TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BASE ASSESSORIA CONTÁBIL

Por:   •  9/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.878 Palavras (16 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 16

BASE ASSESSORIA CONTÁBIL







Belo Horizonte
2014









SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4

1.1 Contextualização 4

1.2 Pergunta norteadora 4

1.3 Apresentação da empresa 4

2 FORMAS DE GESTÃO DA BASE ASSESSORIA 5

2.1 As teorias da administração 6

2.2 Aplicação das teorias na BASE assessoria contábil Ltda. 6

2.3 Organograma 7

2.4 Análiseswot 8

3 SOCIOLOGIA 9

3.1 Sociologia das organizações 9

3.2 Teoria da burocracia 9

3.3 Aplicação da teoria da burocracia na empresa 10

4 CONTABILIDADE 10

4.1 Departamento de pessoal 11

4.2 Rotinas BASE assessoria contábil 11

4.2.1 Admissões 12

4.2.2 Geração da folha de pagamento e emissão de guias referentes a encargos e 
contribuições 13

4.2.3 Demissão 15

4.2.4 Declarações de departamento de pessoal 16

5 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização

Neste trabalho será abordada a aplicação da interdisciplinaridade entre a sociologia das organizações, a teoria geral da administração e a contabilidade geral. Essa interação entre as matérias citadas acima é de extrema importância, pois servirá como base para a criação e desenvolvimento de uma empresa fictícia.

Na teoria geral da administração, será estudada sua aplicação nas diferentes situações com que os profissionais se deparam no dia-a-dia da organização e na forma de gestão do negócio e das pessoas, buscando eficiência na execução de tarefas e nas rotinas da empresa.

A sociologia das organizações entra como aliada da administração com o intuito de manter aorganização e o bom relacionamento entre os funcionários e auxiliar na resolução de conflitos internos e externos, estabelecimentos de normas de condutas e na interação da organização com o ambiente externo.

A contabilidade geral é a base para o funcionamento da empresa, ela apresenta as rotinas da área de atuação escolhida para a empresa, nesse caso, o departamento de pessoal e impõe as normas para a execução dessas rotinas.

1.2 Pergunta norteadora

Da admissão à demissão: Quais as estratégias e funções utilizadas para desenvolver as atividades no setor de departamento de pessoal?

1.3 Apresentação da empresa

Um grupo de seis amigas do curso de ciências contábeis se juntou com objetivos em comum, tendo como principal objetivo o crescimento profissional, financeiro e o reconhecimento no mercado de trabalho. Assim surgiu a empresa Base Assessoria Contábil LTDA., cadastrada pelo CNPJ 57.151.184/0001-08, está situada na Av. Augusto de Lima, nº 4500, no centro de Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 30.150.003. Tem, como principal atividade econômica, a preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo, voltada à rotina do setor de Departamento de Pessoal.

Toda empresa deve ter definidos sua missão, visão e valores, é a identidade da empresa. A partir daí é possível criar uma direção e formular estratégias de gestão para a execução de tarefas e alcance de metas.

A missão de uma empresa pode ser entendida como a razão da sua existência, o motivo da criação da empresa. A missão da Base assessoria Contábil é garantireficiência e qualidade na prestação de serviços, com competência e integridade, atendendo as expectativas dos clientes. 

A visão é o que a empresa idealiza para seu futuro, onde ela deseja chegar, um conjunto de metas e objetivos a serem alcançados em um determinado período, sendo a base de atuação da empresa. Nesse caso, a visão é a satisfação e fidelizar os clientes, tornar-se referência no ramo de Departamento de Pessoal e alcançar destaque e reconhecimento no mercado.

Assim como a missão e visão, a empresa também possui valores que são fatores determinantes na sua gestão, são ideais que deverão permanecer presentes na empresa através de seus funcionários, principalmente nas relações com clientes, são eles: ética, responsabilidade social, seriedade, integridade, respeito ao cliente, excelência no atendimento e trabalho em equipe.

