TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Ambiental

Por:   •  1/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

A auditoria ambiental é um processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria, e para comunicar os resultados deste processo ao cliente.

A Auditoria Ambiental trata-se de um processo gerido por um auditor líder e executado por uma equipe previamente definida, com o intuito de avaliar o desempenho, o comprometimento ambiental e a conformidade legal quanto à política ambiental de uma organização. (FISHER ET AL 2013, pág. 1)

A auditoria externa é onde pessoas especializadas no objeto de auditagem e sem qualquer vínculo empregatício com empresa. Expressa opinião sobre o segmento auditado, identificando as possíveis falhas nas empresas auditadas no que for referente ao objeto de auditagem.

Auditoria interna o empregado independente da unidade auditada e especializado no objeto de auditagem. Verifica o atendimento aos critérios traçados para a empresa.

É importante salientar que a Auditoria Ambiental apropria-se de conceitos da auditoria contábil; sendo assim, pode-se dizer que aquela expressa o balanço do consumo de recursos naturais e da eficiência da proteção ambiental de determinada organização e processos. Também aponta os “passivos ambientais” – os problemas e responsabilidades sobre os danos ambientais, a exemplo de contaminação do meio físico, supressão de habitats etc. Nesse sentido, as auditorias também são utilizadas para balizar negociações comerciais entre corporações e governos. (FISHER ET AL 2013, pág. 5)

No final da auditoria, a equipe de auditores  apresenta aos auditados as evidências e observações detectadas durante a auditoria. A reunião deve ser amigável e conduzida pelo auditor líder, que deve ter em mãos um relatório preliminar ( sumário das evidências), com a presença de toda sua equipe.

A organização que pretende obter a certificação ISO 14001, deve estabelecer, documentar, programar, manter e sempre melhorar o SGA, promovendo melhoria contínua e conformidade ambiental e demonstrando- a terceiros. Segundo Forte (2007) “a empresa tem liberdade e flexibilidade para programar o SGA em departamentos específicos, ou em atividades específicas ou em toda organização”(GONZAGA ET AL, pág. 10)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com