1º SEMESTRE 2021

LANALICE COSTA DE OLIVEIRA

MATHEUS MATHIAS FERNANDES

5º SEMESTRE

EMBALAGENS E UNITIZAÇÃO

CONTAINER HOME

Trabalho apresentado para obtenção da nota da disciplina Embalagens e Unitização, pelos alunos do curso de logística da FATEC de São Sebastião.

Professor: Gilberto Mourão

SÃO SEBASTIÃO

1º SEMESTRE 2021

Sumário

1 Introdução        4

2 Referencial teórico        5

2.1 Sustentabilidade na construção        5

2.2 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)        5

2.3 Container como alternativa construtiva        8

3 Metodologia        9

3.1 Análise e discussão dos resultados        9

4 Estudos de Caso        9

5 Considerações finais        12

6 Referências        13


1 Introdução

A carência habitacional é uma realidade que assola a humanidade desde a Revolução Industrial. Os grandes contingentes de trabalhadores vindos do campo para as cidades não encontravam um lugar onde morar ou ”sub” habitavam amontoados nas condições mais desumanas e insalubres. Na atualidade, por mais que tenhamos avançado nas políticas habitacionais desde essa época, a realidade nos países em vias de desenvolvimento e no Brasil só tem se agravado. O número de moradias existentes ainda está longe de atingir à demanda, e nas camadas mais pobres, a dependência às políticas públicas tem-se tornado cada vez maior, agravando a necessidade pelas chamadas Habitações de Interesse Social (HIS).

Se levarmos em consideração que o Brasil possui mais de 6,35 milhões de famílias no Brasil não têm uma casa para morar. Esse cenário se traduz em mais de 30 milhões de pessoas sem um teto para viver e abrigar suas famílias, segundo pesquisas recentes, o panorama que se descortina nas nossas cidades está em expansão e merece respostas urgentes, as quais sejam mais responsáveis quanto à preocupação socioambiental. Atualmente o desenvolvimento de propostas que sejam ambientalmente corretas é uma hipótese indispensável em qualquer tipo de pesquisa que considere as questões sustentáveis como utilização de materiais reutilizáveis e redução de resíduos.

As cidades brasileiras apresentam algumas das maiores taxas de desigualdades sociais do mundo assim como o m² mais caro da América Latina. Para contextualizar o tema da habitação em container com as práticas de sustentabilidade, é preciso entender os motivos que geram essa problemática.  Para o IPEA (2021), o déficit habitacional contrasta hoje com o número significativo de imóveis vazios e configura uma realidade que impõe política específica de reforma, reabilitação ou reposição dos domicílios urbanos degradados. É sabido que a construção civil é um setor que gera grande impacto ambiental associado ao consumo de recursos, sobretudo água e energia, podendo alterar o ecossistema natural de forma a afetar diretamente o ambiente em que está inserida a atividade (PINHEIRO, 2006).

         A importância deste trabalho é apresentar formas construtivas mais sustentáveis, como o uso do container, uma opção modular de baixo custo. A carência no setor da habitação requer soluções eficientes e econômicas. Desta forma, apresentamos um breve estudo baseado no destino dos containers recicláveis dando novos usos no âmbito da habitação social.

1.1 Delimitação

Neste trabalho, somente será apresentado o uso de contêineres marítimos de carga reutilizados para construção de habitações populares. Isto significa que outros modelos de construção, tanto convencionais quanto modulares, somente serão expostos como uma forma de comparação com a construção em contêineres, não sendo o foco do trabalho. Também não será discutida a fabricação de contêineres ou qualquer outro módulo habitacional para a utilização como habitação. Como este trabalho busca apontar uma solução mais sustentável para os problemas apresentados anteriormente, apenas será estudada a utilização de contêineres descartados.

Sendo assim, analisar o desenvolvimento de propostas que sejam ambientalmente corretas, que permitam a redução nos custos de obras sociais e reciclagem correta de containers marítimos fora de uso.

1.2 Justificativa

A carência no setor habitacional requer soluções eficientes para as edificações destinadas à Habitação de Interesse Social. Desta forma, este breve estudo sobre habitações em containers reciclados sugere como reaproveitá-los, uma vez que já não são mais úteis no transporte de cargas e estão abandonados em depósitos de portos.

Visando, principalmente, reduzir impactos ambientais, a arquitetura voltou-se para a reutilização de materiais descartados. O container, composto de metais não biodegradáveis, tem vida útil de aproximadamente 10 anos, após este período é descartado, gerando lixo nas cidades portuárias (MILANEZE et al., 2012).

A utilização de práticas construtivas e sustentáveis  para reutilizar esses containers promove a reciclagem desses materiais sem gerar um volume grande  de resíduos de obra. Os containers são construídos em tamanho universal e podem ser empilhados ou alinhados com facilidade, são prontamente transportáveis em navios ou caminhões, e flexíveis em termos de ocupação interna e disposição no terreno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com