TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS DE LONGO PRAZO

Por:   •  4/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

CONTROLADORIA

[pic 4][pic 5]

Dourados\MS

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

DÉBORA SIMÕES SILVA DA ROSA                    RGM: 102.2470

FERNANDO DE FARIA SILVA                             RGM: 102.2435

LETÍCIA MIRELI MIRANDA                                 RGM: 102.2061

RAFAEL LUIZ CINTRA                                          RGM: 102.2129

TERESINHA MARIVANE P. CHARRINHOS        RGM: 102.2377

PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO;

DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS DE LONGO PRAZO;

ANÁLISE AMBIENTAL;

FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS

                                                                        

Trabalho apresentado na Disciplina de Controladoria do 7° semestre, do Curso de Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

Professor: Me. Robson Marques de Amorim

                                

[pic 9]

Dourados\MS

2017

INTRODUÇÃO

O cenário econômico e mercadológico estão em constantes transformações, com exigência da eficiência e eficácia cada vez mais presentes nas organizações em relação á visão sistemática da empresa. Necessita estarem atentas as mudanças ambientais, estratégicas ao determinado planejamento de longo prazo para se manter no mercado e usufruir de mecanismos de gestão que possibilitem fazer um plano de ação confiável, desde que o desempenho da organização satisfaça as necessidades dos acionistas e objetive a continuidade da empresa.

A contabilidade almeja um maior controle e assessoramento junto as empresa, com instrumentos capazes de possibilitar, oferecer e atender as informações dos seus usuários em um contexto de mudanças e aperfeiçoamento, as quais precisam de ferramentas para oferecer condições de conhecer a situação financeira e métodos confiáveis em sua tomada de decisão.

O planejamento de longo prazo traz a necessidade de cada gestor dispor de uma visão global da empresa, do ambiente, das formulações de estratégias definidas para planejar as atividades no alcance da determinação dos objetivos, em períodos determinados de longo prazo no exercício da busca do crescimento da lucratividade.

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do planejamento de longo prazo e suas variáveis como objetivos, análise ambiental externa e interna, com a formulação de estratégia em relação às necessidades dos acionistas, contribuindo na tomada de decisão dos gestores no plano de ação em um mercado competitivo.

Apresenta-se um trabalho organizado em: introdução (contextualiza, justifica e demonstra o objetivo da pesquisa); no referencial teórico busca-se suporte nos contextos de planejamento de longo prazo, determinação dos objetivos de longo prazo, objetivos e metas, analise ambiental externa e interna, análise de intervalo; seguem-se com a exposição e apresentação de procedimentos das referencias teóricas e na conclusão são feitas as considerações finais sobre o assunto.

PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO

O planejamento de longo prazo é o conjunto de elementos classificados e organizados entre si no processo gerencial da empresa, para formular objetivos dentro de um plano de ação em período tempo de longo prazo com a função de orientar as oportunidades de negócios, de modo que gere lucro e crescimento satisfatório.

Planejamento de longo prazo é uma forma sistemática de planejar o comportamento total da organização para um longo período de tempo, com o objetivo de maximizar as taxas de tempo e lucratividade (FIGUEIREDO; CAGGIANO, 2008, p. 59).

Em relação aos assuntos tratados e abordados no trabalho sobre planejamento de longo prazo diz respeito a:

  1. Determinação dos objetivos de longo prazo;
  2. Preparação e exame de posição;
  3. Formulação de estratégias;
  4. Preparação e implementação do plano;
  5. Revisão contínua e renovada do plano.

DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS DE LONGO PRAZO

O exame do fluxo de caixa é uma síntese dos eventos da empresa, sendo uma maneira eficaz de gerir o fluxo de caixa gerado por seus ativos, gerando informações aos acionistas e gestores para a tomada de decisão (BARBOSA, 2004).

A análise do fluxo de caixa é um processo de acontecimentos da empresa, sendo uma maneira ideal de gerenciar o fluxo de caixa gerado pelas movimentações de entradas e saídas de caixas da organização para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Dessa forma gerar lucros  entende-se como a habilidade de gerar fluxos de caixa e o lucro é a melhor medida do sucesso empresarial.

OBJETIVOS E METAS

Objetivos principais são a tradução das políticas e ideais da corporação, já as metas são derivadas desses objetivos de maneira especifica e padronizada, e assegurar que isso ocorra é o grande desafio da gestão (FIGUEIREDO; CAGGIANO, 2008, p. 60).

O objetivo da organização que explica a direção e as idéias ou modelos que norteiam a empresa mostram as descrições detalhadas do que deve ser feito para atingir as metas. As metas são exclusivas e seguem determinado padrão, sendo necessárias para orientar a empresa no caminho ou roteiro que deve ser seguido para que seja cumprida a missão da empresa dentro de uma determinada visão organizacional.

Os objetivos servem de guia para definição das metas, o exemplo da Cia. SP S.A. tem os seguintes objetivos:

  1. Lucro: alcançar nível de lucro suficiente para renumerar os acionistas e garantir os juros dos credores;
  2. Financeiros: obter recursos financeiros e administrar adequadamente a sua utilização;
  3. Mercado: adquirir a confiança do público e criar imagem para que os produtos divulguem o nome da companhia, aumentando assim a preferência dos consumidores pelos seus produtos;
  4. Recursos Humanos: oferecer bons empregos, bons salários, boas condições de trabalho, satisfação, estabilidade nos empregos e oportunidade de progresso, tendo em retorno, lealdade, iniciativa e esforços no atingimento das metas organizacionais;
  5. Inovação: desenvolver produtos novos e melhores (FIGUEIREDO; CAGGIANO, 2008, p. 61).

As metas são objetivos quantificados para os quais foram determinados os alvos e os esforços serão direcionados, o exemplo das metas da Cia. SP S.A. para os próximos cinco anos são as seguintes:

  1. Lucro: alcançar um nível de lucro de 20% de retorno sobre o valor de mercado do patrimônio líquido e de 16% sobre o total do ativo no final do quinto ano; atingir um índice de 12% de lucro sobre as vendas, em cada ano; aumentando este índice que está atualmente por volta de 10%;
  2. Financeiras: melhorar a posição atual de caixa, reduzindo os débitos em 5% e assegurando um retorno de 14% para as próximas saídas de capital;
  3. Mercado: aumentar as vendas totais do período em 30%, com as facilidades de crédito, assim o número de clientes atendidos pela companhia será 20% maior dentro de cinco anos;
  4. Produção: aumentar o nível de saídas de produção por empregado em 16% relativamente à posição atual;
  5. Recursos Humanos: reduzir o turn over em 15% pela implantação de um programa de treinamento gerencial e pela implementação da administração por objetivos nos próximos dois anos;
  6. Inovação: Introduzir no mercado o novo produto da companhia no próximo ano (FIGUEIREDO; CAGGIANO, 2008, p. 61-62).

ANÁLISE AMBIENTAL

Representa uma análise do ambiente que envolve a corporação, e através da análise das informações pode se conhecer melhor as oportunidades, potencialidades, fraquezas e selecionar estratégias para atingir os objetivos (CROZATTI, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com