TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise da Globalização

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

Análise da globalização

♣ A globalização não afeta todos os países da mesma forma – o mundo continua dividido em países tecnologicamente avançados, países subdesenvolvidos com potencial industrial e países desprovidos de uma estrutura econômica básica. ♣ Portanto, globalização não quer dizer uniformidade ou homogeneização das condições econômicas.

Limites da globalização

 ♣ A globalização não tem integrado toda a população mundial. A maior parte da humanidade não dispõe de acesso a informações e bens de consumo, nem da facilidade de se transferir de um país para outro. ♣ A grande parte da população mundial encontra-se limitada a sua experiência local, distante das novas tecnologias, do conforto propiciado por artigos eletrônicos. ♣ Elite da globalização: profissionais que prestam serviços altamente especializados em empresas modernas. ♣ Excluídos da globalização: desempregados, trabalhadores com baixo nível de renda, desconectados das novas tecnologias.

Os organismos multilaterais: FMI e Banco Mundial

♣ São fóruns nos quais vários países encaminham as suas demandas e propõe políticas, ou seja, não existe um poder autônomo global que dite regras, sobrepondo-se ao poder dos Estados Nacionais. ♣ São controlados pelos países desenvolvidos que contribuem com a maior parte dos recursos. O poder de voto depende da dotação financeira.

Os organismos multilaterais: OMC

 ♣ Criada em 1995, seu objetivo é liberalizar o comércio mundial, reduzindo barreiras tarifárias e restringindo práticas de restrição às importações. Procura criar um conjunto de regras acerca do que pode ou não ser feito para estimular os setores produtivos nacionais.

Os organismos multilaterais: ONU

 ♣ Organismo voltado para as questões sociais, humanitárias e para a resolução de conflitos mundiais. Promove a melhoria das condições de vida nos países em desenvolvimento por meio de ações voltadas à melhoria da educação, saúde, alimentação e trabalho. Combate o trabalho infantil, o turismo sexual e a AIDS.

Alguns problemas globais

 ♣ Necessidade de reduzir o número de pessoas vivendo em situação de pobreza extrema. ♣ Inserir todas as crianças na escola. ♣ Reduzir em 60% as taxas de mortalidade infantil. ♣ Diminuir de forma substantiva a discriminação contra a mulher. ♣ Buscar soluções para a crise de refugiados.

A visão otimista da globalização

♣ Os otimistas: economistas internacionais, executivos de empresas multinacionais etc. Afirmam que vivemos em um mundo de oportunidades ilimitadas para se ganhar dinheiro, trocar informações e ampliar os níveis de conhecimento. Teríamos chegado a um modelo definitivo e quase perfeito de sociedade no qual a economia de mercado se combina com a democracia política e a liberdade.

A visão crítica da globalização

 ♣ Criticam o excessivo poder das empresas multinacionais, o conteúdo das políticas neoliberais e o controle das políticas econômicas dos países pobres pelos países ricos. A globalização seria apenas o novo nome de um fenômeno antigo, o imperialismo.

Transformações no trabalho

♣ Estamos vivenciando um processo de reestruturação produtiva em escala global. As inovações tecnológicas foram inseridas no processo de trabalho, colocando a necessidade de formulação de novas competências para os trabalhadores.

A qualificação para o trabalho

♣ No Brasil, a baixa qualificação dos trabalhadores é considerada como um dos entraves para o aumento da produtividade e da competitividade nas empresas instaladas no país.

Mudança do perfil do trabalhador

 ♣ Trabalhador polivalente e qualificado. ♣ Com maior grau de responsabilidade e autonomia. ♣ Flexibilidade intelectual. ♣ Capacidade de análise e comunicação.

Transformações do trabalho

♣ Há um nítida redução do trabalhador fabril em função da automação, da robótica e da microeletrônica. ♣ Eliminação gradual do emprego rural. ♣ Crescimento da presença feminina no mercado de trabalho.

♣ Expressiva expansão do trabalho assalariado no setor de serviços. ♣ Aumento da importância das profissões com grande conteúdo de informação e conhecimentos. ♣ Expansão do trabalho parcial, temporário, precário, subcontratado e terceirizado. ♣ Ampliação do setor informal da economia.

A nova hierarquização do trabalho Empregados das grandes empresas Trabalho precário e parcial: setor informal Desempregados: não integrados ao mundo da produção

Política e relações de poder

 ♣ A política adquiriu, no senso comum, um significado altamente pejorativo associado a atividades de um grupo social pouco confiável: os políticos profissionais. ♣ A política é uma criação humana e foi inventada exatamente para que fosse possível expressar as diferenças e os conflitos de pensamento.

Política e relações de poder

♣ La Bóetie afirma: “aquele que manda não está sozinho, o que o mantém no poder é a relação de cumplicidade que se estabelece com o próprio povo”. ♣ Portanto, todos nós estamos envolvidos na política, pois ela é a atividade que diz respeito à vida pública.

♣ A política compreende relação de poder que, por princípio, tende a busca do bem comum. Este somente pode ser atingido se baseado na justiça. ♣ Desse modo, a questão política se encontra diretamente relacionada com a ética. Na ausência de um forte sentimento ético, o bem comum não é atingido, desvirtuando-se o sentido da política.

♣ Ninguém escapa da política, quem não se envolve nos acontecimentos, é envolvido indiretamente nas suas consequências, pois todo ato humano em sociedade é político, inclusive a omissão. tuando-se o sentido da política. ♣ A razão de ser do Estado: assegurar que cada cidadão tenha uma vida digna de ser humano. O Estado deve se sobrepor ao indivíduo e à família.

♣ É papel do Estado garantir o princípio de igualdade de todos perante a lei e o respeito aos direitos fundamentais do ser humano. ♣ Para que o Estado cumpra suas funções de garantir a ordem e proteger a sociedade é necessário que haja legitimidade, ou seja, a aceitação da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com