TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da administração Financeira nos Controles Financeiros

Por:   •  18/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 15
  1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa trará uma abordagem sucinta sobre o estudo da importância do planeamento financeiro que tem que ser feito dentro de uma empresa para que ela obtenha sucesso em toda a sua trajectória de vida. O estudo cingir-se-á em torno da Padaria Chimundo, situada no município de Chibuto, que actua no segmento de panificação, actuando no mercado a mais de três anos, no qual prima pela qualidade de seus produtos e serviços. O trabalho será feito num período de três meses, abordando sobre o planeamento financeiro da Padaria Chimundo no período 2015 - 2016.

Este trabalho objectiva e verifica se os empresários preocupam-se em fazer os devidos controles financeiros necessários para se ter um bom equilíbrio de suas contas, ter previsão e análise, pois concordando com Sá (2009), que diz “o que quebra uma empresa não é a falta de lucro, mais sim a falta de caixa” e se uma empresa não tiver um caixa equilibrado certamente quebrará.

A essência do planeamento e do controle sustenta-se na premissa de que os gestores de uma empresa poderão planear e controlar seu destino a curto e longo prazo, por meio de um processo contínuo de tomada de decisão que sejam convincentes. Figueiredo (2004, p.42) demonstra a existência de duas escolas de pensamento conflituantes. A primeira escola diz respeito à Teoria de Mercado, no qual o cenário é a peça fundamental, assim, o sucesso dependerá da análise do cenário efectuada pelos gestores, ficando a empresa à mercê das forças económicas e sociais. A segunda escola a Teoria do Planeamento e Controle, ao contrário da primeira, acredita que os gestores podem controlar o futuro da empresa e que o destino poderá ser planeado e controlado, enfatizando a qualidade das decisões do planeamento e do controle gerencial como factor-chave para o sucesso da empresa.

Apresenta-se neste trabalho os principais conceitos e etapas do Controle Financeiro através de uma pesquisa bibliográfica com diversos autores e um estudo de caso realizado com uma empresa no segmento de panificação, onde verifica-se o controle financeiro da empresa e como o seu gestor organiza financeiramente o seu negócio.

1.1 Tema e Problema

Antes de pensar em constituir uma empresa, um administrador deveria frequentar um curso técnico ou no mínimo um curso básico para se qualificar e ficar apto para gerir um negócio, ou seja, ter um embasamento administrativo que envolve uma empresa.

Mas esta preocupação infelizmente não ocorre nas empresas ou não se dá a devida importância, principalmente no que se refere aos controles financeiros. Comprar e pagar parece ser fácil, mas gerar lucro em cima de produtos e saber administrar estes lucros tem que se ter um conhecimento técnico ou delegar controle financeiro torna-se importante.

1.2 Delimitação do tema

O presente estudo irá decorrer num período de três meses e será feito na cidade de Chibuto. Cujo tema é: A importância do Controlo Financeiro nas Empresas: Caso da Padaria Chimundo situada no bairro Chimundo cidade de Chibuto.

Os procedimentos financeiros realizados pela empresa são caracterizados pela informalidade, ou seja, não existe planeamento, sistema ou outros controles formais que possibilitam um controle de entradas e saídas, custos, gastos, apuração de resultados com as respectivas margens de contribuição. Por ser uma empresa familiar, seu gestor tem administrado de forma que não gera um banco de dados.

A sugestão será apresentar ao gestor a ideia de implantar planilhas de fluxo de caixa, controle de estoque, apuração de resultados, movimentos bancários diários, contas a pagar e receber e viabilidade de recursos externos disponíveis no mercado. Mostrar também para o gestor da empresa, a importância do controlo financeiro, os modelos de fluxo de caixa existentes e sua aplicabilidade, pois é fundamental para o auxílio na tomada de decisões.

1.3 Justificativa

O trabalho justificar-se-á pelo facto que nenhuma empresa está cem por cento segura e garantida na forma de administrar as suas finanças, e o empresário que não gerir bem os seus recursos, não procurar inovações e não avaliar constantemente suas acções embaçadas em informação pode enfrentar sérios problemas de sobrevivência e continuidade no mercado.

Este trabalho virá ao encontro de esclarecimentos simples, más, norteadores a qualquer porte de empresa, pois esclarece a forma mais comum de controlar os gastos e os ganhos do dia-a-dia.

Para estes esclarecimentos, o trabalho estará distribuído da seguinte maneira:

  • Primeiramente um referencial teórico através de um embasamento de alguns autores da área financeira.
  • Demonstrar a importância da administração financeira.
  • Um estudo de Caso na empresa.

O presente estudo poderá servir de inspiração para os estudantes que pretendem abraçar o ramo da contabilidade ajudando aqueles que pretendem penetrar no mercado gerando auto-emprego no mundo dos negócios.

O que mais me motivou é poder propor medida para melhoria no desempenho da actividade económica dando contributo para que as empresas alcancem os seus objectivos com sucesso.

1.4 Formulação do Problema

O objectivo maior de uma empresa é obter lucros. Muito se fala em economia, planeamento, investimentos, treinamentos, formas de controle e rentabilidade, más na verdade, isso é o que realmente ocorre nas empresas principalmente de pequeno porte, é verdadeira esta preocupação dos empresários. Daí que surge a seguinte questão:

  • Que mecanismo a padaria chimundo adoptou para a melhoria na gestão dos recursos financeiros nos anos de 2015- 2016?

  1. OBJECTIVOS

2.1 Objectivo Geral

  • Identificar quais são os controles financeiros utilizados pela empresa Padaria Chimundo.

2.2 Objectivos específicos

  • Compreender o controlo financeiro da empresa Padaria Chimundo;
  • Analisar o grau de uso de ferramentas de controlo financeiro da empresa Padaria Chimundo;
  • Sugerir acções a serem aplicadas pela empresa Padaria Chimundo a fim de melhorar o controlo financeiro da mesma.
  1. ENUNCIADO DAS HIPÓTESES

H0: A padaria Chimundo faz o pleno uso das ferramentas do Controlo Financeiro.

H1: A gestão da padaria Chimundo não observa como deve ser as ferramentas do Controlo Financeiro.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Apresenta-se a fundamentação teórica da pesquisa, procurando abordar as ferramentas que auxiliam o administrador financeiro na condução de uma boa gestão rápida e eficaz na tomada de decisões da sua empresa. Conforme sinaliza Souza (2008, pg. 22), “antes que estas empresas completem 1 ano de existência, 29% fecham suas portas. O número se estende para 56% quando estas empresas não resistem aos 5 anos de sobrevivência”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (214.1 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com