TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1 º SEMESTRE UNOPAR

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Conceito        

2.2 Objeto e objetivo        

2.3 Escrituração contábil        

2.3.1 Livro Diário        

2.3.2 Livro Razão        

2.4 A contabilidade na Gestão Empresarial        

2.5 Balanço Patrimônial        

2.5.1 Ativo.        

2.5.2 Passivo        

2.5.3 Patrimônio Liquido        

2.6 Demonstração do Resultado do Exercício        

2.7 Processo Administrativo        

2.7.1 Planejar        

2.7.2 Organizar        

2.7.3 Dirigir        

2.7.4 Controlar        

2.8 Visão Empresarial _        

2.9 Misão Empresarial        

2.10 Ambiente das Organizações        

2.10.1 Ambiente Tarefa        

2.10.2 Macro Ambiente        

2.11 Aspectos jurídicos relevantes para o profissional contábil        

2.12 Principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado trata-se, de uma demonstração dos conhecimentos e conceitos fundamentais sobre contabilidade. Serão tratados tópicos principais e essenciais para o conhecimento básico de contabilidade. O objetivo é mostrar de forma simples e clara a contabilidade abordando os aspectos básicos necessários fundamentais para o aprendizado, também abordar noções básicas de outras disciplinas demonstrando sua importância para a contabilidade.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito

        Contabilidade é um instrumento que fornece informações uteis para tomadas decisões em uma entidade. A contabilidade estuda, registra, controla, interpreta os fatos ocorridos no patrimônio e demonstra através das demonstrações contábeis os resultados obtidos. Podemos disser também que contabilidade é um instrumento da função administrativa que tem por finalidade controlar o patrimônio, apurar o resultado e prestar informações sobre o patrimônio das empresas aos seus gestores.

Para D’ÁURIA a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”. (apud PADOVEZE, 2000, p. 49).

2.2 Objeto e Objetivo

O patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle do patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos seus usuários é o seu objetivo.

2.3 Escrituração contábil

A escrituração contábil é o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, é obrigatória e necessária a toda entidade, observando os princípios e normas contábeis. Esta escrituração é realizada no Livro Diário e no Livro Razão. A Lei 10.406, de 2002, estabelece, no artigo 1.179, a obrigatoriedade de o empresário e a sociedade empresária seguirem um sistema de contabilidade com base na escrituração uniforme de seus livros. Somente está dispensado desta obrigatoriedade o pequeno empresário.

Art. 1.179 do Código Civil Brasileiro – Lei 10.406/2002.  O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico

2.3.1 Livro Diário

        Livro Diário é obrigatório, todas as empresas devem fazer os lançamentos, encadernar e registrar em órgãos competentes, seus registros deverão ser feitos dia a dia observando à cronológica.

2.3.2 Livro Razão

Livro Razão é indispensável em qualquer tipo de empresa, seu registro é realizado em contas individualizadas, tendo-se assim um controle por conta. O livro Razão é um detalhamento dos lançamentos feitos no livro diário.

2.4 A contabilidade na Gestão Empresarial

Sem duvida a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial. Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença entre decisões de sucesso e falência de uma empresa. A contabilidade para ser usada como auxiliar da administração de uma empresa, deve sempre fornecer informações precisas e que ajudaram na administração, essas informações permitiram aos gestores conhecer através dos saldos das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados em cada período, calculando mensamente as despesas e receitas da empresa para os gestores saberem se estão obtendo lucro ou prejuízo na empresa.

2.5 Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial vem mostrar o saldo de cada conta do ativo, passivo e patrimônio liquido, apresentado a situação patrimonial e financeira de uma empresa e um determinado momento, evidenciando quantitativamente e qualitativamente.

2.5.1 Ativo

Ativo representa os bens e direitos de uma empresa. Os bens representam tudo que pertence à empresa e os direitos representa os valores que a empresa tem a receber de terceiros

2.5.2 Passivo

Passivo representa as obrigações que a empresa tem a pagar, ou seja, tudo que a empresa deve a terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com