2 FORMA DE GESTÃO DA BASE ASSESSORIA

A administração é um instrumento indispensável às organizações, sejam elas públicas ou privadas, sem fins lucrativos ou de economia mista. “A administração é uma necessidade comum a todos os negócios” (CHIAVENATO, 2008). Desde os tempos antigos ate os dias de hoje, a sociedade necessita de administração para desenvolver novos produtos e serviços que vão atender as necessidades básicas, pois a partir das necessidades pode-se criar, recriar, reinventar e inovar. Dentro destas condições a empresa Base Assessoria Contábil, trabalha a favor de algumas teorias administrativas.

A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas.Ela estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social. A tarefa da administração consiste em guiar e convergir as organizações interpretando os objetivos propostos por elas assim transformando-os em ações organizacionais por meio de planejamento.

As teorias da administração podem ser divididas em várias abordagens, cada abordagem representa uma maneira específica de encarar as tarefas e as características do trabalho de administração. Lembrando que cada teoria da administração surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época. A Base Assessoria contábil se embasa nas seguintes teorias da administração: A teoria burocrática, teoria das relações humanas e a teoria de sistemas.

2.1 As teorias da administração

A teoria da burocracia segundo Robert k. Merton éa (1999, p. 341) “estrutura social formal, racionalmente organizada, que envolve padrões claramente definido de atividades nas quais, de uma forma ideal, todasérie de ações se relacionam funcionalmente com os propósitos da organização.”

A teoria das relações humanas ampliou o enfoque homens-máquinas estendendo-o ás relações entre as pessoas na organização, á compreensão do efeito das relações sociais entre pessoas, da conduta social do indivíduo e dos pequenos grupos.

A Teoria de sistema é um ramo específico da teoria geral de sistemas. É considerada como sendo uma teoria de teorias, pelo fato de procurar regras de valor geral que possam ser aplicadas emqualquer sistema e em qualquer nível da realidade. Convém destacar que os sistemas são módulos ordenados de elementos que se encontram inter-relacionados e que interagem entre eles.

2.2 Aplicação das teorias na Base Assessoria Contábil

A Teoria da burocracia em sua forma organizacional visa garantir a máxima eficiência possível para o alcance de seus principais objetivos dentro da empresa. Exerce com precisão a definição do cargo e na operação pelo conhecimento dos deveres de cada funcionário.

No processo de organização e execução das tarefas,foi implantada a teoria das relações humanas. Essa teoria tem o papel de controlar a integridade física e psicológica de cada funcionário, não sendo eles presos á centralização das tarefas e da estrutura.

A teoria dos sistemas tem grande importância para o desenvolvimento da empresa, está ligada a um dos principais elementos na desenvoltura dos serviços da empresa, facilitando o processo de informação e a realização das tarefas. Cada sistema tem um objetivo e uma finalidade que darão seguimento para a conclusão do exercício.

2.3 Organograma

O organograma representa a estrutura hierárquica da empresa através de um gráfico. Nele estão representadas as funções atribuídas a cada membro da organização. Abaixo o organograma da empresa Base Assessoria contábil Ltda.

Fonte: BASE assessoria contábil

2.4 Análise SWOT 

A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para analisar o ambiente interno e externo da organização, identificando as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. As Forças sãovantagens internas que a empresa apresenta em relação à concorrência; as Fraquezas são representadas pelas desvantagens internas da empresa; oportunidades são os Aspectos internos que têm influência positiva para a empresa; e as Ameaças são os Aspectos externos que influenciam negativamente a organização. Abaixo (FIG. 1) a análise SWOT da empresa Base Assessoria Contábil:

Força
Fraquezas
Recursos tecnológicos avançados.
Equipe formada com alto nível de capacitação;
Eficiência na entrega dos serviços.
Equipe formada por profissionais recém-formados;
Empresa nova no ramo, com pouco conhecimento do público;
Pouca atuação no mercado de trabalho.
Oportunidades
Ameaças
Mercado em expansão;
Especialização constante da equipe.
Concorrência de mercado;
Empresas atuantes há mais tempo no mercado.
FIGURA 1 - Análise SWOT 
Fonte: BASE assessoria contábil

3 SOCIOLOGIA

Segundo Carlos Benedito Martins, autor do livro O que é Sociologia (1994, p. 9), pode-se entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desde Copérnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social. Surge posteriormente à constituição das ciências naturais e de diversas ciências sociais.

