TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Contabilidade Internacional

Por:   •  24/10/2019  •  Monografia  •  8.425 Palavras (34 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 34

Unidade 1 – Aula 1: Introdução à Contabilidade Internacional

A globalização econômica levou à internacionalização da informação contábil, aumentando a nitidez e segurança dos elementos fornecidos aos investidores. Incentivou, no Brasil, transações comerciais internacionais, ampliando a condução de recursos no mercado mundial que, com cotação mais baixa, permitiu o financiamento externo.

A Contabilidade é uma ciência social gerada pela produção excedente e a consequente necessidade de escriturar os fatos e atos contábeis das empresas. Sua finalidade científica é o estudo do patrimônio, analisando e registrando os acontecimentos e suas alterações, de forma qualitativa e quantitativa, e seus reflexos na dinâmica financeira.

Fornece aos usuários aspectos de ordem econômica, financeira e física do patrimônio da instituição e de suas modificações, abrangendo registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prenúncios, sob a configuração de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.

Influenciada pela visão sistêmica e o estruturalismo, definiu as três principais finalidades contábeis (princípio de desempenhos): Registro → Controle → Informação.

Contabilidade Internacional: Seus princípios fundamentais são determinados no framework (estrutura conceitual), que não é uma norma internacional de Contabilidade, e sim, considerações básicas para elaboração e apresentação das demonstrações financeiras internacionais. Tem por finalidade auxiliar a diretoria do IASB na ampliação e explicação das normas internacionais de contabilidade, ajudar os usuários na preparação das demonstrações financeiras, ajudar os auditores na constituição de uma apreciação de auditoria. Caso haja confusão entre uma norma internacional e o framework, as normas internacionais prevalecem.

Principais julgamentos da estrutura conceitual:

• Finalidades das demonstrações financeiras: Auxilia na disposição financeira, resultados, transformações na posição financeira de uma empresa, que sejam favoráveis aos usuários investidores em suas tomadas de decisão.

• Conjecturas básicas: Regime de competência e continuidade.

• Propriedades qualitativas das demonstrações financeiras: Nitidez, importância, credibilidade, comparabilidade, estabilização entre custo e benefício na elaboração das demonstrações financeiras.

• Dados das demonstrações financeiras: Balanço patrimonial, demonstração de resultado, demonstração de fluxo de caixa, notas e publicações compreendendo subsídios por segmento de mercado.

• Discernimentos de consideração: Ativos, passivos, receitas e despesas.

• Princípios de ponderação: Das informações das demonstrações financeiras (custo histórico, custo corrente, valor realizável e valor presente).

A linguagem do conhecimento contábil apresenta diferenças de acordo com o país. A Contabilidade Internacional nasce para harmonizar os relatórios financeiros e determinar metodologias de adequação aos modelos internacionais. É estruturada no momento do esboço das normas contábeis vigentes no país, ensejando a alteração de relatórios a diversas regras normativas, de acordo com os interesses comerciais nas transações internacionais ou entre sociedade matriz e filial estabelecida no exterior. Permitindo a relação de elementos econômicos entre o mercado internacional e o intercâmbio de estudos e trabalhos científicos, mesmo que por meio de técnicas contábeis caracterizadas.

Com o surgimento da Bolsa de Valores e a chegada do capital estrangeiro ao mercado brasileiro, a Contabilidade Internacional tornou-se essencial para facilitar a permuta de dados entre diferentes mercados globais. As normas brasileiras tenderam às normas internacionais (princípios fundamentais comuns), mas a intenção é que apresentem certa divergência.

A Estrutura Normativa, no Brasil, é regulamentada mediante o CPC, por meio das NBCs:

• 2007 – A Lei 11.638/07 inicia a convergência brasileira aos modelos internacionais.

• 2009 – A Resolução CFC 1.156/09, as NBCs seguiram os padrões internacionais do IFRS (International Financial Reporting Standards) publicados pelo IASB (International Accounting Standards Board).

• 2010 – Todas as companhias são obrigadas a preparar demonstrativos financeiros de acordo com as novas normas. O conjunto pronto de IFRS necessita ser lembrado pelas companhias de grande porte; as pequenas e médias empresas ficam sujeitas à Resolução CFC 1.255/09. As modificações fundamentais aludem à nova estruturação do Balanço Patrimonial, aos critérios de avaliação dos ativos e passivos, à publicação do DFC e DVA, entre outros.

Um dos motivos da convergência às normas internacionais é o gasto extra que os investidores de outros países têm para converter os demonstrativos brasileiros aos padrões empregados por eles, com a contratação de conselheiros e empresas especializadas.

Normas de Contabilidade Internacional – Ferramenta de Gestão: A Contabilidade identifica, mensura, controla e age como meio de comunicação da ciência econômica, admitindo ponderações e disposições pelos usuários. A Contabilidade Internacional é uma característica, pois interessa igualmente a uma empresa multinacional e aos seus usuários.

A cultura, sistemas políticos, inflação, práticas empresariais, tributação e temeridades empresariais precisam ser ponderadas no processo decisório de onde e como negociar e aplicar. As demonstrações contábeis e as diferentes formas de evidenciação (disclosure) são impossíveis de perceber sem uma noção da cultura do comercio (princípios contábeis nacionais e internacionais).

Mercados Econômicos Internacionais: A globalização redefiniu o julgamento de propriedade e riqueza, elevando novos países e arruinando velhas potências. A conexão dos países de grupos econômicos (ex. Nafta, Mercosul e União Europeia) pode ser vista no âmbito econômico, restringida à atuação das empresas e dos mercados onde operam, e ao apoiar os usuários nacionais e internacionais da informação contábil. A diminuição de barreiras de comércio, o mercado padronizado da Europa, a convergência de aspirações dos consumistas, elevada sofisticação de empreendimentos em mercados domésticos tornaram o mundo empresarial multinacional mais competitivo. A contabilidade age como meio extraordinário para um julgamento competitivo nas determinações de crédito e nas transações empresariais.

Mercado de Capitais: Cada vez mais globalizado devido ao crescente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com