TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Gestão como uma Ferramenta para a tomada de decisões estratégicas nas Empresas Moçambicanas

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

NOME: Salomao Jose Chivale

Trabalho de campo

modulo de contabilidade de Gestão II

Curso: Contabilidade e Auditoria

Tema:

A Contabilidade de Gestão como uma Ferramenta para a tomada de decisões estratégicas nas Empresas Moçambicanas

Agradecimentos

Quero em Primeiro Lugar agradecer a Deus o autor da minha vida e por me dar-me forca de vontade para lutar, mesmo que eu caia Ele me levanta.

A esta universidade, seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram a janela que hoje vislumbro um horizonte superior, eivado pela acendrada confiança no mérito e ética aqui presentes.

Ao meu auxiliador e orientador e amigo Tonecas Saul Nguetsa, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos.

Aos meus pais e Avós, pelo amor, incentivo e apoio incondicional.

A Minha noiva Marta Faifane que me encoraja fortemente a nunca desistir dos meus sonhos.

Aos meus colegas no geral e;

E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.

Sumário

O presente trabalho tem como objectivo mostrar mostrar A contabilidade de Gestão como uma ferramenta para a tomada de Decisões estratégicas nas empresas especialmente nas empresas Moçambicanas, pois a Contabilidade de Gestão é um instrumento que permite ao gestor á tomada de decisões, baseada em informações mais aprofundadas sobre a situação da empresa em determinado período.

Em empresas Moçambicanas,  a contabilidade por se tratar de uma área  que faz ligação entre as demais áreas e por estar dentro da organização, colabora com a gestão, em decorrência  das informações que é capaz de gerar e interpretar, resultando no fornecimento de relatórios adequados á necessidade de cada segmento empresarial, o que permite amparar o processo de tomada de decisões em muitas das empresas Moçambicanas. Diante desta observaçao a contabilidade permite ao gestor obter dados reais referentes á empresa.

Índice

AGRADECIMENTOS        2

SUMÁRIO        3

ÍNDICE        4

ABREVIATURAS        5

1. INTRODUÇÃO        6

1.1 Objectivos Gerais        7

1.1.2 Objectivos Especificos        7

1.2 Problematizacao        7

1.3 Hipoteses        7

1.4 Justificativa        7

2. METODOLOGIA        8

3.DESENVOLVIMENTO        8

4. CONCLUSAO        10

4.1 Recomendacoes        10

REFERENCIAS        11

Pessoas consultadas        11

Abreviaturas

 G19 – Grupo dos 19 doadores internacionais

  GE – Grandes Empresas

PME – Pequenas Medias Empresas

SIG   - Sistema de Informaçao de Gestao

SAD – Sistema de apoio á Decisão

1. Introdução

As Constantes mudanças no cenário econômico Nacional, vem desafiando as instituições Moçambicanas  a adequar suas práticas de gestão  á nova realidade do mercado. Tais mudanças estão ocorrendo no campo tecnológico, político ( até então a crise política em superação após encontro e conversações entre o Presidente Nyusi e o líder do maior partido da oposição  Afonso Dhlakama ), social, ambiental, econômico, financeiro entre tantos outros, o que exige dos gestores a tomada de decisões de meios confiáveis de obter informações indispensáveis, primeiro para a não falência e depois para o seu sucesso. Informações adequadas e em tempo hábil para subsidiá-las no processo da sua tomada de decisões. Assim a contabilidade apresenta-se como instrumento de gestão, fornecendo as informações necessárias e auxiliando nos processos de concorrência, necessidades de aperfeiçoamento das novas tecnologias, globalização dos mercados, se tornando assim indispensáveis para o sucesso das empresas mesmo fronte a crise economica provocada pelas dividas soberanas. Conforme Marion ( 2009, p.25):

         “ A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

 

Diante disso a contabilidade vem, tomando um papel de destaque dentro das empresas Moçambicanas, pois consegue reunir todas informações necessárias tal como referi acima para auxiliar a contabilidade de gestão como uma ferramenta  para a tomada de decisões!

 

 

 

 

 

 

1.1 Objectivos Gerais

Os objectivos gerais buscam sintetizar de forma clara e concisa sobre a Tomada de Decisões nas Empresas Moçambicanas, em outras palavras tem como objetivos mostrar como a contabilidade de Gestão  pode ser usada como ferramenta para a tomada de decisões.

1.1.2 Objectivos Especificos

 Tem como objectivos especificos:

- Determinar a importância da contabilidade como instrumento de apoio a gestão, fornecendo informações necessárias para a tomada de decisão;

- caracterizar a contabilidade gerencial e seu papel nas Organizações;

- Demonstrar a melhor forma de analisar e avaliar as demonstrações contábeis; 

 

1.2 Problematizacao

 O actual contexto de crescimento no sector empresarial tem uma lentidão considerável desde a crise econômica  destacada em 2015 pelas dívidas ocultas, o que resultou com o abandono dos investidores e a retirada dos parceiros de apoio programático, o vulgo G19 , tal acao que culminou com o encerramento de muitas empresa elevando assim o nível de desemprego dando um novo desafio aos gestores de empresas a tomarem decisões arriscadas e certeiras em salvação das empresas e da economia nacional!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (246.3 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com