TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Internacional

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.506 Palavras (27 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO ACARAÚ/CE

CIENCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE INTERNACIONAL.

Sabrina Érika Dos Santos Muniz RA: 381536

Karla Mayrla Rodrigues Monteiro RA: 374341        

Karoline Pereira da Costa RA: 372197

Lislandia Martins Neves RA: 356153

Tutor presencial: Samuel Ribeiro

ACARAÚ-CE

01 DE ABRIL DE 2015

                                                         INDICE

INDICE---------------------------------------------------------------------------------------------2

INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------3

AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE---------------------------4

IAS 1- APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS-------------7

IAS 2- ESTOQUES------------------------------------------------------------------------------13

IAS 38- ATIVO INTANGIVEL---------------------------------------------------------------15

CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------------17

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS-------------------------------------------------------18

                                   

                                           

                                               INTRODUÇÃO

             No nosso trabalho do 7° semestre demonstraremos o quão importante é contabilidade internacional não só para nós estudantes de contabilidade, mas também para comerciantes, para gestores do país, para pessoas que estão pensando em investir fora, pois se a empresa atender as normas de contabilidade internacional ficará mais fácil para quem vai investir, logo essa empresa ganhará vantagem competitiva, pois a pessoa que vai investir vai procurar uma empresa que tenha mais clareza, logo uma empresa que utiliza a contabilidade internacional se enquadrará nisso. A contabilidade Internacional visa Apresentar aos usuários informações contábeis úteis e de qualidade.Com isso as companhias que captam recursos financeiros em algum mercado de capitais específicos precisam divulgar informações no processo de comunicação financeiras com seus investidores. A divulgação de informações sobre o desempenho econômico-financeiro de uma empresa deve ter o respaldo de normas contábeis de alta qualidade que garantam a comparabilidade com outras empresas e a compreensibilidade de seus usuários.

            O IASB, entidade contábil criada em 1973, com o objetivo de promover a harmonização internacional da contabilidade por meio da elaboração e emissão das Normas

Internacionais de relatórios financeiros e de contabilidade As características qualitativas da informação representam os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários, sendo a sua compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade os atributos mais importantes. Os países que adotam normas contábeis reconhecidas internacionalmente, e por eles entendidas, terão significativas vantagens. Os investidores são

atraídos para mercados que conhecem e confiam. O mercado de capitais que adotam normas contábeis em consonância com as reconhecidas internacionalmente, tendem a estar em vantagem em relação aos demais.

Por que Harmonizar as Normas e Práticas Contábeis?

Para melhorar e aumenta a transparência, compreensão e a comparabilidade das informações divulgadas aos diferentes mercados financeiros.

                             

                               AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

  • Quais os desafios para o contador frente a contabilidade internacional?

              O profissional contábil precisa ser visto como um comunicador de informações essenciais à tomada de decisões, pois a habilidade em avaliar fatos passados, perceber os presentes e predizer eventos futuros pode ser compreendido como fator preponderante ao sucesso empresarial. (Silva, 2003, p. 3) Por muito tempo o contador foi visto e ainda continua sendo pelos microempresários como um funcionário indireto do governo, apenas para cálculos e preenchimentos de guias e formulários para atender o fisco. Dentro da nova tendência mundial, o profissional contábil deverá mostrar que sua função não deixou de ser importante nos aspectos econômicos e sociais. Apesar de a informática substituir o homem em alguns aspectos, a capacidade para interpretar os números e tomar decisões continua sendo.  Alguns aspectos, a capacidade para interpretar os números e tomar decisões continua sendo requerida pela sociedade humana pelo cientista do patrimônio, com conhecimentos científicos, de ordem superior, requerido por um profissional competente e gabaritado.

                O novo perfil do contador moderno é de um profissional que precisa acumular conhecimentos, ou seja, que tenha consciência de que a maior remuneração exige qualidade de trabalho e para conseguir tal conhecimento necessita de estudo, com aplicação, tem que ser tecnicamente inteligentes e ter capacidade criativa; ter alta integridade, e ter iniciativa; ter coragem, ética, visão de futuro, habilidade de negociação, agilidade, segurança para resolver os problemas que surgem, capacidade de aprender a lidar com mudanças, ideias de melhoria, flexibilidade, capacidade de inovar e criar, sobretudo na sua área de atuação, interagir e estudar as realidades políticas, sociais e financeiras, saber orientar as empresas para o melhor caminho de forma que elas sobrevivam aos fortes abalos gerados pela globalização da economia, o poder de manipular conhecimentos é o ponto chave das grandes decisões. O contabilista é um profissional que precisa deter a visão integrada; conhecimento dos aspectos de natureza fiscal e tributária.

  • Quais os Desafios para as Empresas Brasileiras na Contabilidade Internacional?

                A prática contábil no Brasil vem sempre tendo forte influência de legislações fiscais específicas, que definiam critérios de avaliação e contabilização para diversos itens fiscais específicas, que definiam critérios de avaliação e contabilização para diversos itens patrimoniais e de resultado. As taxas de depreciação de bens do ativo imobilizado, amplamente utilizadas pelas empresas, em evidente inobservância dos critérios adequados de depreciação que respeitam o tempo de vida útil econômica dos bens, constitui um claro exemplo desta prática. O avanço da nova legislação nesse sentido foi salutar, pois permitiu que as empresas passassem a adotar critérios estritamente contábeis em suas avaliações, e que os ajustes necessários ao processo de convergência, não tivessem efeitos tributários, liberando as amarras à qual a contabilidade brasileira estava sujeita. Para controlar os ajustes necessários para a anulação dos efeitos tributários da conversão às normas internacionais de contabilidade, foi criado o RTT – regime transitório de tributação, por força do artigo 15 da Lei 11.941/2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (227.9 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com