TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa L& Construção

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

ADMINISTRAÇÃO/ CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2ª SÉRIE/ 2015

DESAFIO PROFISSIONAL

Sucessão familiar da Indústria de Bebidas Pira

ACADÊMICOS

Guilherme da Silva – RA 2871897458

Leandro Padilha – RA 2871897469

Regina Dalsenter – RA 2871917016

Thaísi Cardoso Ledoux – RA 2871887654

Valdimara Karacz de Almeida – RA 2856189221

JOINVILLE

Setembro/2015

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

ADMINISTRAÇÃO/ CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2ª SÉRIE/ 2015

                                                                            Desafio profissional desenvolvido para a composição parcial de notas do 3º bimestre das seguintes disciplinas: Teorias da Administração e Economia, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, da Faculdade Anhanguera Joinville unidade 1.

SOLICITADO PELOS SEGUINTES PROFESSORES

Ma. Renata M. G. Daldiaz

Mônica Satolani

TUTOR PRESENCIAL

Obier Santos

JOINVILLE

Setembro/ 2015

Sumário

INTRODUÇÃO        

1 SUCESSÃO FAMILIAR DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA        

1.2 ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS SUCESSORES PAULO E IRAN.        

2 PROCESSO DE SUCESSÃO- ANÁLISE DO PERFIL DOS SUCESSORES        

2.1 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS        

2.1.1 TABELA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS        

3 PLANO DE SUCESSÃO PARA A INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA        

3.1 ANÁLISE DO PROCESSO DE SUCESSÃO        

4 NOVO CARGO DE IRAN        

5 ORGANOGRAMA DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

 As empresas familiares estão situadas em um contexto muito importante para o desenvolvimento regional, porque geram empregos e renda para a população. Diante disso, viu-se oportuno um estudo a cerca da sucessão familiar, identificando se nesta transição existe o auxílio de um planejamento estratégico detalhado.

Quando não há um planejamento estratégico para a sucessão familiar, e os possíveis sucessores não tenham qualificação profissional e conhecimentos específicos em gestão empresarial para esta transição, se faz necessário à contratação de uma consultoria empresarial para apresentar-lhes um plano de sucessão empresarial familiar, no qual os candidatos à sucessão passarão por uma analise criteriosa de suas competências e habilidades e competências e habilidades deficitárias.

Todo o processo de sucessão será realizado com muita cautela para que não gere impactos na rotina da empresa, e para que os colaboradores não se sintam desmotivados.  Os candidatos terão a oportunidade de um feedback para que não haja conflitos e não reste dúvidas com relação à escolha do novo sucessor.

1 SUCESSÃO FAMILIAR DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

A sucessão familiar empresarial ainda não é muito comum nos dias atuais no Brasil, já que grande parte das indústrias Brasileiras iniciaram suas atividades após a segunda guerra mundial.

No curso de Governança e Sucessão para Empresas de Controle Familiar oferecido pelo FIEP, “curso voltado para industriais e seus herdeiros”, afirma que a falta de planejamento para esta sucessão poderá ocasionar conflitos.

Citação

“O vice-presidente da FIEP e presidente da Barion, Rommel Barion, destacou que muitas empresas não se preparam para a transição”. “É comum deixar esse assunto de lado, até que um dia acontece alguma situação e é preciso tomar as decisões, que vão render frutos futuramente”, disse. Barion relatou experiência que teve durante visita na Alemanha, país no qual existem empresas com mais de 300 anos de história e que passam de geração para geração. “A cultura é diferente”. A sucessão começa a ser trabalhada quando nasce um filho, que poderá assumir a organização. Eles seguem os negócios da família. “Além disso, as empresas possuem práticas de governança bem planejadas”.

O Dr. João proprietário da indústria de bebidas Pira, embora tenha administrado muito bem a sua indústria desde a sua fundação no ano de 1965, cometeu um grande erro ao não planejar a sucessão da gestão familiar empresarial. Seus filhos Paulo e Iran sempre se dedicaram a empresa, mas devido ao respeito ao modo de gerenciar do pai o Dr. João, não buscaram qualificação profissional.

Em uma assembleia com 138 funcionários o Dr. João anunciou que as responsabilidades da empresa serão transferidas para os seus filhos Paulo e Iram, embora ainda não haja uma data definida, é uma corrida contra o tempo, pois esta decisão do Dr. João se dá ao peso de sua idade.

Um exemplo de um grande empresário com idade avançada que colocou em prática o processo de sucessão familiar é o empresário “Silvio Santos”. Proprietário da rede de televisão SBT contratou a consultoria americana McKinsey para tratar da sucessão familiar no “Grupo Silvio Santos”. As filhas do apresentador já ocupam cargos importantíssimos, inclusive o da vice- presidência, que é ocupado por sua filha Renata Abravanel.

Paulo e Iram por não terem uma qualificação profissional, tiveram uma decisão acertada, a de contratar uma empresa de consultoria para tratar do plano de sucessão familiar da indústria de bebida Pira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (215.6 Kb)   docx (75.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com