TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servidão Moderna: Necessidades básicas do ser humano

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 5

        O trabalho era inicialmente uma atividade que servia para suprir as necessidades básicas do ser humano, no qual, uma das principais procuras eram por alimentos. A principio o trabalho não era algo desenvolvido e não haviam instrumentos para se fazerem produtos ou cortarem alimentos, com o desenvolvimento do ser humano começaram a manipulação sobre a natureza e com isso vieram também novos sentidos e percepções, fazendo com que o bem material fosse cada vez mais bem feito e de características inéditas, trazendo novas necessidades ( não tão básicas), no qual, começa a se ter novos desejos de consumo, e a buscar a realização desses desejos. E assim, o trabalho começa a desenvolver um papel de importância na vida do ser humano, no qual, diferente dos animais, desenvolveu novas ambições fora as necessidades básicas e foi através do trabalho que essa capacidade foi se aprimorando, já que novos conhecimentos eram adquiridos conforme se faziam as atividades propostas. E com essa necessidade de suprir os desejos, o ser humano começou a ficar preso a um sistema de trabalho e consumo, no qual, hoje são servos de um ciclo vicioso de compra e venda que o sistema os impõe.

O documentario “Da servidão moderna” busca mostrar que a escravidão ainda existe,porem de forma mais voluntaria e alienada, fazendo com que os escravos modernos muitas vezes não enxerguem que estão se tornando servos de um sistema capitalista e industrializado. O sistema controla os indivíduos e acaba fazendo com que as pessoas se tornem dependentes dele,muitas vezes nem questionando a autoridade desse sistema e nem de seus superiores. Muitas vezes o que move esse sistema é a necessidade de consumo e a necessidade de ter, mesmo que a pessoa acabe não precisando daquele produto, ela acaba o comprando para satisfazer o seu desejo de consumo.

        Um dos fatores que mais agravam essa alienação é o consumismo que acaba criando um ciclo vicioso, no qual, o individuo se interessa por um bem  (carro,casa,celular e outros produtos), trabalha para compra-lo, o compra, e depois o descarta. Isso na modernidade é muito freqüente, já que, cada dia que passa o bem fica mais ultrapassado e é preciso ser trocado por um novo. Fazer com que o consumidor sinta que o seu produto está ultrapassado faz com que ele sinta que o seu status é inferior aos que tem um produto mais avançado, fazendo com que tenha que trabalhar mais para obter o moderno. E como para o consumidor é mais fácil que ele siga esse sistema do que lutar contra ele, acaba por segui-lo.

        E com esse consumismo, a industria acaba por tentar tirar o máximo de lucro, já que seus trabalhadores também necessitam de bens, (alimentação, saúde, moradia, entre outros). Como muitas vezes os trabalhadores precisam do trabalho que estão, o dono do meio de produção acaba se aproveitando da situação do subordinado de aceitar qualquer proposta que o patrão oferecer, fazendo com quem o patrão acabe oferecendo condições de trabalho precárias e que não pague o quanto o trabalhador merecia e deveria receber. Assim, o dono do meio de produção gasta menos ao produzir o produto e acaba gerando mais lucro para os donos da empresa. Muitas vezes alem desse modo de lucro (mais-valia) que está no processo de produção, há também outros modos de lucrar no meio de produção, como o mais-valia absoluta, que alem de o trabalhador já receber um  salário baixo e ter precariedade no trabalho, o mais-valia absoluta mostra que isso as vezes não é o suficiente para o patrão, fazendo com que o patrão aumente a jornada de trabalho do empregado e não aumentando o salário, ou até mesmo diminuindo seu salário,fazendo com que o lucro do dono do meio de produção seja considerável. No mais-valia relativa, há outra forma de induzir o trabalhador a executar o seu trabalho (fora a sua necessidade de obter recursos mínimos para se sustentar), no qual, o patrão incentiva o trabalhador a aumentar a sua rentabilidade ao trabalhar por varios meios, como, construir um lugar mais confortável e agradável na empresa para que os empregados não se cansem tanto,colocar uma sala de jogos para que no intervalo os trabalhadores se distraiam e descansem e até mesmo dando mais dinheiro para quem acabar trabalhando mais e melhor como forma de recompensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com