TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Internacional

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.616 Palavras (15 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

ANHAGUERA-UNIDERP

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADOS

ANA PAULA MORAIS NOGUEIRA -                 RA: 391048

ALCILENE CONCEIÇÃO DA SILVA MOTA -        RA: 380178

ALESSANDRA CAMPOS DA SILVA-                 RA: 377308

JEFERSON MATIAS DA SILVA -                         RA: 400013

JOSÉ ALVES LIMA FILHO -                        RA: 399981

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

MANAUS - AM

        2014

[pic 3][pic 4]

ANHAGUERA-UNIDERP

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADOS

ANA PAULA MORAIS NOGUEIRA -                 RA: 391048

ALCILENE CONCEIÇÃO DA SILVA MOTA -        RA: 380178

ALESSANDRA CAMPOS DA SILVA-                 RA: 377308

JEFERSON MATIAS DA SILVA -                         RA: 400013

JOSÉ ALVES LIMA FILHO -                        RA: 399981

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Trabalho de ATPS de Contabilidade Internacional do Curso Ciências Contábeis Bacharelados, a Bancada Examinadora da Universidade Anhanguera Educacional, com Requisito de obtenção de nota sob a orientação da Prof.° (EAD): Hugo David Santana. E o tutor: Marcelo Lins.

MANAUS-AM

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................4

1. QUESTÕES.........................................................................................................................5-6

2. IAS 1....................................................................................................................................7-8

3. IAS 2 – ESTOQUES.........................................................................................................9-10

4. IAS 38 – ATIVO INTANGÍVEL....................................................................................10-12

CONCLUSÃO..........................................................................................................................13

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..........................................................................................14


INTRODUÇÃO

A contabilidade é classificada como uma ciência social e recebe grande influência do meio em que está inserida, assim sofre variações conforme as normas, procedimentos e princípios dos países que a utiliza. Com a globalização e o aumento das empresas multinacionais, surgiu a necessidade de uma linguagem contábil unificada para facilitar a troca de informações. Por isso a contabilidade internacional veio com o próposito de construir um ponto comum entre as demonstrações financeiras, obrigando as empresas dos países que adotaram as IRFS, a elaborarem seus demonstrativos em conformidade com as normas e princípios internacionais.

Desde 2010 todas as empresas de sociedade por ação de capital aberto, sociedade ou conjunto de sociedade de grande porte e instituições financeiras, estão obrigadas a adotar as novas normas internacionais de contabilidade, de acordo com a instituição da CMV n° 457 e o comunicado do banco central n° 14.259.

Segundo o IRFS1 (única norma da IRFS feita para facilitar o processo de transição e minimizar os impactos) em dezembro de 2010 as empresas S/A de capital aberto e instituições financeiras devem lançar seus demonstrativos contábeis nos novos padrões.

No Brasil foi criado o Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC) cuja responsabilidade é a de emitir pronunciamento com a finalidade de convergir à contabilidade brasileira aos padrões IRFS.

Neste trabalho foi apresentado alguns desafios que o contador deve enfrentar frente as normas internacionais e como melhor utiliza-la. Também foram realizadas pesquisas e debates de algumas dessas normas, como a IAS 1, IAS 2 e IAS 38.

1. QUESTÕES

Quais os Desafios para o Contador frente à Contabilidade Internacional?

Os desafios para o contador em relação à Contabilidade Internacional são vários e as mudanças a serem feitas são muitas. Os contadores devem passar por processos de mudanças, além de ter que assimilar conceitos totalmente novos. E as informações contábeis podem variar de um país para outro, de acordo com os Princípios de Contabilidade que os governam. O contador também tem que passar por mudanças na tecnologia da informação, implantação de programas e arquivos digitais, além dos desafios da legislação tributária de seu país. Enfim vivemos um momento em que mais do que nunca o contador deve estar consciente da necessidade de se relacionar com outras áreas do conhecimento humano, relacionadas à contabilidade.

Quais os desafios para as empresas brasileiras?

A regulamentação usada no Brasil é o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, por meio das Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC. Em 2007 com a publicação da Lei 11.368/2007 começou a convergência brasileira aos padrões internacionais e em 2009 com a resolução CFC 1.156/2009, as NBCs devem seguir os padrões internacionais contidos nos IRFS publicados pelo International Accounting Standards Board (IASB). Nem todo processo de harmonização ou convergência é infalível, em face da existência de peculiaridades entre os países participantes. A harmonização permite a aproximação das normas práticas entre os países, buscando preservar as particularidades inerentes de cada um, possibilitando a reconciliação dos sistemas contábeis. Já a convergência é utilizada com o intuito de definir a trajetória dos países na adoção integral dos International Accounting Reporting Standards (IRFS).

As instituições financeiras a partir do ano de 2010 de acordo com o que estabeleceu o Banco Central juntamente com a CMV, ficarão obrigadas a publicar suas demonstrações contábeis de acordo como os padrões internacionais. Porém o processo de convergência traz um grande desafio para os contadores e todos os envolvidos que na empresa participam das tomadas de decisões, pois o contador precisar estar qualificado, e não um profissional que serve somente a contabilidade técnica.

A vantagem das normas internacionais de contabilidade que estão sendo adotadas no Brasil é o fato de se tratar de um conjunto completo de normas, tanto para sociedades anônimas de capital aberto e sociedades de grande porte – artigo 3º da Lei 11.638/07 -, como para pequenas e médias empresas, CPC MPE (aprovado pela Resolução n°1.255/09).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (75.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com