TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Gerencial X Contabilidade Financeira

Por:   •  19/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade Gerencial X Contabilidade Financeira

Segundo Padoveze, a contabilidade gerencial é o segmento da Ciência Contábil que congrega o conjunto de informações necessárias à administração que complementam as informações já existentes na contabilidade financeira. Ela é necessária para qualquer entidade, o foco são os usuários internos em quaiquer níveis da administração que precisam de informações contábeis para o processo de planejamento e controle das operações e para a tomada de decisão.

Já para Sergio de Iudícibus, a contabilidade gerencial caracteriza-se superficialmente como um enfoque especial conferido à várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na financeira, na de custos, em análise de balanços, etc., só que colocados em uma perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou em uma forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu proceesso decisório.

A Associação Nacional de Contadores dos Estados Unidos, em seu relatório 1ª, define a contabilidade gerencial como sendo o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização e para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos.

A distinção entre ambas dá-se quanto ao direcionamento das informações. A Contabilidade Gerencial enfatiza o processo de tomada de decisões dos usuários internos, deve atender todas as pessoas dentro da empresa, em qualquer nível hierárquico, que necessitam da informação contábil para o processo de decisão, em suas respectivas áreas. Já a Contabilidade Financeira apresenta seus relatórios para os usuários externos em formatos sintéticos, em grandes números, como, por exemplo, o balanço patrimonial, ela tem como objetivo o controle de um patrimônio empresarial que permita a avaliação do retorno do investimento dos sócios ou acionistas. Em outras palavras, pode-se dizer que a Contabilidade Gerencial produz relatórios para o usuário interno e a Financeira para usuários externos.

Fonte bibliográfica:

https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=phJkhgva1_4C&oi=fnd&pg=PA7&dq=contabilidade+gerencial&ots=1-WEnHSOY7&sig=4x4gj12QhsFuoL1RnNcSMri1pLQ#v=onepage&q&f=false

Livro Contabilidade Gerencial, de Clóvis Luiz Padoveze.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com