TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Estágio

Por:   •  5/9/2021  •  Resenha  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 5

 No texto “Estágio Curricular Supervisionado: algumas reflexões”, Ana Lúcia Marran, vêm evidenciar concepções e desafios do estágio na educação superior destacando seus principais conceitos mostrando sua relevância diante do grande mercado de trabalho competitivo que o mundo se encontra inserido, onde a capacidade intelectual e a bagagem acadêmica se tornam um diferencial neste ambiente acirrado, no qual o mais preparado vence a disputa. Assim em meio à luta travada em busca de espaço e oportunidade no mercado surge o Estágio Curricular Supervisionado, por meio da Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, uma prática pedagógica que possui, segundo o texto, dois elementos, “que tipo de homem se pretende formar?” e “para qual sociedade?”, tais elementos trazem grandes reflexões sobre a função do estágio como formador de profissionais, deixando claro seu objetivo de preparar os discentes para o trabalho produtivo, através do conhecimento de competências da profissão e da contextualização curricular.

Logo nota-se que o estágio traz ao aluno a oportunidade de se acompanhar na prática o que a teoria construiu durante o período de formação e, assim através do saber-fazer contribuir para a criação do conhecimento, gerando uma identidade profissional no educando por meio do desenvolvimento de uma ação reflexiva mostrando que ambas, teoria e prática, são indissociáveis.

Diante das analises levantadas no texto fica evidente a importância da realização do estágio na construção do conhecimento e na formação acadêmica, uma vez que este traz a oportunidade do aluno de aperfeiçoar seu conhecimento proporcionando o aprimorando das habilidades necessárias para o desenvolvimento profissional, ou seja, através da realização do estágio o aluno tem a possibilidade de acompanhar a realidade da sua profissão vivenciando na prática seu campo de atuação, construindo sua capacidade de autonomia e de emancipação.  

Assim, para Freire (2001, apud Marran p. 4), o estágio vem contribuir para o desenvolvimento cognitivo do aluno capacitando seu aprendizado, pois a vivencia no seu meio profissional contribuía para o aperfeiçoamento do ensino. Freire (2001, apud Marran, p. 5) ainda evidencia a necessidade do saber bem como do saber fazer na construção da vida profissional, logo fica claro que o estágio é um método de ensino e de aprendizagem capaz de transformar o conhecimento em realidade e vivencia, mostrando que a teoria sozinha não prepara o aluno para o mercado de trabalho.

Cabe ressaltar que o estágio curricular supervisionado é uma ferramenta de formação acadêmica que auxilia o aluno no aperfeiçoamento dos saberes, sendo assim, de acordo com Backes (1999, apud Marran p. 5), um espaço de interação e de construção de conhecimento, ou seja, um ambiente cheio de oportunidades onde o aluno vai crescer se desenvolver e se preparar para o mercado de trabalho conhecendo de perto sua realidade profissional, assim a realização do estágio ocorre quando o acadêmico já possui embasamento e entendimento a respeito da teoria aplicada no curso colocando-a em prática, nesse processo, o qual o professor orientador se torna o responsável por auxiliar o educando nesta fase tão importante. Entende-se assim que a execução do estágio é um momento na vida acadêmica que possibilita ao discente colocar em prática os conteúdos e a teoria aprendida em sala proporcionando a construção de um profissional qualificado e capacitado para a sociedade que o cerca.

Portanto o estágio vem criar dentro do aluno sua identidade profissional por meio da socialização no ambiente de trabalho, preparando-o para a vida em sociedade, mostrando que é necessária a atuação no seu campo de conhecimento para que se possa realmente construir um conhecimento reflexivo através do contato direto com a pluralidade dos saberes que o cerca.

Assim nesta jornada pela busca do saber fazer algumas diretrizes devem ser seguidas e elaboradas para que tal busca seja alcançada com sucesso, logo o termo de compromisso vem auxiliar o aluno nesta caminhada, afinal tal termo defini a missão que o acadêmico deverá desenvolver em seu ambiente profissional trazendo clareza e discernimento nesta fase de formação tão desafiadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com