TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade e o contador

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

                              [pic 6][pic 7]     

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO............................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tende a demonstrar como e realizada a Contabilidade numa empresa de pequeno porte.

No caso foi feita uma entrevista com um administrador de uma Padaria, situada na cidade de Rosário do Sul, na qual foi abordado temos como:

Opinião do administrador sobre Contabilidade, forma que e feita a Contabilidade na empresa, o regime tributário que a empresa enquadra-se, como também as obrigações Contábeis da mesma. Também será abordado o Ambiente Externo como fornecedores, concorrentes, clientes e grupos regulamentares como também as variáveis que agem diretamente sobre a empresa.

Finalmente apontaremos o relacionamento entre os processos administrativos e as informações do ambiente externo como também as operações matemáticas que por nós julgamos as mais aplicadas no cotidiano de um profissional da Contabilidade.

.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Contabilidade externa.
  2. a) O que você entende por contabilidade?

Que toda a empresa deve ter um contador, e a ciência que estuda e controla o patrimônio da entidade revela fatos para oferecer informações sobre o patrimônio.

b) Controle do patrimônio, através de relatórios que nos fornecem informações para tomada de decisões capaz de planejar e gerir recursos, ações iniciativas, princípios, valores estratégicos procurando valorizar o alcance dos objetivos propostos pela nossa empresa.

  1. Sim, porque a contabilidade nos fornece todos os meios para as tomadas de decisões, pois com base nos relatórios emitidos pela contabilidade será possível analisar a situação da empresa.

  1. Sim, ter a capacidade de antever situações adversas ou favoráveis e realizar mudanças rápidas para se adaptar a nova realidade.

         

3) A primeira será a coleta de dados, juntando folha de pagamento de funcionários, despesas, contas a pagar e a receber.

          Depois de recolher os dados lançar na contabilidade para montar os relatórios contábeis. Como também deve elaborar ao final de cada exercício social, o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado; em conforme estabelecido na NBCT 3.1, NBCT 3.2 e NBCT 3.3.

4) Possui plano de contas específico, como por exemplo: compra de matéria – prima venda de produto, compra e equipamentos, pagamento de impostos, entre outras.

5) As demonstrações contábeis obrigatórias da nossa empresa são: o balanço patrimonial e a DRE - Demonstração de Resultado do exercício, ambas as demonstrações deverão ser elaboradas anualmente ao fim do exercício. Para a validade jurídica dessas demonstrações contábeis a empresa deve estar registrada na junta comercial. Para isso deve-se protocolar na junta comercial o seu pedido de verificação do nome da empresa, pois o mesmo nome especial não pode ser adotado por o mesmo nome especial não pode ser adotado por mais de um empreendimento no mesmo estado da federação. Para tal registro é cobrado taxa e a não realização desse registro fará com que a empresa seja considerada inativa passados cinco anos sem o referido registro.        

 

6) Pelo fato da empresa pesquisada tratar de uma empresa de pequeno porte e optando pelo simples nacional, os impostos que lhe são devidos e suas respectivas alíquotas são as seguintes:

 

. IRPJ – Impostos de renda – pessoa jurídica – 0,00%

. CSLL – Contribuição social sobre o lucro líquido – 0,00%

. COFINS – Contribuição para o financiamento da seguridade social – 0,00%

. PIS – Programa de integração social - 2,75%

. ICMS – Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços – 1,25%

 

7) Em nosso entender a atividade mais complexa desenvolvida pela contabilidade é fazer com que os administradores entendam suas demonstrações contábeis, pois em grande parte das vezes os administradores não compreendem tais informações fazendo assim com que tomem decisões equivocadas a criação de relatórios claros e a integração entre a contabilidade e a administração da empresa torna-se a atividade mais complexa, pois influencia diretamente nas tomadas de decisões por parte dos gestores.

8) O planejamento da empresa pesquisada é feito através de objetivos e a missão determinado as necessidades de recursos examinando as alternativas  e definindo estratégias para o alcance de objetivos.

     A organização da empresa é feita de modo que o empreendedor define cargos e tarefas específicas coordenando as atividades de trabalho, definido e destinando recursos entre os membros da empresa de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma.

     A direção é feita de modo a conduzir e motivar os empregados nas realizações das metas pré-estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com