TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL: DEMONSTRATES FINANCEIRAS

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 5

Aula 01

DEMONSTRATES FINANCEIRAS

[pic 1]

Disponivel em: <http://cienciascontabeis-brasil.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 ago. 2012.

Ola Turma! Bem-vindos(as) a nossa primeira aula da disciplina de Contabilidade Gerencial!

Nesta aula, vamos verificar a respeito da apresentagao, dos componentes e dos pressupostos basicos das demonstragoes financeiras. As informagoes gerenciais, via de regra, sao oriundas das demonstragoes contabeis ou de dados do sistema contabil da empresa, cujo objetivo e fornecer informagoes sobre a posigao financeira, o desempenho, as mudangas na posigao financeira e os resultados da administragao da entidade, dando suporte a avaliagoes e tomada de decisoes.

Vale salientar que alguns pressupostos basicos foram ratificados e outros inovados, com vistas a internacionalizagao das normas contabeis em uso no Brasil, com o advento da Lei 11.638/2007. Por isso, ospronunciamentos do Comite de Pronunciamentos Contabeis (CPC) sao importantes neste momento de mudanga de conceitos.

Boa aula!

11

I

\ -


Objetivos de aprendizagem

Ao termino desta aula, voces serao capazes de:

  • apresentar e distinguir os componentes das demonstra9oes financeiras;
  • discriminar os pressupostos basicos das demonstra9oes financeiras.

Segoes de estudo

  • Se?ao 1 - Apresenta9ao e componentes das demonstra9oes financeiras
  • Se?ao 2 - Pressupostos basicos das Demonstra9oes Financeiras

Segao 1 - Apresentagao e componentes das demonstragoes

As demonstra9oes financeiras estudadas ate o presente momento sao aquelas que normalmente divulgamos para os usuarios como, Balan9o Patrimonial, Demonstra9ao do Resultado do Exercicio, Demonstra9ao das Muta9oes do Patrimonio Liquido, Fluxo de Caixa e Demonstra9ao do Valor Adicionado.

[pic 2]

A apresenta9ao dessas demonstra9oes financeiras permite a um seleto grupo de usuarios o entendimento de defini9oes dos componentes dessas demonstra9oes financeiras, como, por exemplo, ativos, passivos, patrimonio liquido, receitas e despesas, etc.

Entre os usuarios das demonstra9oes financeiras incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agencias e o publico. Eles usam as


demonstra9oes financeiras para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informa9ao.

Mais adiante veremos exemplos de necessidades de informa9oes dos diferentes usuarios das demonstra9oes financeiras.

O objetivo das demonstra9oes financeiras e fornecer informa9oes sobre a posi9ao financeira, o desempenho e as mudan9as na posi9ao financeira da entidade, dando suporte a avalia9oes e tomada de decisoes.

As demonstra9oes financeiras tambem evidenciam o desempenho e os resultados da administra9ao da entidade, a quem os recursos foram confiados.

Com o advento da Lei 11.638/07, alguns pressupostos basicos foram ratificados e outros inovados, com vistas a internacionaliza9ao das normas contabeis em uso no Brasil, mudan9as essas que, muitas vezes, nao visualizamos nos artigos das Leis. Por isso, os pronunciamentos do Comite de Pronunciamentos Contabeis (CPC) sao importantes neste momento de mudan9a de conceitos.

Sequencia do processo contabil

[pic 3]

Disponivel em: <http://alexsandrobarretogois.blogspot.com.br/2010/10/objetivos-da-analise-de-balanco. html>. Acesso em: 10 ago. 2012, as 14h45.

Segao 2 - Pressupostos basicos das demonstragoes financeiras

a) Regime de Competencia: segundo esse regime, os eventos e efeitos das transa9oes sao reconhecidos na sua ocorrencia, isto e, devem ser reportados as demonstra9oes financeiras independentemente do pagamento ou recebimento dos recursos;


  1. Continuidade: as demonstraqoes financeiras sao normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuara em operaqao no futuro previsivel;
  2. Compreensibilidade: uma qualidade essencial das informaqoes apresentadas nas demonstraqoes financeiras e que elas sejam prontamente entendidas pelos usuarios;
  3. Relevancia: para serem uteis, as informaqoes devem ser relevantes as necessidades dos usuarios na tomada de decisoes;
  4. Confiabilidade: para ser util, a informaqao deve ser confiavel, ou seja, deve estar livre de erros ou de vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propoe a apresentar.
  5. Essencia sobre a forma: com as alteraqoes produzidas na Lei das S/A, esse pressuposto passa a ter uma relevancia ainda maior, pois para que a informaqao represente adequadamente as transaqoes e outros eventos que ela se propoe a representar, e necessario que tais transaqoes e eventos sejam contabilizados e apresentados de acordo com a sua substantia e realidade economica, e nao meramente sua forma legal.
  6. Prudencia: os preparadores de demonstraqoes financeiras se deparam com incertezas que inevitavelmente envolvem certos eventos e circunstancias, tais incertezas sao reconhecidas pela divulgaqao da sua natureza e extensao e pelo exercicio de prudencia na preparaqao das demonstraqoes financeiras. Vale ressaltar que o exercicio da prudencia esta tambem baseado na confiabilidade da informaqao, e,
  7. Comparabilidade: os usuarios devem poder comparar as demonstraqoes financeiras de uma entidade ao longo do tempo, a fim de identificar tendencias na sua posiqao financeira e no seu desempenho.

Temos ainda outros pressupostos que, aliados aos enumerados anteriormente, norteiam a integridade das demonstraqoes financeiras, as quais serao subsidio e material para a contabilidade gerencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com