TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão em Logística

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Unidade de aprendizagem: Logística

Curso: Gestão em Logística

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Considere o histórico de compras da empresa Alfa S/A, situada num dado canal de distribuição, conforme apresentado na tabela abaixo. Calcule, pelo método da média móvel simples semestral, a previsão de compras para o mês 8. Apresente seus cálculos. (2,5 pontos)

[pic 3]

PARA O TRIMESTRE MMS = 3060,83

PARA O MÊS 08  MMS = 2977,85

2. A tabela abaixo indicada considera o histórico do estoque médio do item Y, em unidades, conforme relatório do almoxarifado da empresa Hermes S/A. Determine - e apresente os cálculos correspondentes - a previsão de compras para o mês de agosto, utilizando o método da média móvel simples. (2,5 ponto)

   MMS=279,71[pic 4]

3. O principal centro de distribuição da Empresa Sarandi apresentou em seu estoque, ao longo do ano de 2008, um volume mensal crescente de unidades do item X. O Gerente de Orçamento da empresa, necessitando estimar o volume de unidades do item X para o centro de distribuição, correspondente ao mês de janeiro de 2009, optou pelo critério da média móvel trimestral para a previsão. A funcionária Maria, ao tomar conhecimento do resultado da previsão elaborado pelo gerente, argumentou que uma estimativa baseada no método dos mínimos quadrados seria mais adequada.

Analisando o caso acima e de acordo com os estudos realizados nesta unidade de aprendizagem, quem está com a razão, Maria ou o Gerente de Orçamento? Justifique sua resposta de forma fundamentada em um texto de 10 a 15 linhas. (2,5 pontos) 

Com base na previsão elaborada pelo gerente e com a argumentação da  funcionaria Maria; O Quadrado seria o meio mas  indicado para a empresa. No caso de o Gerente de Orçamento utilizar o critério de Média Móvel Trimestral não levará em conta o crescimento do nível do estoque do item. A Maria mais adequada, pois o item X apresentou ao longo de 2008 um volume mensal crescente.  Colocando esses valores em um gráfico ficará evidente, pois veremos que o item X uma reta por esse método apresentado no gráfico ficaria explicito e veremos que a quantidade esperada para o ano 2009 será maior que a obtida em 2008, neste caso o Método do Mínimos.

4. Em relação aos estudos realizados nessa unidade de aprendizagem, relativos aos fundamentos da logística internacional, acesse o link abaixo e realize a leitura do texto "Problemas com infra - estrutura emperram crescimento econômico".

Disponível em: http://www.intelog.net/site/imprimir.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=715548&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=806355. Acesso em: 25 set. 2009.

Após a leitura do artigo, escreva um texto de 8 a 12 linhas indicando, ao menos, três possíveis soluções para diminuir a diferença entre o tempo de trânsito de mercadorias observado entre Brasil e Estado Unidos. Seu texto deve apresentar argumentos e fundamentação para as soluções indicadas. (2,5 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (300.9 Kb)   docx (68.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com