TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Do Contabilista Frente À Atualidade

Por:   •  19/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.908 Palavras (20 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 20

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso de Graduação em Ciências Contábeis

Ludmila Aparecida da Silva Santos

A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA CONTÁBIL E

A ATUAÇÃO DO CONTABILISTA FRENTE À ATUALIDADE.

Belo Horizonte 2020

Ludmila Aparecida da Silva Santos

A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA CONTÁBIL E

AS EXIGÊNCIAS ÉTICAS PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO CONTÁBIL

Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina Introdução à Contabilidade do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais São Gabriel.

Professor: Luciano Carlos Lauria

Belo Horizonte 2020

Sumário

INTRODUÇÃO        4

  1. A evolução da contabilidade        5
  1. Contabilidade do mundo antigo        5
  1. Contabilidade do mundo moderno        10
  2. Contabilidade do mundo científico        11
  3. Contabilidade na atualidade        13
  1. Legislação brasileira e a aderência às normas internacionais contábeis 14
  2. Desafios da atualidade para a contabilidade        16
  1. PESQUISA DE CAMPO        17
  2. CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        21

APÊNDICES        22

INTRODUÇÃO

Esse trabalho cujo tema é a evolução da ciência contábil, foi aventado na área do curso de ciência contábeis, na disciplina de introdução a contabilidade lecionada pelo professor Luciano Carlos Lauria.

O trabalho desenvolvido tem como objetivo, portanto, apresentar e relatar a evolução e história da contabilidade mostrando que a evolução da disciplina está entrelaçada com ás necessidade e eventos do homem, destacando os principais ocorridos que contribuíram para o panorama da contabilidade atual.

Está pesquisa está relacionada com as diversas épocas da contabilidade, fazendo uma breve reflexão e destacando os pontos principais da contabilidade na época antiga, desde os seus primórdios, passando pela época medieval, moderna, científica e até os dias de hoje.

A contabilidade é uma das ciências mais antiga do mundo e que possui bastante importância em todo o mundo nos dias de hoje, o propósito dela é obter informações relevantes do Patrimônio nas entidades e empresas utilizando o método das partidas dobradas, para que no final de um mês seja avaliada a situação que a empresa se encontra, por meio do balanço patrimonial.

Compreender a herança do passado da contabilidade é poder recuperar a também a evolução humana e entender quais são as necessidades do ser humano em controlar seu patrimônio, representado pelo conjunto de bens, direitos e obrigações. Portando, entender a história da contabilidade é resgatar toda linha de raciocínio contabilista e assim estender-se ao futuro da contabilidade.

Além de fazer um breve relato do passado contábil, esse trabalho tem o objetivo de demonstrar o contexto da contabilidade na atualidade, descrevendo quais são os desafios e dificuldades que o profissional da área encontra.

A metodologia utilizada para produzir este trabalho foi através de pesquisas em livros, site, e para o enriquecimento deste, ocorreu uma entrevista com uma

contadora, onde foi feito algumas perguntas relacionadas ao trabalho e de curiosidade própria.

  1. A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

A origem da contabilidade está relacionada com necessidade do homem primitivo em controlar e obter os registros do comércio, pois á medida que o homem produzisse e vendesse mais, também se aumentava as informações cada vez mais, causando a dificuldade em memorizar e assim surgiu a necessidade dos registros, gerando os primeiros ocorridos da contabilidade.

  1. Contabilidade do mundo antigo

O homem primitivo já praticava uma contabilidade rudimentar ao contar seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos, mas foi na mesopotâmia (crescente fértil), atual território do Irã e do Iraque onde surgiram os primeiros registros patrimoniais. O crescente fértil era uma região em torno dos rios Tigres e Eufrates no Egito, nos quais surgiram as primeiras comunidades agrícolas das quais temos documentação.

Essas comunidades trouxeram um novo movimento econômico, se até então as tribos se deslocavam de um local ao outro para prezarem tanto a caça quanto os bens agrícolas, nesse crescente fértil notamos o movimento um pouco diferente, pela primeira vez o ser humano começou a plantar as frutas, verduras e os gêneros dos quais tinha necessidade e ao mesmo tempo começou a criar animais de forma sedentária, deixando o nomadismo de lado. Com a não necessidade de fazer o deslocamento para encontrar comida, surge-se a importância de controlar o que cada ser tinha, ou seja, seu patrimônio, sendo ele pessoal ou do grupo, porque era extremamente importante saber o quanto se tinha de comida e bens, para que as pessoas não passassem fome e tivesse utensílios suficientes para a caça e coleta dos gêneros alimentícios que precisavam.

Conforme descrito, foi nessa região que apareceu os primeiros registros contábeis, paralelamente ao surgimento da escrita, que também foi uma grande revolução para época, pois assim era possível fazer os registros de forma pictórica daquilo que queria representar, trazendo um grande avanço para a comunidade.

Dessa forma podemos ressaltar diversos grupos nacionais que deram início a contabilidade, entre eles os egípcios, mesopotâmicos e fenícios. Os mesopotâmicos criaram os primeiros controles, uma forma de controlar o patrimônio, já os egípcios era um povo que tinha uma grande evolução na engenharia e na escrituração do patrimônio, ou seja, o controle matemático daquilo que se tinha. Por último, os fenícios por meio das navegações, promoveram o comércio, contribuindo também com o aparecimento da moeda e facilitando as vendas, além disso, criaram o alfabeto, que em termos de cultura, educação e contabilidade foi um avanço, porque assim padronizaram a escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (850.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com