TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA: UMA REVISÃO DE ESTUDOS

Por:   •  3/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Docente: Prof.: Marcos Antônio Oliveira da Cruz

Discente: Helen P. Barbosa Batista

Curso: Ciências contábeis – 4ª Período

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

No artigo CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA: UMA REVISÃO DE ESTUDOS pude percebe que a Contabilidade Tributária é um dos eixos mais importante da contabilidade, pois o mesmo irá cuidar da contabilidade e administração de tributos de  uma empresa. Conhecida como Contabilidade Fiscal, ela também abrange os procedimentos que serão utilizados para organizar o pagamento de impostos e ainda sim definir quais serão as melhores estratégias para gerenciá-los. No entanto, pode dizer-se que ela ajuda a viabilidade do empreendimento, caso um erro na parte tributária ocorra, isso poderá causar a inviabilidade do negócio em longo prazo.

Por ser um artigo de revisão de literatura, percebi que o autor deixa a desejar sobre o tema, quando o mesmo muda a sua linha de raciocínio do título e passa a relatar sobre a quantidade de autores e artigos que são publicados em um determinado período de tempo através da coleta de dados, o mesmo poderia abranger sobre a Contabilidade Tributária, relatando quais os principais tipos entre as demais ramificações que existem nesse mesmo contexto.

Os principais tipos de Contabilidade Tributária são: Tributos Federais: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).
Imposto sobre Produto Industrializado (IPI).
Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS).
Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS).
Imposto aplicado sobre Movimentações Financeiras (CPMF).
Imposto sobre Importações (II).
Tributos Estaduais: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Tributo Municipal: Imposto Sobre Serviços (de qualquer natureza) (ISS). Contribuições Previdenciárias: INSS (Instituto Nacional de Securidade Social).

Contudo, para quem deseja aprofundar sobre o tema Contabilidade Tributária, o artigo abrange vários outros artigos que são descritos para que possamos elevar o nível de conhecimento sobre o mesmo, porém o que me chamou a atenção é quando o autor relata sobre Book-tax Differences, pois novamente o mesmo não deixou claro sobre o assunto, que é de grande importância para a Contabilidade Tributária. A relação entre book-tax Differences (BTD) e qualidade da informação contábil não é um consenso na literatura. Essa relação pode ser observada empiricamente por meio da estrutura e do custo de capital, devido à assimetria de informação relacionada. No entanto, uma forma de observar mais claramente essa relação é por meio de mudanças e ambientes econômicos diversos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (162.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com