TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Tecnologia da Informação

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento

Módulo:

Aluno: Geovanni da Cunha Roberto da Silva

Turma: ONLINECORP0-SESCOOPMS00-1_SESGICEAD_0820

Tarefa:

1. Quais são as habilidades necessárias para você (ou algum membro da sua equipe) conduzir um projeto de implementação de um ambiente de informação e conhecimento que favoreça a agregação de valor ao negócio?

As lideranças inovadoras desenvolvem um papel muito importante dentro da organização, seja no comprometimento ou no encorajamento da equipe para execução dos processos organizacionais. As lideranças auxiliam a diretoria a visualizar em como a gestão da informação e do conhecimento podem fazer diferença para a gestão do negócio.

Para que seja feita um projeto de implementação de um ambiente de informação e conhecimento que agregue valor ao negócio, os líderes que estarão envolvidos nesta tarefa, devem possuir total conhecimento do negócio, deter conhecimento e entendimento sobre a missão, visão e valores da organização, para que possam disseminar a informação de forma eficiente para todos os membros da equipe que estarão envolvidos neste projeto, de modo que sejam alcançados todos os objetivos estabelecidos.

Algumas habilidades são necessárias para que sejam implementadas em um ambiente de informação e conhecimento:

  • Visão estratégica e organizacional da GIC: Ter visão macro do negócio e conhecer todas as áreas da organização.
  • Motivação: Construir relações baseadas na confiança e respeito mútuo, valorizando o trabalho em equipe e a importância de cada membro na construção do projeto.
  • Comunicação: Comunicar-se com clareza, objetividade, compartilhar ideias e informações entre todos os membros da equipe.
  • Agente de mudança: Apresentar novos conceitos, de forma que consiga desarraigar velhas culturas organizacionais.
  • Facilitação do aprendizado das equipes: Incentivar e motivar os membros a desenvolver técnicas e habilidade para que compartilhem o conhecimento através do design thinking.

2. Quais são as condições existentes ou necessárias, no contexto da sua organização, para favorecer e facilitar a implementação de um ambiente de informação e conhecimento para o suporte ao processo de gestão?

Para garantir o sucesso da implementação de um ambiente de informação e conhecimento, é necessário observar alguns critérios:

  • Diretrizes: A diretoria da organização precisa definir com clareza, quais são os objetivos que deverão ser alcançados na implementação do projeto, a equipe precisa desse direcionamento, para que consigam chegar ao resultado desejado.
  • Cultura organizacional: Os colaboradores precisam compartilhar suas ideias e conhecimentos, esse processo é fundamental para a organização. Todos devem estar alinhados para a execução da gestão da informação e do conhecimento.
  • Gestão de pessoas: Deve ser baseada em recompensas, caso os resultados individuais e coletivos sejam cumpridos.
  • Clima organizacional: A organização deve fidelizar os colaboradores, tendo como base saber o que os incomodam e o que os agradam, através das políticas de aperfeiçoamento do clima organizacional.
  • Sistemas e tecnologias da informação: Os sistemas e suas tecnologias devem ser compatíveis com os objetivos traçados no planejamento estratégico para que o processo seja bem sucedido.
  • Equipe técnica capacitada: Para que sejam explorados ao máximo os recursos das ferramentas disponíveis, sendo fundamental equipe capacitada em Business Intelligence (BI).
  • Estratégias e tecnologias: Para explorar informações dos usuários e clientes externos.
  • Mensuração do resultado: Definir padrões e critérios, para que sejam realizadas as avaliações dos resultados das ações e projetos da gestão da informação e do conhecimento.

3. Qual deve ser a estratégia adotada para a implementação inicial de um ambiente de informação e conhecimento (ou para evoluir, caso ela já exista)?

Na cooperativa em que trabalho, temos o projeto a ser desenvolvido que é a padronização de procedimentos administrativos e operacionais, que tem como objetivo:

  • Aperfeiçoar a estrutura organizacional.
  • Padronizar procedimentos técnico-administrativos objetivando unicidade de normas e condutas administrativas.
  • Implantar modelo de gestão por orçamento como ferramenta para a centralização e controle financeiros.
  • Proceder à revisão e adequação da atual Política de Recursos Humanos sistematizando procedimentos de avaliação de desempenho e política de cargos e salários baseada em indicadores específicos de atuação profissional.
  • Estruturar, desenvolver e monitorar política de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos apropriados à gestão de sistemas e de processos administrativos.
  • Criar programas de motivação, comunicação e integração departamental.

Após os objetivos definidos, foram traçadas as estratégias de ação para o desenvolvimento da implementação inicial de um ambiente de informação e conhecimento:

  • Aperfeiçoamento da estrutura organizacional: Analisar a funcionalidade da estrutura organizacional atual e propor melhorias com vistas ao melhor desempenho das equipes em suas atividades.
  • Padronização de procedimentos operacionais: O objetivo desta atividade é incrementar a qualidade das atividades de suporte administrativo e operacional dos diversos setores empresariais por meio da padronização de procedimentos operacionais. Desta forma, serão oferecidos serviços internos de excelência atendendo as necessidades administrativas dos setores empresariais nos aspectos de controle, monitoria e avaliação de desempenho econômico-financeiro, gestão empresarial, dentre outros. O levantamento dos procedimentos operacionais atualmente em uso será conduzido por equipes de colaboradores dos respectivos setores especificamente estruturadas para esta finalidade. As equipes receberão treinamento especial para utilização da metodologia de diagnóstico e reestruturação de procedimentos operacionais. A análise dos procedimentos fornecerá as orientações necessárias à sua modificação e adequação às necessidades administrativas setoriais. Os resultados esperados desta atividade, no médio prazo, incluem:
  1. Aperfeiçoamento e agilização dos serviços administrativos em geral;
  2. Unicidade de normas e de condutas administrativas e operacionais;
  3. Ampliação da capacidade de controle interno e de monitoria e avaliação de desempenho econômico-financeiro;
  4. Ampliação da capacidade interna de gerar informações para decisão empresarial;
  5. Padronização de sistemas de processamento de dados e de comunicação intersetorial;
  6. Padronização de indicadores gerenciais e de banco de dados organizado e funcional;
  7. Maior rapidez no atendimento de cooperados, clientes e fornecedores de serviços gerais.
  • Gestão por orçamento: Implantar um sistema informatizado e modelo orçamentário, a fim de estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de forma que todos trabalhem sinergicamente no intuito de alcançar os objetivos estratégicos da instituição.
  • Gestão de recursos humanos: Intensificação da realização de Cursos de Treinamento e Capacitação para Formação Cooperativista e Empresarial além de outros cursos e eventos especiais de acordo com a demanda dos setores administrativos.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com