O objetivo da sociologia é aumentar ao máximo o conhecimento do homem e da sociedade através da investigação científica. O campo de estudo dasociologia é a sociedade como um todo, envolvendo todas as suas particularidades, sejam em características políticas, econômicas, sociais, culturais, históricas etc.

A sociologia possui uma ramificação cujo propósito é propor medidas, para que sejam feitas mudanças ou ajustamentos na sociedade, sendo uma delas a teoria que abrange a ciência chamada Sociologia Aplicada à Administração.

3.1 A sociologia das organizações

A sociologia das organizações é um ramo aplicado da sociologia que tem como finalidade analisar os aspectos sociológicos de organizações, isto é, de empresas, fundações e órgãos públicos. Seu objetivo é o estudo de uma sociedade que influi na organização e no desenvolvimento das mesmas, para prover uma melhor compreensão dos fenômenos que ocorrem dentro de uma organização no ponto de vista sociológico.

3.2 Teoria da burocracia 

A burocracia, segundo Weber, é uma forma prescritiva de delegar responsabilidades e padronizar a comunicação de acordo com normas predefinidas e impessoais. As características burocráticas essenciais, cada uma das quais contribui para a operação eficiente da organização, está funcionalmente ligada às outras, inclui: (1) posições ou cargos cuidadosamente definidos; (2) uma ordem hierárquica com limites nítidos de autoridade e responsabilidade; (3) seleção do pessoal estribada nas qualificações técnicas e profissionais; (4) regras e regulamentos que governam a razão oficial; (5) estabilidade e possibilidade de carreira por promoção na hierarquia.

3.3 Aplicação da Teoria burocrática na empresaEstruturada na teoria da burocracia, a Base Assessoria Contábil Ltda. busca o reconhecimento e a eficiência: entendendo por eficiência o uso racional dos meios dos quais dispõe para alcançar objetivos previamente estabelecidos Trata-se da capacidade de alcançar os objetivos e as metas programadas com o mínimo de recursos possíveis, com isso trabalha em uma busca constante de maneiras mais eficazes para obtenção de melhores resultados.

Dentro da empresa, as decisões mais importantes são tomadas sempre por meio de conselhos com votações democráticas entre os sócios. É extremamente importante que haja comunicação formal: sendo a transmissão da informação entre grupos de diferentes níveis hierárquicos da empresa, tendo como principal objetivo fazer com que todos tenham a mesma informação, facilitando assim a identificação de problemas nas organizações e suas possíveis soluções.

A comunicação é vital e imprescindível para o comportamento das organizações, dos grupos e das pessoas. Trabalha-se com ela todo o tempo nas decisões a serem tomadas nas concessões de tarefas. Segundo Chiavenato (2000, p. 142), “é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação.”

A equipe é formada por cinco sócios, cada um com sua função estabelecida previamente pelo regime de hierarquia, o que dificulta o desvio de função e evita possíveis problemas na estrutura da empresa. O presidente é o responsável pela direção, coordenação e definição dos objetivos presentes e futuros da empresa. O gerente planeja e controla o desenvolvimento dostrabalhos realizados pelos seus subordinados no dia-a-dia. O contador presta assessoria de departamentos pessoal para a empresa, quanto a leis trabalhistas e processos pertinentes a esse setor.

Os profissionais se qualificam constantemente através de treinamentos e palestras, que também são oferecidos às empresas pelas quais são prestados os serviços. Investir no potencial do funcionário é um grande passo, o mais importante para alcançar o sucesso da organização, afinal um profissional qualificado que saiba colocar em prática a sua habilidade soma para a empresa e para os demais profissionais.

4 A CONTABILIDADE

Segundo Marion (2009, p. 28) “a Contabilidade é um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões.”

