TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

  1. GESTÃO AMBIENTAL

Trabalho refere-se a um Shopping de luxo situado, na Barra da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro, denominado Village Mall. Veremos a seguir os impactos positivos e negativos perante ao meio ambiente, tanto no meio físico, biótico e antrópico, no qual o shopping é posicionado, proporcionando o ponto de vista do grupo perante esses temas e mencionar melhorias para solucionar tal problema.

  • Meio físico está relacionado a aspectos do clima, hidrologia, solo, relevo e muitos outros. 
  • Os fatores bióticos de um ecossistema são a flora e a fauna. Incluem todos os seres/organismos vivos, sejam eles animais, plantas, bactérias, etc.
  • Os fatores antrópicos envolve aspectos sociais da comunidade local. 

  1. EMPRESA

Village Mall é um centro comercial de luxo situado na Avenida das Américas, no bairro da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, que foi inaugurado em dezembro de 2012. O shopping tem toda sua rede de esgoto direcionada a Lagoa da Tijuca, localizada ao redor do empreendimento. No dia 28 de fevereiro 2018, uma de suas tubulações teve um vazamento, assim afetando todo meio ambiente ao redor, físico, biótico e antrópico.

Com o vazamento do esgoto as águas ficaram turvas e, em alguns trechos, apresentavam coloração verde. Segundo o biólogo Mário Moscatelli, esse é um sinal de que existe um alto índice de bactérias por causa da poluição, causando um impacto em todos os meios, pois boa parte da fauna e flora, existente perante o percurso da lagoa começaram a morrer, decorrente desse crime ambiental. Todos os seres vivos ali existentes, precisam de oxigênio, com essa poluição começaram aparecer muitas espécies mortas como, caranguejos, peixes, entre outros. Toda essa agua vai para a Lagoa, onde pessoas utilizam para lazer e prática de esportes, assim afetando também o meio antrópico.

  1. SOLUÇÃO

Um shopping center na Zona Sul de São Paulo usou um espaço ocioso da garagem para instalar um sistema que trata e reaproveita 57% do próprio esgoto. Todo esgoto captado dos vasos sanitários, pias de banheiros e da praça de alimentação do Shopping Plaza Sul é captado e enviado para um reservatório. Em seguida, a água passa por um tratamento biológico, com membranas ultra filtrantes, e depois recebe a finalização com cloro antes de ser reaproveitada.

Ao todo, 2,5 milhões de litros de água de reuso são produzidos por mês. Depois do tratamento, a água é reutilizada para fins não potáveis, como descargas dos banheiros e nos mictórios, além do sistema de ar condicionado, lavagem de docas e irrigação de áreas de jardins.

O exemplo apresentação acima, mostra uma das várias soluções para que o Shopping Village Mall, possa incorporar sem matar a fauna e flora existente ao seu redor.

  1. CONCLUSÃO

    Um vazamento na rede de esgoto doméstico ou industrial pode ser muito perigoso, não é segredo para ninguém o quanto os dejetos humanos podem ser prejudiciais para a saúde dos seres humanos e do meio ambiente, basta ver o como um rio é deteriorado quando começa o descarte incorreto dos dejetos nele.

  Com isso, se o shopping Village Mall não adotar uma medida imediata para solucionar o real problema, estará impedido a reabertura. Pois o ocorrido se enquadra em crime ambiental, e terá que tomar medidas futuras, tratando o seu esgoto e deixando de ser prejudicial ao ambiente e aos demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (296.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com