TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Crédito e Investimento

Por:   •  5/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Análise de Crédito e Investimento

Análise de Crédito:

Antes de começarmos a analisar os dados apresentados através dos balanços, balancetes, DRE e alguns outros relatórios, devemos saber que possui dois tipos de análises, sendo elas: Qualitativa e Quantitativa.

Quantitativa: irá levar em consideração apenas números e valores, sua analise será somente com base nos dados apresentados nos BP’s, DRE’s e Balancetes, se a empresa está bem financeiramente e economicamente.

Qualitativa: esse método de análise busca informações fidedignas sobre o presente e futuro cenário, no qual a empresa solicitadora do crédito, está inserida. ual as previsões para o seu ramo de atuação, se é um ramo promissor ou se é um segmento prestes a enfrentar uma crise e um recesso no mercado de negócios.

Exemplo: vamos supor que a empresa CVC solicite um crédito de X milhões, e os seus relatórios contábeis estão muito bom, com um bom faturamento, ativo maior que o passivo, PL crescente… sendo assim, ao analisar os relatórios desta empresa com base apenas no método quantitativo, muito provavelmente o seu credito solicitado, será concedido.

Porém se analisarmos pelo método Qualitativo, poderemos observar que está empresa irá passar por um bom período de crise e recessão de mercado, visto que após a pandemia que vivemos atualmente, as pessoas não irão buscar por viagens, visto que viagem é algo terciário, de não necessidade, e o orçamento de muitas pessoas irão estar apertados de mais para se preocuparem com as viagens de lazer. Com base nessa análise, temos que ser cautelosos para aprovar um crédito com um valor muito elevado, pois dentro de uns 2 anos, o faturamento desta empresa continuara muito baixo em relação aos anos passados.

Abaixo temos alguns pontos importantes que devemos levar em consideração ao fazer uma análise de crédito.

Pontos principais:

1. Património Liquido negativo

Se a empresa estiver com um Património Liquido negativo, não é aconselhável conceder o crédito pois é um indicativo de que a empresa está falindo, mas se caso for aprovar, devemos pegar bens em garantia, com um valor bem superior ao crédito concedido e dando preferência para os de maior liquidez.

2. CCL

Uma empresa com CCL positivo possui uma parte do ativo circulante que não está comprometida com o Passivo circulante, tendo assim uma folga financeira. Se estiver negativo significa que a empresa não está tendo recursos a curto prazo, suficientes para cobrir suas obrigações a curto prazo.

3. Endividamento (curto / longo)

Esse resultado será em % e saberemos o quanto os ativos da empresa está financiado com capital de terceiros.

Passivo total / Ativo total = *100 = XX,XX%

4. Lucro Operacional

Ao analisar o seu lucro operacional saberemos se a atividade económica da empresa é lucrativa, se consegue sustentar a empresa sem depender de receitas financeiras e outras receitas, visto que uma empresa que depende de receita financeira, começa a ser vista como um “banco”.  

5. Divida X PL

Resulta no PL livre de DL (Dívidas líquidas), quanto do PL a empresa possui que não está comprometido com DL ou seja o real PL da empresa.

6. Divida X Faturamento

Este indicador irá mostrar se a empresa está com um alto índice de endividamento, que ao médio longo prazo pode resultar com o não pagamento de suas obrigações, com base nesse indicador podemos chegar a conclusão de que é uma empresa que não merece um novo crédito pois uma empresa com alto índice de endividamento é uma empresa que já teve outros créditos tomados no passado.

Segue junto uma planilha Excel usada em análise de crédito com as fórmulas dos pontos citados.

Análise de Projetos de Investimentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com