TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL NA ÁREA DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  20/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO SOER

JONATHAN DOMINGUES VIEIRA

ÉTICA E CIDADANIA

ÉTICA PROFISSIONAL NA ÁREA DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

MÓDULO 1 TÉCNICO EM EDIFICAÇOES

SOROCABA-SP

2018


Este texto tem por objetivo, discorrer sobre a importância da ética na área de projetos da construção civil. A partir da perspectiva de que o ser humano vive, age e convive em sociedade, ele interage, é integrado e influenciado pelo grupo de convívio, pela sua cultura e por suas concepções. Baseado nesses pressupostos, não dá para separar os aspectos éticos da vida do sujeito, da sua vida social ou sua vida profissional. Assim é de suma importância fazer uma reflexão entre ambos dimensionando para a vida social, educacional e profissional. E também relacionar a ética num todo, com outros pressupostos baseados na justiça, no respeito, na solidariedade e no dialogo para a manutenção desse relacionamento social, focando a importância da ética na práxis pedagógica educacional e dentro do grupo social.

 A ética é o norte para qualquer ocasião na humanidade, nós não nascemos com os princípios próprios éticos definidos, nós os formamos de acordo com o meio que crescemos, vivemos ou interagimos. Ética parte do principio de bondade dos homens, das pessoas de bem. E de fundamental importância à ética em qualquer instancia, classe ou grupo em uma sociedade.  A ética é a parte da filosofia que se dedica ao estudo dos valores morais e princípios ideais do comportamento social. Ou seja, a ética se refere ao caráter. A vida em sociedade somente é possível através da mesma e seus princípios. 

A área da engenharia civil é umas das atividades econômicas que mais interfere, direta ou indiretamente, no cotidiano da nossa sociedade. No mesmo tempo em que mantém aspectos regionais e individuais, a engenharia civil é globalizada. Equipamentos, técnicas e materiais são iguais em qualquer parte do mundo. Já os profissionais de engenharia civil, estes merecem uma atenção especial.

 Espera-se que este profissional esteja qualificado em fundamentos éticos de uma conduta mínima necessária à boa e honesta prática das profissões, quando contratado por seus serviços, o profissional da área deve ter em mente que ele esta sendo caracterizado pelo seu perfil próprio, por seu conhecimento na área  e principalmente por sua capacidade de desenvolver aquele projeto designado a ele. A sociedade espera desse profissional sua conduta honesta, digna e cidadã. A eficácia desse profissional é assegurada pelo os resultados obtidos, a qualidade satisfatória nos serviços e produtos, sempre observando a segurança no seus procedimentos. A questão ética não parte apenas para os princípios de prestador de serviço, mas também de ser justo, leal e zelar por sua classe. De qual forma seria isso? Opinar ou intervir no trabalho de outro profissional sem autorização do mesmo, denigrir a imagem do profissional assim como sua liberdade do exercício profissional.

No código de ética profissional da Engenharia da Arquitetura no que diz sobre:

7.DA INFRAÇÃO ÉTICA

Art. 13 - Constitui-se infração ética todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princípios éticos, descumpra os deveres do ofício, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem.

 Concluindo assim a ética é um conjunto de princípios ou padrões pelos nos quais se pautam a conduta humana, e na construção civil não é diferente temos que construir e agir com ética com seu cliente e funcionário, para que tudo acabe bem na sua obra. É uma responsabilidade muito grande para o engenheiro civil saber o que esta fazendo e construir com a ética para ser um bom profissional e ter sucesso na carreira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (213.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com