TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Ambiental: Atividade discursiva 1

Questão 1 

Apesar de ter identificado 44 impactos à sociedade e ao meio ambiente, o RIMA, após apresentar medidas para casa um deles, concluiu ser favorável ao projeto de transposiçao do Rio São Francisco. Baseado nos fatores já apresentados, bem como em seu conhecimento sobre os impactos positivos e negativos do projeto, redija um texto argumentativo que justifique tal decisão.

O relatório conclui que por ser uma obra a longo prazo, torna-se um ponto favorável já que com isso gerará mais empregos e um aumento da renda. Outro ponto positivo é que o projeto tem a finalidade de acabar com a seca, trazendo produtividade para a região e com isso desenvolvimento econômico para o local.


Porém, no meu ponto de vista, alem da incerteza do sucesso da obra, a transposição tem um alto custo, ou seja, os gastos são excessivos e mesmo com todo esse projeto acredito que não solucionará 100% os problemas daquela região, uma vez que, o problema esta na má administração dos recursos existentes, já que a maior parte da água é destinada a irrigação além disso há diversas obras que estão paradas nos municípios a anos e que poderiam atender a falta de distribuição da água pela região a um custo muito mais acessível.


Por outro lado, o Rio São Francisco já esta com seu leito diminuto, ou seja, o nível de água já esta reduzido, e mesmo que a transposição seja de 3%, isso diminuirá ainda mais o volume do rio, entretanto eles não sabem realmente os problemas que isso poderá causar já que corremos riscos de gerar grandes impactos ambientais, pois com isso, pode-se alterar toda a infra-estrutura de um rio que sempre esteve assim, e que pode causar graves problemas na fauna e flora locais.

Apesar de todos os pontos, a transposição do Rio São Francisco é o que traz esperanças de uma vida melhor para as pessoas daquela região.

Questão 2

Enunciado: a seca no Nordeste Brasileiro tem sido objeto de muitos estudos e debates. Com base em seus conhecimentos sobre o problema da seca no semiárido nordestino, bem como sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco, em um parágrafo, relacione as duas manchetes noticiadas com as palavras: água, problemas sociais e políticas públicas.

Por conta do principal problema da região nordestina, a seca, o governo alerta situação de emergência em 70 municípios da região, com isso o governo teve a iniciativa do projeto de transposição do Rio São Francisco que é uma idéia muito antiga e uma obra de alto custo e demorada. Porém o objetivo desse projeto é trazer melhorias para a região do semiárido nordestino, já que quando finalizada se a obra for bem executada, poderá acabar com a seca e falta de água da região. E com tudo isso, também com a transposição do Rio pode comprometer a fauna local da região.

Questão 3

Enunciado: Com base em seus conhecimentos sobre a importância dos recursos hídricos para a Região Nordeste do Brasil, bem como o projeto de transposição do Rio São Francisco, justifique a afirmação: "De uma forma ou de outra, o projeto da transposição traz muitas esperanças para a população do semiárido nordestino. Sua efetividade, contudo, depende de outros projetos que garantam a sustentabilidade do rio e da qualidade da água."

Para a população da região nordestina, o projeto trás esperanças já que a conclusão do mesmo, garante um abastecimento eficaz de água, com o intuito de acabar com a seca, escassez de alimentos e outros problemas da região, trazendo melhorias e qualidade de vida, porém um dos fatores que implica nesse projeto, é o fator ambiental já que não se sabe exatamente o que todo o projeto pode causar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com