TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Elaboração Da Prática Profissional

Por:   •  16/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

[pic 2]

PRÁTICA PROFISSIONAL

GUARULHOS

ELABORAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

NOME SOBRENOME (Arial fonte 12)

PRÁTICA PEDAGÓGICA

 PROFISSIONAL

 (Arial, fonte 12)

[pic 3]

                                             

                             CIDADE          (Arial, fonte 12)

ANO

ORIENTAÇÕES DE PROJETO DE INTERVENÇÃO

(Deverá seguir a ordem e instruções abaixo)

  1. TÍTULO

Xadrez como ferramenta pedagógica: Os Benefícios do Jogo Cooperativo para desenvolvimento intelectual e social.

  1. APRESENTAÇÃO

O jogo de xadrez no contexto escolar vem sendo uma importante ferramenta didática sendo um auxiliador do rendimento escolar, tendo em vista a promoção da integração nas escolas a qual contribui para o desenvolvimento dos alunos dentro e fora do contexto escolar, neste aspecto o jogo propicia habilidades intelectuais e estimula mudanças sociais (BARATA, et al., 2018).

Para Rezende (200) o Xadrez é considerado atividade muito importante permitindo o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor, social, moral e a aprendizagem de conceitos, de forma que estimulada sua curiosidade, iniciativa e autoconfiança, proporcionando assim a aprendizagem o desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Quanto ao papel do professor, ele ajudará as crianças e adolescentes a compreender os conteúdos e superar as dificuldades. Ao contrário dos demais jogos de tabuleiro, o xadrez pode ser direcionado a qualquer que seja o público, visto que tais características supracitadas podem e devem ser estimuladas em todas as idades, potencializa o convívio das diferenças e de aprendizagens recíprocas.

Estudiosos do Xadrez como Dutra, Borges e Santos (2012) ressaltam que o ensino e a prática do Jogo de Xadrez quando aplicado como instrumento pedagógico pode potencializar benefícios sócio educativos, tanto por provocar o exercício da sociabilidade, como o trabalho da memória, a autoconfiança e a organização metódica e estratégica do estudo.

Sobretudo o jogo de Xadrez pedagógico, pode ser trabalhado de forma que sejam evidenciados os valores éticos e morais, quando praticado durante o jogo padrões sociais diante do ganhar e perder, o respeito as regras expostas e ao aceitar os pontos de vistas diferentes, sendo esses fatores primordiais para a formação do aluno em âmbito escolar.

  1. OBJETIVOS

O Objetivo geral:

  • Viabilizar um meio de interação entre os alunos e desenvolvimento intelectual de aprendizagem.

Os objetivos específicos:

  • Proporcionar a descoberta da origem do jogo de xadrez;
  • Estimular a concentração, memória e capacidade de estratégia;
  • aguçar a criatividade e imaginação;
  • Proporcionar o meio de interação entre os alunos;

 

  1. METODOLOGIA

Caracteriza-se uma proposta de intervenção prática que pretendeu trazer conhecimentos sobre o xadrez para os alunos. O trabalho envolve crianças na faixa etária de 7 anos matriculadas na escola >>>>>>>>>>>>> no município de campo grande ms.        

As etapas desenvolvidas neste trabalho podem ser descritas da seguinte maneira:

1° etapa: realizo minha apresentação como professor e crio um ambiente dinâmico entre roda cujo objetivo é encorajar as crianças a dizerem seus nomes e de seus colegas, proporcionando um ambiente dinâmico e ganhando a simpatia das crianças. O principal objetivo dessa etapa é conhecer as crianças.  

.

2° etapa: introdução do jogo com apresentação dos componentes básicos (tabuleiros e peças). O principal objetivo é atrair a atenção das crianças para o novo jogo.

3° etapa: História do xadrez. Através da utilização vídeo e um breve resumo sobre a história, estimulando assim a imaginação e auxiliando na fixação dos conceitos.

4° etapa: através de um tabuleiro de xadrez disponível no pátio da escola ensinar os movimentos de cada uma das peças do jogo (peão, cavalo, bispo, torre, dama e rei) e seu valor estratégico durante a partida. Nesta etapa será estimulada a imaginação e fixação dos conceitos.

5° etapa: ensinar as regras completas do jogo, com valores relativos das peças, mates elementares, etc. Aqui as crianças são estimuladas a elaborar raciocínios e o jogo é usado como ferramenta auxiliar na alfabetização.

6° etapa: aplicação de atividades pedagógicas relacionadas ao aprendizado do jogo.

7° etapa: execução de práticas que incentivem o desenvolvimento do grupo de crianças como um todo. Nesta etapa as crianças podem atuar em equipes utilizando um tabuleiro existente no pátio da escola, possibilitando a tomada conjunta de decisões e exercitando a socialização a solidariedade quando a decisão do grupo não for a melhor e jogando as partidas em duplas.

  1. CRONOGRAMA

O cronograma detalha o tempo estimado, por etapa, para que a intervenção proposta seja concluída. Expressa a compatibilização das atividades propostas com o tempo previsto para a realização do projeto como um todo. Deve ser formulado na forma de quadro, com identificação das etapas e divisão de tempo por período, de acordo com a extensão do projeto, bem como os responsáveis pela realização de cada etapa/ação.

Exemplo:

O que fazer?

Quando Fazer? Datas:

Responsáveis:

1° aula (etapas 1,2 e 3)

Envolver o jogo e suas peças em uma história, transformando as peças em personagens.

As aulas consistirão primeiramente apresentando as peças e o tabuleiro

Quais são as peças?

Seus movimentos?

Quantidade de peça de cada lado?

11/05/2023

Estagiário Victor

Pratica (etapas 4,5,6 e 7)

12/05/2023

Estagiário Victor

  1. RECURSOS NECESSÁRIOS

Os recursos serão disponibilizados pela escola, salas Tabuleiro do patio, tabuleiros manuais, datashow.

Os recursos pessoais materiais para fixar como resumos impressos sobre as informações do jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (236.2 Kb)   docx (870.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com