TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia de Escala

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

  1. Economia de Escala

A Economia de escala são circunstâncias e fatores que permitem reduzir o custo da produção por unidade e aumentar o produto total. A especialização da mão de obra e a tecnologia mais integrada aumentam os volumes de produção e a eficiência operacional, distribuir os custos das funções internas por mais unidades produzidas e vendidas ajuda a reduzir custos e aumentar suas vantagens (Moore, 1959).

A empresa precisa determinar o efeito direto de suas decisões em relação a implantação da economia de escala, porque embora a decisão de aumentar sua escala de produção possa resultar na diminuição do custo médio dos insumos (descontos por volume), também pode resultar no processo inverso na sua rede de distribuição, se essa aplicação for ineficiente causaria grande perda para a entidade, ao tomar uma decisão estratégica de expansão as empresas precisam equilibrar os efeitos de diferentes fontes de economias de escala de modo que o custo médio de todas as decisões tomadas no conjunto final se torne o menor e assim resultar em maior eficiência.

Exemplo seria a indústria que trabalha com softwares, aonde seu maior custo é o de desenvolvimento dos programas, o custo de produção será dividido com quantidade de cópias vendidas, ou seja, o aumento na produção então resultaria na diluição desses custos de desenvolvimento, resultando em um custo médio menor por produto comercializado.

[pic 1]

Com o gráfico se constata que o custo se diminui à medida que a quantidade vendida aumenta aumentando o lucro da empresa, aonde a mesma consegue baixar o preço do produto final para se tornar mais chamativo seu produto no mercado.

À medida que a escala de produção de uma empresa aumenta, ela poderá empregar mão-de-obra e maquinaria especializadas, resultando em mais empregos e no crescimento das industrias que fabricam as maquinas, também pode aplicar melhores habilidades organizacionais a seus recursos, e com o tempo, os processos de aprendizagem relacionados à produção, venda e distribuição podem resultar em melhor eficiência.

 Uma empresa pode também se tornar menos eficiente a medida que cresce e os custos adicionais de se tornarem extensos demais, essas situações chamadas de deseconomia de escala, resultam em custos médios crescentes de longo prazo resultado de quando uma empresa se expande além de sua escala ideal.

  1. Economias Externas de Escala

Uma empresa tem economias externas de escala se receber tratamento preferencial do governo ou de outras fontes externas simplesmente por causa de seu tamanho. Por exemplo, a maioria dos estados reduzirá os impostos para atrair grandes empresas, uma vez que fornecerão empregos para seus residentes. Também se caracteriza como economia externa se a indústria reduzir os encargos de insumos caros, por meio do compartilhamento de tecnologia ou expertise gerencial, ou seja, são apoiadas por fatores externos incluindo os setores, a localização geográfica ou o governo.

Tipos de Economias Externas de Escala Economias de Concentração:  À medida que o número de empresas em uma determinada área aumenta, cada empresa desfruta de alguns benefícios como transporte, comunicação, disponibilidade de matérias-primas, etc., ou seja, aquele polo industrial pode de alguma maneira trazer beneficios.

Economias de Informação: Quando o número ha varias indústria no mesmo ramo elas se tornam mutuamente dependentes umas das outras em relação a informação, em outras palavras, muitas revistas científicas e comerciais são publicadas e estas fornecem informações para todas as empresas que se relacionam com o mesmo mercado, fontes de matériasprimas, técnicas mais recentes de produção, etc.

 Economias de Desintegração: À medida que uma indústria se desenvolve, todas as empresas envolvidas nela decidem dividir o processo de produção entre si, cada empresa é especializada em seu próprio processo, por exemplo, no caso da indústria de motocicletas, algumas empresas se especializam em aros, cubos e outras ainda em correntes, pedais, pneus, etc.

  1. Economias Internas de Escala

As economias internas resultam do tamanho da empresa, não importa em que setor ou mercado esteja, grandes empresas têm a capacidade de comprar a granel e isso reduz o custo por unidade dos materiais necessários para fabricar seus produtos, eles podem usar as economias para aumentar os lucros, ou eles podem passar as economias para os consumidores e competir no preço. Economias Reais - são aquelas que estão associadas à redução da quantidade física de insumos, matérias-primas, vários tipos de trabalho e capital.

  1. Tipos de Economias Internas de Escala

Economias técnicas: E o resultado da eficiência no próprio processo de produção, toda vez que a empresa dobra sua produção seus caem ainda mais, empresas maiores podem tirar proveito de equipamentos mais eficientes, com mais recursos à disposição, ou seja, a sua influência depende do tamanho da empresa. Portanto, uma empresa que produz em larga escala pode desfrutar de economias pelo uso de técnicas superiores.

Economias de marketing: Uma grande empresa pode conduzir sua própria pesquisa para melhorar a qualidade do produto e reduzir o custo de produção, garantir mais publicidade para o seu produto, conseguir acordos especiais com revendedores exclusivos, etc., todos esses atos levam a empresa a produção em larga escala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com