TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NOS NEGOCIOS EM TEMPO DE CRISE

Por:   •  16/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.839 Palavras (12 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

GESTÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI. Um elemento obrigatório do trabalho científico e o primeiro item a ser visualizado é o resumo, que deve ser montado somente após o desenvolvimento do trabalho, pois explicita a essência do trabalho e das ideias do autor e é através deste que se motivará aos leitores à leitura do trabalho na íntegra. Os itens indispensáveis para compor o resumo são: o tema a ser tratado, os objetivos, as referências teóricas que apoiaram a construção do trabalho, a metodologia adotada, os resultados e as conclusões. Para esta etapa, portanto, deve-se construir um resumo de, no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espacejamento simples, alinhado à esquerda, tamanho 12, itálico

Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6023.

  1. INTRODUÇÃO

Por muito tempo a contabilidade era vista como importante e obrigatória somente para as grandes empresas, isso pela falta de informação e conhecimento sobre o assunto, levando ao gestor a não dar a devida atenção a contabilidade de seu negócio e nem importância para uma gestão financeira planejada, o que colaborou para muitas empresas fecharem as portas, isso antes mesmo da pandemia, infelizmente por falta de informação e organização muitas empresas não estavam preparadas  para essa crise sanitária, a qual atingiu a todos, levando a quem não estava devidamente preparado a fecharem seus negócios.

A situação econômica atual trouxe enormes dúvidas e riscos aos negócios empresariais, o qual exige uma gestão cada vez mais eficaz, com resultados positivos e estabilização do mercado. Em um cenário pandêmico causada pela Covid-19, medidas como isolamento social, fechamento de serviços considerados não essenciais e até mesmo lockdown, foram usados para tentar amenizar o avanço do vírus no Brasil e no resto do mundo, isso ocasionou uma grande crise econômica, pois grande número de empresas foram       obrigadas a fecharem seus negócios.

O presente estudo tem por objetivo geral avaliar a importância da contabilidade

 dentro do negócio empresarial (empresas não financeiras, as indústrias, construções e

os comércios em geral ) e como ela pode ser usada para uma boa gestão financeira mediante as crises que o país vem enfrentando, e como ela pode ser uma ferramenta que auxilia no planejamento, contribuindo assim com a melhor tomada de decisão e auxílio na identificação do problema, gerando informações importantes para o fluxo positivo de um negócio.

Quando uma empresa está diante de um cenário de crise para que possa sobreviver e se manter no mercado onde quem prevalece é a alta competitividade, é necessário que o gestor tome suas decisões em informações que possuem qualidade e atualização. O contexto atual perante a pandemia exige conhecimento, habilidade e inovação.

Visando a melhor compreensão por meios de conceitos teóricos, por pesquisas bibliográficas e materiais online, será apontada como a contabilidade é de suma importância na gestão financeira e como ela é um fator determinante na superação da crise devido ao Covid-19.

  1. A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

A contabilidade é uma das ciências mais antigas da humanidade, sua finalidade principal é buscar dados e informações econômicas, controle de patrimônios, gestão empresarial entre outros. A contabilidade é uma ferramenta de gestão de suma importância para a organização empresarial, pois é através dela que se obtém informações importantes, que auxiliam o gestor a obter dados detalhados e precisos sobre assuntos internos e até mesmo externos.

Para Iudícibus (2008, p. 21) a contabilidade é:

Metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas, empresa, seja mesmo pessoa física de Direito Público, tais como Estado, Município, União, Autarquia, etc., tem campo de atuação muito amplo.

A importância da contabilidade para as empresas inclui as rotinas de organização do controle financeiro, auxílio no controle de fluxo de caixa, entrega de obrigações acessórias, planejamento tributário e auxílio no planejamento estratégico.

A contabilidade pode adquirir diversos papéis. Um deles é fornecer dados e informações econômicas para órgãos governamentais, fornecedores, bancos, dentre outros. Controlar os gastos, organizar as contas a pagar e a receber, cuidar do patrimônio e etc. A partir dessas informações, são gerados os balanços contábeis, demonstração de lucros e prejuízos e tudo que se diz respeito ao controle financeiro.

Conforme Mychella Queiroz (2011, p. 1) “A tomada de decisão é um processo que consta identificação do problema dos critérios, a forma de elaborar, analisar e escolher alternativas, verificando a eficácia da decisão”.

No geral, as informações que são coletadas, são apontados em forma de relatórios e assim informados ao empreendedor. A partir daí ele avalia a melhor tomada de decisão para sua empresa.

2.1 GESTÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE

“A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa.” (LIZ, 2009).

No último ano, o país vem enfrentando grande crise na economia. Algumas empresas não se mantiveram ativas mediante a esse cenário, a insegurança também colaborou para que houvesse um número bem elevado de empresas que decretaram falência. A gestão financeira ajuda na tomada de decisão, e também controla as finanças de uma empresa ou de uma pessoa, é a principal ferramenta que a mantém saudável e com um capital de giro controlado.

Para Eleutério da Luz (2011) a gestão financeira é um processo de orientação e direcionamento de uma empresa ou pessoa, enfrentando problemas que possam surgir, através de ferramentas nas quais buscam alcançar metas e resultados satisfatórios.

Uma gestão financeira realizada de forma correta, planejada e estratégica é indispensável para o bom desempenho de qualquer negócio. Principalmente com o cenário causado pela Covid-19, na qual causou instabilidade na economia causando assim surpresas inesperadas para as finanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (203.7 Kb)   docx (75.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com