Contabilidade é uma ciência social muito antiga, que tem como finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade transmitindo informações de forma clara e objetiva a fim de auxiliar os usuários na tomada de decisões garantindo a continuidade da organização.
Na contabilidade os aspectos qualitativos e quantitativos se apresentam sob três formas: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. O Ativo são os bens e direitos da entidade, por exemplo, dinheiro em caixa ou banco, estoques de mercadoria, imóveis, veículos etc. O passivo é tudo aquilo que a empresa deve, as obrigações financeiras da entidade para comterceiros, por exemplo, dívidas, fornecedores e impostos a pagar. E, por fim, o Patrimônio Líquido que é o valor aplicado pelo(s) proprietário(s) na entidade.

4.1 Departamento de Pessoal

É responsável pelos funcionários desde o seu recrutamento até o desligamento total da entidade. É imprescindível para o bom funcionamento da empresa, pois zela pela organização e manutenção dos arquivos e documentos importantes para o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária. Portanto, tem a obrigação de realizar todos os serviços com excelência e seguindo todas as leis impostas pelo ministério do trabalho e outras autoridades.

4.2 Rotinas Base Assessoria Contábil

As rotinas do departamento de pessoal são muitas, a Base atua prestando serviços para empresas que têm um foco maior em vendas de roupas e acessórios.
Com algumas obrigações mensais e outras anuais, tem a função de controlar todas as movimentações da folha de pagamento, como admissões, desligamentos, apuração de férias, proventos, descontos, benefícios lançados em folha de salário, entre outras movimentações.

4.2.1 Admissões 

O empregado ao ser admitido deve passar por uma rotina especial junto à empresa. Essa rotina visa atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa, propiciando o ingresso desse empregado com sucesso. Livro ou Ficha de Registro de Empregado é o documento que terá todas as informações do empregador e do empregado, principalmente admissão, cargo, salário, horário e local de trabalho, será atualizado todas as vezes que houver novasinformações, tais como, férias, auxílio doença, entre outras. Uma vez selecionado o candidato ao emprego, procede-se à admissão, e um requisito essencial para que tal fato ocorra é a verificação da capacidade funcional, a aptidão física ou mental do empregado para o desempenho de determinada atividade. Documentos exigidos no momento da contratação:
foto 3x4;
titulo de eleitor (para ambos os sexos);
certificado de reservista ou prova de alistamento no serviço militar (para o sexo masculino);
cédula de identidade;
CIC ou CPF;
carteira de Habilitação Profissional expedida pelos órgãos de classe, tais como: OAB, CREA, CRC;
certidão de casamento se for o caso;
certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos ou inválido, para fins de salário família;
cartão da Criança;
comprovante de Cadastramento no PIS/PASEP ou a correspondente anotação na CTPS (para se evitar duplo cadastramento);
contrato de Experiência;
livro ou ficha de registro de empregados;
exame médico admissional;
ficha de salário família;
termo de responsabilidade para percepção do salário família;
declaração de dependentes para fins do imposto de renda.

