TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Orçamentária

Por:   •  6/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

Conforme estudamos ao longo da disciplina a alocação eficiente de recursos, o crescimento sustentável e a competitividade no mercado podem ser alcançados com as práticas de Gestão Orçamentária empregadas pela organização. Estratégias financeiras sólidas que compreendam profundamente o fluxo de caixa devem ser implementadas para enfrentar os desafios econômicos e atingir os objetivos de longo prazo de uma empresa.

Para manter uma situação financeira sólida e garantir uma vantagem competitiva no mercado, a Gestão Orçamental de qualquer organização é um processo crítico que não pode ser negligenciado.

Um processo básico de gerenciamento orçamentário envolve listar mensalmente os custos fixos e variáveis de uma empresa e, em seguida, decidir sobre a alocação de recursos para refletir as metas.

Como gestor financeiro é preciso acertar as contas. Portanto aprendemos que são recomendadas as algumas medidas:

Analisar gastos e retorno do investimento;

Controlar o fluxo de caixa para atender às necessidades de capital de giro;

Acompanhar as entradas e saídas, incluindo pequenas movimentações de valor, pois podem produzir enormes perdas no longo prazo;

Não misture contas empresariais e despesas pessoais (comuns em pequenas empresas). Para isso, é necessário determinar a renda fixa do gestor e controlar rigorosamente os gastos.

Fazer isso pode evitar que as empresas percam o controle de suas contas, despesas desnecessárias e até mesmo fraudes. Vale lembrar que, atualmente, essa atividade pode ser confiada a softwares de gestão que coletam, analisam e organizam informações de forma automatizada.

Além disso, o comprometimento dos líderes com o projeto é outro fator importante para a concretização das propostas apresentadas. Precisam estar envolvidos em todas as fases, direta ou indiretamente.

Para utilizar as dicas que facilitam a gestão orçamentária, uma solução específica deve ser empregada. Atualmente a tecnologia traz vários benefícios para as empresas, incluindo redução de erros humanos, aumento de produtividade, controle de contas e muitos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com