TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA COMO DESENVOLVIMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  3/5/2017  •  Monografia  •  3.629 Palavras (15 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 15

A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA COMO DESENVOLVIMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

Jorge Max de Oliveira Silva

Lucilene de Souza Silva

Alianne Ferreira

Cleidiane Pinto Almeida

Curso: Ciências Contábeis

Pólo: Quixeramobim

Orientador: Ivone Luisa Aparecida Soares

RESUMO

Através desse trabalho realizou-se um estudo aprofundado sobre o crescimento das micro e pequenas empresas, questionando a importância por ser um dos principais pilares de sustentação da economia brasileira um exemplo é o enorme aumento na geração de emprego. Estudos comprovam que foram apresentados índices de grande crescimento comparado a anos anteriores nos quais a sobrevivência desse empreendimento é a condição indispensável para o desenvolvimento econômico no país e no mundo além de ser a principal ferramenta na desigualdade social. Podemos perceber que um dos problemas encontrados no crescimento das micro e pequenas empresas esta na aceitação da sociedade, pois a maioria acha que só as medias e grandes empresas são de total importância para economia brasileira.

Palavra-chave: Crescimento, importância, desenvolvimento, aumento

INTRODUÇÃO

O presente estudo advém de uma analise atual sobre o crescimento e a importância das micro e pequenas empresas no Brasil. Suas perspectivas de crescimento e avaliação no aumento de emprego no país. Todos nos conhecemos historias de grandes empresários que começaram com uma pequena loja, uma fabrica de fundo de quintal, em todas essas historias percebemos a tamanha vontade desses empreendedores de crescer e ver seu negocio da certo, pequenos no tamanho da empresa, mas grande na visão de mercado. Assim podemos perceber como é importante valorizar pessoas que tem uma visão ampla dentro do ambiente de trabalho, o que antes era um pequeno negocio hoje se torna um grande empreendimento. O intuito desse trabalho é justificar a necessidade de situarmos adequadamente a micro e pequena empresa no cenário empresarial e econômico do país, pois a visão que observamos em nossa sociedade é a de que só as grandes e médias empresas possuem destaque e influência na movimentação do ciclo econômico capitalista adotado pelo Brasil. Atualmente estudos comprovam que as micro e pequenas empresas é um dos principias fatores para o desenvolvimento econômico nacional, pois o crescimento das mesmas vem aumentando visivelmente e se tornando uma grande geradora de emprego. A metodologia aplicada na elaboração desse estudo tem como foco principal apresentar o crescimento e a importância das micro e pequenas empresas associado a geração de empregos e a participação nas atividades econômicas do país.Mostrar como a contabilidade é importante para tomada de decisões dos mesmos, e assim colaborando para o desenvolvimento do Brasil. Adotou-se a coleta de dados das mais diversas pesquisas com intuito de conscientizar e analisar a qualidade desse crescimento.

1. AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS .

Segundo analise de algumas instituições, as micro e pequenas empresas é fundamental para crescimento do país,as expectativas dessas instituições é que até o ano de 2013 os investimentos internos cresçam uma taxa de 9,6% além de se tornar causadora de redução da desigualdade social.

1. – CONCEITO DE MICRO E PEQUENA EMPRESA.

As micro e pequenas empresas são de total importância para desenvolvimento de um sociedade, pois essas empresas vem com praticas de trabalho que atraem cada vez mais pessoas, principalmente jovens que estão fora do mercado de trabalho e buscam o primeiro emprego. Gerações de créditos ajudam as empresas a ampliar seus negócios para um melhor atendimento e se inovando com tecnologias, pois com esses créditos que o governo disponibiliza possibilita a grande geração de emprego, um “favorecimento” que é de total importância para o crescimento do país.

1. - O ENQUADRAMENTO

1.3 – A IMPORTANCIA DESSE NICHO EMPRESARIAL

Pequenos negócios precisam de crédito, pois fontes comprovam que nesse ramo são gerados a maioria dos empregos do país tanto de pessoas jovens como de pessoas acima de 40 anos, o governo tem total interesse em ajudar esses empreendedores a crescer, pois com eles pode ser combatido a pobreza e a fome, tanto é que por meio de instituições oficiais como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil(BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF), que disponibiliza varias formas de credito e das mais variadas formas de pagamento.Na Constituição Federal(artigos 170 e 179), cita que as micro e pequenas empresasdevem ter tratamento diferenciado e favorecido, com o propósito de estimular o desenvolvimento do setor e da nação.Outra grande impulsionadora é a grande população de classe baixa que a cada dia cresce o poder de compra, sendo assim as micro e pequenas empresas estão cada vez mais próximas da maioria dos consumidores e atendendo cada vez mas a necessidade dos mesmo.

1.4 - GERAÇÃO DE EMPREGO

Por conta do grande crescimento das micro e pequenas empresas vem a cada dia aumentando os vínculos empregatícios responsáveis por metade dos empregos de carteira assinada no Brasil. De acordo com números da CAGED – Cadastro Geral de Empregos e Desempregos publicados pelo Ministério do Trabalho foram gerados em agosto de 2011 190.446 empregos celestinos já em setembro do mesmo ano o aumento para 209.078 empregos com assalariados de carteira assinada os que mais contribuíram para o desempenho positivo foram os Serviços, a Indústria de Transformação e o Comércio, nesta ordem. As regiões que se destacaram foram Nordeste e Sudeste em termos absolutos.Todos esses números demonstram o quanto as micro e pequenas empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com