4.2.2 Geração da folha de pagamento e emissão de guias referentes a encargos e contribuições

Deve-se seguir o princípio da Competência na elaboração da folha de pagamento, ela tem função operacional, contábil e fiscal. Efetuam-se os cálculos adicionais como comissões, hora-extra, adicional noturno e salário família; e deduções como vale-transporte, vale-alimentação, INSS, IRPF, férias, 13º salário e FGTS.
Horas normaisquer dizer o tempo em que o empregado permanece em seu local de trabalho, ou à disposição de seu empregador, é considerado sua jornada de trabalho. Sua duração não poderá ultrapassar oito horas diárias, ou 44 horas semanais.
Remuneração da hora extra: terá direito o trabalhador que cumprir hora extra em sua jornada de trabalho receberá, no mínimo, 50% acima do valor da hora normal. “As horas extras podem ser trocadas por folgas, desde que elas não ultrapassem dez horas por dia ou a soma de jornadas semanais de trabalho em um ano”, de acordo com o advogado trabalhista José Oscar Borges, coordenador da Escola Superior da Advocacia.
Descanso semanal remunerado - DSR é o valor pago para horas extras, comissão ou adicionais que ainda não foram computados.
Faltas são os dias que efetivamente o empregado não compareceu e não houve nenhuma forma que autorizasse o pagamento. Esses dias são utilizados para dedução da base de cálculo do INSS, IRRF e FGTS, também prejudicam no escalonamento das férias e 13º salário, podendo sofrer o desconto dos feriados e domingos em razão da falta.
Cálculo de férias representa o período de descanso em que o funcionário tem o direito de retirar um pouco do estresse físico e mental causado pelo trabalho, depois de 12 meses trabalhando, chamado período aquisitivo. Geralmente, as férias são de 30 dias, mas, se o funcionário estiver com faltas não justificadas, esse número de dias poderá ser reduzido. Em relação à remuneração recebida durante as férias, o funcionário receberá o salário mais 1/3 da remuneração de férias, sendoacrescidas, também, as horas extras e outros adicionais.
Contribuição sindical é recolhida no mês de março e consiste na importância correspondente à remuneração de 1 (um) dia de trabalho para os empregados, qualquer que seja a forma da referida remuneração.
Comissão é uma retribuição ou premiação com base em percentuais sobre os negócios que o vendedor efetua, ou seja, o salário por comissão. É parte integrante da remuneração, porém tem forma especial de apuração para compor diversas bases de cálculos.
13º Salário é uma gratificação compulsória por força de lei e tem natureza salarial; para o empregado que não trabalha todo o ano, seu valor é proporcional aos meses de serviço, na ordem de 1/12 por mês, considerando-se a fração igual ou superior a 15 dias como mês inteiro, a 1ª metade é paga entre os meses 02 e 11, a 2ª até 20/12.
Vale transporte é um benefício em que o empregador antecipa o valor gasto com transporte para que o trabalhador se desloque de sua residência para o local de trabalho e vice-versa. Serão descontados 6% de seu salário e do que o trabalhador gasta com transporte será pago pelo empregador.
Vale refeição e alimentação a concessão desses benefícios não é uma obrigação legal do empregador. Além disso, o artigo 458 da CLT determina que a o benefício de alimentação e refeição fornecido pelo empregador não pode exceder a 20% (vinte por cento) do salário-contratual.
Cálculo de FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de serviço, foi criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é constituído de contas vinculadas,abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, equivalentes a 8,0% do salário pago ao empregado, acrescido de atualização monetária e juros.
Cálculo INSS - porcentagem sobre a remuneração mensal.
Até 1.317,07 8%
De 1.317,08 até 2.195,12 9%
De 2.195,13 até 4.390,24 11%

O Imposto de Renda a ser descontado na folha sobre os rendimentos do trabalho assalariado pagos pelas pessoas físicas ou jurídicas, deverá ser calculado de acordo com a tabela progressiva.

Base de cálculo mensal em R$
Alíquota (%)
Parcela a deduzir do imposto em R$
Até 1.058,00
Isento
-
De 1.058,01 até 2.115,00
15,00
158,70
Acima de 2.115,00
27,5
423,08

4.2.3 Demissão

Quando o funcionário pede demissão, ele tem direito de receber saldo do salário, indenização das férias integrais não gozadas e proporcionais, mais 1/3 sobre as mesmas e 13º. Caso não cumpra o aviso prévio, o mesmo deverá pagar indenização à empresa, salvo em casos de acordo.

Quando empregador demite funcionário e o contrato é por tempo determinado, o empregador paga uma indenização para o empregado; na demissão sem justa causa, mais os direitos. Na rescisão por justa causa o empregado perde todos os direitos de rescisão, como aviso-prévio, férias vencidas, férias proporcionais, 1/3 de férias, 13º Salário, FGTS, multa de 40% do FGTS e Seguro desemprego. Caso tenha menos de um ano de carteira assinada, o empregado demitido tem direito apenas ao salário família e ao saldode salário mensal. Se tiver mais de um ano de serviço, tem direito a receber seu salário mensal, suas férias proporcionais, inclusive a vencida, e também o salário família.

4.2.4 Declarações do Departamento de Pessoal

O Departamento de Pessoal basicamente é constituído por três setores: admissão, rotinas contábeis mensais e demissões. Tendo por atribuição o controle de frequência, elaboração de folhas de pagamentos, férias, cálculos de pagamentos de taxas, impostos e contribuições como:

DIRF: é a declaração do imposto sobre a renda retida na fonte. É uma declaração feita pela fonte pagadora, com objetivo de prestar informações à secretaria da Receita Federal do Brasil. 
- Os rendimentos pagos às pessoas físicas domiciliados no país.
- Pagamento, crédito, entrega emprego ou remessa a residentes ou domiciliados no exterior.

