TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Investimentos

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.921 Palavras (16 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 16

1. Introdução

Na primeira etapa da ATPS, será abordado o conceito de investimento e sua real participação em uma organização. Serão analisados os investimentos em ações de empresas, fundos de investimentos e caderneta de poupança, sabendo-se que os investimentos geralmente serão rendidos em longo prazo, porém é uma das saídas para alavancar a produtividade econômica da empresa. Como proposto pela ATPS, projetamos uma organização fantasia com investimento inicial de R$ 170.000,00, da qual, serão realizadas no decorrer dessa etapa da ATPS, variações monetárias, variações de porcentagem de crescimento, capital de giro, faturamento mensal e anual . Já na segunda etapa da ATPS será abordado o fluxo caixa,   um instrumento de controle, que tem por objetivo demonstrar e auxiliar os diretores de uma organização na tomada de decisões. Utilizando a empresa que abrimos no passo anterior, será feito o fluxo de caixa mensal e anual e os fluxos de caixa esperado com aumento de 5 % ao ano, nos próximos 5 anos e também os fluxos de caixa relevantes demonstrando os valores encontrados nos fluxos de caixa.  Depois será abordado as varias técnicas para analisar se o projeto é viavel ou não, sendo elas: TMA, VPL, TIR E Payback. Será feita em seguida cálculos com a tecnicas estudadas na empresa  STZ Cosméticos, e por fim analisaremos os riscos e as incertezas de um projeto, e a comparação de investimentos ou a realização do projeto e uma breve conclusão, sobre todo conteúdo estudado.

2. Investimento

Diretamente ligado à economia, para melhor entendimento do conceito de investimento, se faz necessário compreender a obtenção de resultados satisfatórios aliando a economia e o investimento, sabendo-se que para aumentar a economia de um determinado país é necessário que exista um grande fluxo de investimentos.

O Termo investimento pode ser compreendido como a efetivação de uma aplicação para adquirir rendimentos em longo prazo, sendo usado pela sociedade ou pela organização.

Dentro de uma organização, temos, por exemplo, uma empresa que possui uma produtividade limitada, que está impedindo seu crescimento econômico, a mesma investe em equipamentos e maquinas para o aumento da produção, favorecendo então o aumento do produto interno bruto (PIB).

As organizações podem investir em:

  • Ações de empresas: nesta modalidade de investimento, o investidor compra ações diretamente, não dividindo os ganho, muito menos os riscos, quando a organização ora  com contas acionárias, paga dividendos, que são a parcela do lucro distribuída aos acionistas, o investidor recebe esse dinheiro na sua conta diretamente,  comprando de forma direta, o investidor pode escolher se quer continuar sócio de uma determinada empresa ou não e como é o dono do papel, pode alugar a ação, se quiser.

  • Fundos de Investimento: nesta modalidade de investimento não é necessário ser uma especialista no mercado financeiro para investir, você escolhe em qual estratégia quer investir, procura a melhor conveniência para os seus investimentos, e a gestão dos recursos deve ser feita por especialistas.
  • Caderneta de poupança: as outras modalidades na pratica apresentam um rendimento maior do que a poupança, porém é necessário pagar taxas para a equipe responsável de corretagem do investimento, sendo em muitas vezes inviabilizadas em transações de pequeno valor.  A poupança é isenta do imposto de renda, podendo o valor ser resgatado a qualquer momento, devendo sempre o analise das taxas de administração.

        

Para firma real investimento é necessário o planejamento antecipado para que o investidor analise o mercado de negócios e verifique a melhor opção, sempre visando menores riscos. Caberá também ao investidor analisar a taxa de juros praticada naquele momento no país, determinada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM).

3.  Revenda de Cosméticos

O ramo escolhido para desenvolvimento nesta etapa da ATPS será uma revendedora de cosméticos, que conforme pesquisado, podemos observar que a cada ano aumenta a procura por produtos naturais devido ao aumento da renda do consumidor brasileiro, notamos isso através do aumento de 44 % em 2007 para 49 % em 2008.

As indústrias especializadas neste ramo estão investindo em tecnologias para baratear seus custos e em fim, seu produto, tendo maior procura pela a classe “C” que vem crescendo e tendo maior acessibilidade financeira. A mudança no comportamento dos consumidores perante os produtos do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vem transformando produtos de luxos em itens de necessidade, mesmo em tempos de crises econômicas.

Pesquisa mostra que as mulheres encaram a beleza como “necessidade”, investindo em hidratantes, loções e cuidados com os cabelos, mesmo diante a instabilidade econômica mundial, 60 % das mulheres disseram que não mudaram seus hábitos de compra de produtos de beleza.  

Em geral o maior público alvo são as mulheres, sendo elas adolescentes, mulheres ou da terceira idade, tendo o maior público na faixa etária dos 25 anos.  O grupo de consumidores infantis é significativo, porque muitas crianças influenciam o processo de compras a partir dos três anos de idade. O fato, ora curioso, é que o número de crianças tende a diminuir, cada vez mais as famílias vem tendo menos filhos, enquanto o consumo aumenta os produtos para esse grupo é linha de produtos para banho e cosméticos.

4. STZ COSMÉTICOS LTDA EPP

Como abordado acima o ramo escolhido para desenvolvimento será uma organização revendedora de cosméticos naturais e industrializados, segue abaixo desenvolvimento:

  • Capital Inicial: R$ 170.000,00

  • Regime de Tributação: Simples Nacional
  • Objeto da organização: Revenda de cosméticos naturais e industrializados.
  • Missão: Promover por meio do conhecimento e capacitação profissional, as necessidades e expectativas do setor, gerando valores e crescimentos pra seus colaboradores e parceiros.
  • Visão: Ser a maior revendedora da região de cosméticos naturais e industrializados, buscando o crescimento regional e nacional.
  • Valores: Trabalho com ética, transparência e responsabilidade, buscando sempre melhorias continuas através da inovação e conhecimento, sendo aliada de seus colaboradores para melhores resultados e satisfação do cliente.

5.  Tabela de Custos:

Descrição

Qtde.

 Valor Unit.

Valor Total

Aluguel de Imóvel

1

   1.500,00

1.500,00

Expositores;

1

       2.500,00

2.500,00

Balcão

1

       1.450,00

1.450,00

Estoque Condicionador

200

5,80

1160,00

Estoque Shampoo

200

4,80

960,00

Mesas e cadeiras;

4

           300,00

1.200,00

Caixa registradora;

1

           900,00

900,00

Computador, impressora, softwares;

1

       3.000,00

3.000,00

Lixeiras;

5

             60,00

300,00

 

 

 

12.970,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (305.7 Kb)   docx (363.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com