TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Contextualizada Ética e Cidadania

Por:   •  6/3/2023  •  Dissertação  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

Sim acredito, pois cada dia mais se faz necessário que as empresas, de boa-fé e de forma clara, regulamentem o comportamento esperado de seus funcionários no ambiente de trabalho, para evitar qualquer tipo de inconveniente e problemas posteriores, e isso é possível com a adoção de normas de conduta ou mesmo regulamentos internos. É essencial que toda empresa tenha normas e regras,assim como sanções,para uma boa organização e controle da equipe de colaboradores dentro do ambiente de trabalho. Estabelecer normas de conduta é muito importante na orientação dos colaboradores, assim saberão como devem agir no dia-a-dia, e alem disso, deixá-los cientes das sanções que sofrerão caso não sigam as normas.

Para estabelecer o que é esperado do funcionário, no ambiente de trabalho, e evitar possíveis constrangimentos, e ter embasamento para aplicar advertências ou elogiar condutas, as empresas devem ter um regulamento interno administrativo, do local onde, o trabalhador estar prestando os serviços, que podem variar, e deve ser analisado caso a caso ou então um regulamento geral que ele, o trabalhador terá que seguir. Tudo deve ser feito, pensando na prestação satisfatória do serviço, sendo importante incluir regras relacionadas ao ambiente de trabalho, confidencialidade, comunicação, postura e comprimento regular das leis aplicáveis. Assim, é interessante e muito importante, no ato da contratação do funcionário, inseri-lo no contexto histórico da organização, deixado – o ciente sobre a cultura, valores, ambiente de trabalho, hierarquia, objetivos e principalmente o conjunto das normas e condutas administrativas da empresa.

Toda empresa, deve demonstrar todas as regras e normas de conduta, desde as instruções básicas até as mais avançadas. Estas devem ser apresentadas aos colaboradores, de forma clara, coesa e de fácil entendimento para que não haja duvidas da equipe de colaboradores, de preferência tudo por escrito, para assim, evitar desentendimentos e duvidas no momento de aplicações de possíveis sanções. O não cumprimento das normas administrativas e de conduta da organização, pelo empregado, que possa interferir negativamente no convívio social do ambiente de trabalho, ou possa afetar diretamente o exercício da atividade laboral, é passível de sanções administrativas. Estas sanções ,aplicadas por gestores ,devem ter por finalidade principal:disciplinar, instruir e educar os funcionários, com o objetivo de evitar repetições do ato gravoso que o originou .

Em resumo, é notório que para uma empresa da certo, é necessário ter uma boa conduta ética, tanto interna como externa. Para isso, devem contar com uma boa equipe de colaboradores, que respeitem as normas, tenham boa conduta, respeitem as sanções que possam ser aplicadas, que estejam cientes dos seus direitos e deveres, para com isso, garantirem o bom andamento do trabalho. Contando sempre, com o bom senso e sensatez dos colaboradores e a organização, para que tudo caminhe bem, garantindo sucesso, e o bom relacionamento no ambiente de trabalho.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (27.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com