TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urbanismo

Por:   •  20/5/2015  •  Artigo  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Urbanismo

Urbanismo é o modo característico de interação dos moradores de vilas e cidades (zonas urbanas) com o ambiente construído ou - em outras palavras - o caráter da vida urbana, organização, problemas, etc., bem como o estudo desse personagem (caminho), ou das necessidades físicas de sociedades urbanas ou urbanismo. Urbanismo é também o movimento da população para as áreas urbanas (urbanização) ou a sua concentração em si (grau de urbanização).

Atualmente, muitos arquitetos, urbanistas, sociólogos e (como Louis Wirth) investigar a forma como as pessoas vivem em áreas urbanas densamente povoadas de muitas perspectivas, incluindo uma perspectiva sociológica. Para chegar a uma concepção adequada de 'urbanismo como um modo de vida "Wirth diz que é necessário parar" identificar urbanismo com a entidade física da cidade', ir 'além de uma linha de fronteira arbitrária' e considerar como 'tecnológico desenvolvimentos no transporte e comunicação têm enormemente estendido o modo de vida urbano para além dos limites da própria cidade.

Em urbanismo contemporâneo, também conhecido como planejamento urbano em muitas partes do mundo, há tantas maneiras diferentes de enquadrar a prática, pois há cidades do mundo. Segundo o arquiteto e urbanista americano Jonathan Barnett a abordagem de definição de todas as diferentes 'urbanismo' no mundo é um passo interminável.

As décadas "urbanista" do início do século XX, está associada com o desenvolvimento da produção centralizada, os bairros de uso misto, espessas camadas de organizações e redes sociais enraizados localmente, e a convergência entre cidadania política, social e económica, onde as elites tiveram sua interesses económicos firmemente localizado em um lugar. Também contribuíram para o desenvolvimento da paisagem cívica através residindo dentro daquela cidade.

Tecnológica, processos econômicos e sociais mudaram urbanismo através descentralização energias para locais periféricos. Stephen Graham e Simon Marvin argumentar que estamos testemunhando um ambiente pós-urbano, onde o núcleo organizar papel dos espaços públicos urbanos é eclipsado pela ascensão dos bairros descentralizados e zonas de atividade que é frouxamente ligados uns aos outros através de estradas, telecomunicações e circuitos organizacionais que não têm centros claros. Gabriel Dupuy sugere que a característica dominante única do urbanismo moderno é o seu caráter de rede.

Fonte:

Wirth, Louis. 1938. Urbanismo como um modo de vida. O American Journal of Sociology, o volume 44, número 1: páginas 1-24. Julho.

Jonathan Barnett, "Um guia rápido de 60 dos mais novos urbanismo," volume de Planeamento 77 (2011-4) 19-21

Knox, Paul, 2010, Cities and Design, página 10.

Krieger, Alex, 2009, Urbanismo, página 113.

Kelbaugh, Douglas, 2009, Três urbanismo e do Espaço Público

Blokland-Potters, Talja, e Savage, Mike. (2008). Networked Urbanismo: Capital social na cidade. Ashgate Publishing.

Graham, Stephen, e Marvin, Simon. (2001). Fragmentação Urbanismo: Rede Infra-estruturas, Mobilidades tecnológicos ea condição urbana. Londres, Reino Unido: Routledge.

Dewey, John, e John J. McDermott. A filosofia de John Dewey. Nova Iorque: Putnam Sons, 1973. ISBN 978-0226144016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com