SEFIP: é a sigla para sistemas, empresa de recolhimentos do FGTS e informações para a previdência social. É um aplicativo criado para pessoas físicas ou jurídicas e contribuintes equiparados a empresas sujeitos ao recolhimento do FGTS.

GFIP: significa guia de recolhimento do FGTS e de informação à previdência social. É utilizada para o recolhimento do FGTS (fundo de garantia por tempo de serviços) e para disponibilizar informações sobre segurados à previdência social.

CAGED: significa cadastro geral de empregados e desempregados, é um registro administrativo instituído pela lei nº 4923 em dezembro de 1965. Tem como objetivo acompanhar o processo de admissão e demissão do empregado regido por CLT e dar assistênciaao desempregado. É utilizado para subsidiar programas do ministério do trabalho como seguro desemprego, com vistas a evitar fraudes nos pagamentos de parcelas indevidas aos trabalhadores.

RAIS: importante instrumento de coleta de dados denominados Relação Anual de Informações Sociais, que tem como objetivo suprir as necessidades de controle de atividades trabalhista no país, elaborar estatísticas do trabalho e disponibilizar informações do mercado de trabalho às entidades governamentais.

FGTS: fundo de Garantia de Tempo de Serviços foi criado na década de 60 para dar proteção e segurança ao trabalhador demitido sem justa causa. No inicio de cada mês é depositado pelo empregador em uma conta vinculada ao contrato de trabalho o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

5 CONCLUSÃO 

Os conhecimentos adquiridos através de cada uma das disciplinas aplicadas na execução de tarefas diárias e na tomada de decisões dentro da Base Assessoria Contábil ajudam a empresa a alcançar seus objetivos e melhorar suas rotinas e o relacionamento com clientes e até mesmo funcionários.

A teoria da administração junto com a sociologia das organizações auxilia a todo o momento, desde a criação até a definição das rotinas diárias da empresa. Por se tratar de uma empresa de Departamento de Pessoal, é fundamental que saiba lidar com as pessoas de maneira correta, pois nessa área o relacionamento com pessoas é constante, e isso é o que a sociologia mostra, a importância da comunicação dentro da empresa, uma equipe treinada, a maneira correta dedelegar tarefas aos subordinados e, sobretudo, o trabalho em equipe.

Mas, para o sucesso completo da organização e expansão do negócio, a contabilidade geral tem que ser aplicada e entendida, pois ela é a base para que a empresa funcione, é ela que apresenta as regras, leis e normas que regem toda a rotina do Departamento de Pessoal, como e quando devem ser executadas as tarefas, os processos relativos á cada rotina, entre outras informações por ela apresentadas. A junção e assimilação do conteúdo de cada uma das matérias são essenciais para alcançar destaque e longevidade no mercado que apresenta fortes concorrentes.


REFERÊNCIAS

Definição da sociologia disponível em: . Acesso em: 11 maio 2014.

ELY, Chinoy. Sociedade: uma introdução á sociologia LIVRO.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2. Ed.

Apostila de Administração – Teoria de Sistemas. Consulta em: 02 maio 2014.

Artigos.com, acesse:
.

. Acesso em: 10 maio 2014.

. Acesso em: 12 maio 2014.

. Acesso em 11 maio 2014.

. Acesso em: 12 maio 2014.

. Acesso em: 12 maio 2014.

GOUVEIA, Nelson. Contabilidade Básica.2.ed., São Paulo: Editora: Harbra, 2001.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à Teoria da Contabilidade. 3ª edição, São Paulo: ed. Atlas, 2002.

. Acesso em: 14 maio 2014.

. Acesso em: 14maio 2014.

. Acesso em: 14 maio 2014.

. Acesso em: 13 maio 2014

. Acesso em: 13 maio 2014.

. Acesso em: 15 maio 2014.

. Acesso em: 13 maio 2014.

. Acesso em: 15 maio 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com