TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NO GERENCIAMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  7/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE SANTO ANTÔNIO[pic 1][pic 2]

Bacharelado em Ciências Contábeis

A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NO GERENCIAMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Acadêmico1: FABIANO MAGALHÃES SANTOS

Acadêmico2: FRANCINELE SANTANA DE JESUS

Orientador (a): Célia Sousa Pereira

ALAGOINHAS-BA

2014

FABIANO MAGALHÃES SANTOS

FRANCINELE SANTANA DE JESUS

A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NO GERENCIAMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Anteprojeto de Pesquisa apresentado como avaliação parcial do Campo de Conhecimento Metodologia do Trabalho e da Pesquisa Científica do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santo Antônio, a pedido da professora Esp. Celia Sousa Pereira.

ALAGOINHAS-BA

2014

Epígrafe

[...] Se nos perguntassem qual ou quais as características que distinguem o bom contador gerencial de outros profissionais ligados à área da contabilidade, diríamos que o fundamental é saber “tratar”, refinar e apresentar de maneira clara, resumida e operacional dados esparsos contidos nos registros da contabilidade financeira, de custos etc., bem como juntar tais informes com outros conhecimentos não especificamente ligados á área contábil, para suprimir a administração em seu processo decisório.

(IUDÍCIBUS, Sérgio Contabilidade Gerencial, 1998)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         4

2 JUSTIFICATIVA        5

3 OBJETIVOS        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        9

6 REFERÊNCIAS INICIAIS        10

1 - INTRODUÇÃO

Segundo dados do SEBRAE até dezembro de 2012 existiam 7,1 milhões de empresas optantes pelo Simples Nacional, regime fiscal destinado a incentivar aos Pequenos Negócios, esse número demonstra o tamanho da cadeia formada pelos micros e pequenos empreendimentos disseminados pelas atividades industriais, comerciais e de serviços.

Do total de empresas, 99% são Micro e Pequenas que geram mais da metade dos empregos e são responsáveis por 20 % do PIB Nacional. Estes dados garantem que as instituições governamentais e não governamentais, os conselhos profissionais e pesquisadores tenham olhares voltados para este nicho empresarial, visto que, há demonstrações estatísticas negativas de 24,4% de falência destas até o segundo ano de atividade.

Um dos principais fatores negativos é a falta de interesse do empresário em compreender, corroborar e utilizar os relatórios contábeis em tempo hábil a lhes proporcionar dados com base sólida para as tomadas de decisões a curto e médio prazo e poder efetuar um planejamento orçamentário estratégico a longo prazo.

Um segundo fator é que os escritórios de contabilidade sendo o principal fornecedor destes serviços e também de Recursos Humanos, não tem um setor voltado para análise e controladoria contábil, ficando apenas estas atividades para as empresas de médio e grande porte que podem manter efetivamente em tempo integral um setor contábil gerencial de análise e controle, constituindo em alguns casos auditores interno.

As análises dos relatórios contábeis interpretadas com conhecimentos amplos, além dos conhecimentos das técnicas da contabilidade permitem ao contador gerencial um diferencial marcante que é traduzir eficazmente as análises dos registros contábeis num relatório de leitura clara e interpretação compatível com as necessidades do gestor.

2 - JUSTIFICATIVA

As Micro e Pequenas Empresas enfrentam diversas dificuldades para atingir e manter seus objetivos financeiros (lucro), social (emprego e renda) e patrimonial          (a manutenção de seu patrimônio e permanência da entidade). Muitas destas, por não se aprimorarem por motivos vastos não conseguem atingir seus objetivos e acabam encerrando suas atividades antes mesmo de completarem os primeiros cinco anos de existência.

Este tema merece relevância porque as riquezas geradas numa cidade estão diretamente ligadas as Micro e Pequenas Empresas do comércio varejista e da prestação de serviços que, além de movimentarem a economia local geram emprego e renda propiciando a melhoria da qualidade de vida da população.

Como um feedback os benefícios gerados à sociedade acabam impulsionando ainda que compulsoriamente o progresso.

Em face do exposto, este objeto de pesquisa baseia-se em utilizar as informações contábeis utilizando-se do princípio da oportunidade a fim de promover subsídios que possam contribuir para a obtenção dos objetivos socioeconômicos do empresariado, dentro dos Princípios Ético profissionais da Contabilidade.

PROBLEMÁTICA

Como convencer o micro e pequeno empresário de que necessita das análises do Balanço Patrimonial para o crescimento e sucesso do negócio?

3 - OBJETIVOS

3.1 - Objetivo Geral

Analisar as demonstrações contábeis das micro e pequenas empresas para auxiliar no processo de gestão e planejamento.

Objetivos específicos

  1. Analisar os índices de Rentabilidade para o planejamento empresarial.
  1. Diagnosticar os fatores que contribuem para a redução do resultado positivo.
  1. Apresentar medidas preventivas ligadas ao planejamento estratégico na implantação das Micro e Pequenas Empresas.

4 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O avanço das pesquisas científicas e as reengenharias aceleraram o sucateamento tecnológico contribuindo para o aumento do desemprego, fazendo com que estes ex-empregados assumissem uma postura empreendedora, com características de empreendimentos de alto risco pela imprecisão e instabilidade financeira-social (DRUCKER, 1991). Estes empreendimentos são propensos ao fracasso pela falta de planejamento estratégico, sobretudo financeiro, a prática de gastos excessivos, falta de dedicação, desconhecimento do mercado, subavaliação dos problemas técnicos, falta de diferenciação dos produtos e serviços, desconhecimento dos aspectos legais, escolha equivocada de sócios, local inadequado para atividade, excesso de atividades suprimindo a vida social, e a responsabilidade de saber que muitas pessoas dependem de seu negócio gerando uma enorme pressão psicológica. (A KANDE, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (205.5 Kb)   docx (977.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com