TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DE CRÉDITO, COBRANÇA E NEGOCIAÇÃO

Por:   •  4/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

        SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

ANÁLISE DE CRÉDITO, COBRANÇA E NEGOCIAÇÃO.

Rio de Janeiro

2019

                               ESTUDO DE CASO SOBRE ELABORAÇÃO DE ESTEIRA DE CRÉDITO

Trabalho de conclusão da unidade três e quatro. Apresentado a disciplina de Análise de Crédito, Cobrança e Negociação, como parte dos requisitos necessários à obtenção da avaliação dois.

                                                              Professor(a): Ana Mônica Hughes de Paula

                                                                         Disciplina: Análise de crédito, cobrança e negociação.

Rio de Janeiro

2019

                                                Situação Proposta

Situação problema: 

Mario há algum tempo vem procurando um automóvel para comprar, mas devido a algumas despesas não previstas vem adiando essa nova aquisição. No mês passado, foi promovido a representante comercial de livros didáticos na Editora Estrela, onde trabalha há 3 anos. Para obter êxito em sua nova função, precisa visitar pelo menos 5 cinco clientes por dia, o que nem sempre tem sido possível por conta do tempo perdido no ponto esperando ônibus e no trânsito entre um cliente e outro.  

Pensando sobre sua necessidade e, ciente de não possuir restrições financeiras, resolveu procurar a instituição bancária onde, inclusive, recebe seus proventos, para solicitar apoio do seu gerente e viabilizar mais esse objetivo.  

A análise tem como referência os 5 C ’s de crédito, que são: caráter, capacidade, capital, colateral e condições. Vamos analisar cada fase dos C ‘s e dar o aval de crédito ou não e qual é o crédito que melhor atende as necessidades do Mario. Começamos pelo primeiro, Caráter. O caráter é considerado a principal análise. Um cliente com um caráter duvidoso pode comprometer todos os outros C’s.Sendo assim, é necessário verificar como está o histórico do Mario, nos órgãos de análise de crédito, como:SPC, Serasa entre outros. O próximo C é de capacidade, ter um caráter bom não significa que a pessoa tem capacidade de honrar seus compromissos financeiros. Logo, é necessário analisar a renda, o tempo de serviço, alguns comprovantes de rendimentos, além de idade, grau de instrução, experiência profissional e até a estabilidade familiar é importante.

O “C” a seguir é o de Capital, aqui o foco é voltado para verifica se o Mario, reside em casa própria ou alugada, se ele contém financiamentos ou empréstimos. Feito isso vamos para o próximo ‘C” Collateral: nesse C podemos pedir uma entrada para a liberação do crédito, aqui estamos preocupado com as garantias.E por último temos o C de Condições, aqui vamos analisar se tem alguma condição que impossibilita que o Mario consiga honrar com os seus compromissos.Vimos que ele foi promovido o que nos dar uma garantia que o Mario continuará tendo receitas.

Após todos esses processos e preenchimento do cadastro, e era de reunir a documentação. Com os documentos em mãos podemos passar para a etapa conhecida como Esteira de Crédito. É na esteira de Crédito que ocorrem as movimentações de documentos, reuniões presenciais de comitês, envio de documentos escaneados, assinaturas eletrônicas entre outros. Esses processos não acontecem de forma aleatória, são seguidas etapas, são elas: proposição, análise, concessão, formalização e cobranças.

Imaginando que o Mario passou em todos os processos. Agora é hora de analisar qual é o crédito que melhor atende as necessidades do dele. Vamos oferecer duas linhas de crédito que melhor se enquadra ao caso, são elas: Crédito Direto ao Consumidor e Leasing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (200.2 Kb)   docx (258.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com